10 Tendências de Marketing para Ficar de Olho em 2019

23
10 Tendências de Marketing para Ficar de Olho em 2019
4.7 (93.33%) 3 votos

É difícil prever quais métodos se conectarão com os consumidores de maneira mais eficaz no cenário de marketing em constante mudança. Quando os profissionais de marketing acreditam que entendem o público, uma nova tecnologia, um novo comportamento ou até mesmo um público totalmente novo altera tudo.

Dito isso, é prático refletir sobre os padrões do ano passado e prestar atenção às tendências crescentes que influenciarão o sucesso do próximo ano. Aqui estão 10 tendências de marketing que seria sábio você se manter atento em 2019.

O funil de marketing está mudando.

O funil de marketing atual aceita qualquer pessoa, avaliando-a quanto à lucratividade e rejeitando-a se ela for considerada imprópria. Muitas empresas veem os clientes como guardiões das carteiras, enquanto isso, os clientes se sentem ignorados na melhor das hipóteses – e insultados na pior das hipóteses – quando a jornada pelo funil termina.

Em vez de abrir um funil de marketing que engole quem quer que seja, as empresas estão começando a aproveitar eficientemente o conteúdo para atingir públicos de nicho.

Estender as pessoas com maior probabilidade de se interessarem pela sua marca não é apenas mais eficiente em termos de custo; também é mais sustentável e consome menos tempo. Os consumidores não querem que as empresas os ignorem; eles buscam confiança legítima e relacionamentos genuínos.

Conteúdo é tudo

No clima atual, o conteúdo é tudo. Você já sabe que precisa atrair seu público: inspire-o, provoque seus pensamentos, anime-os ou apele para suas emoções.

O objetivo não é simplesmente colocar conteúdo na frente das pessoas e esperar que elas respondam a elas, mas sim incentivá-las a compartilhar e se envolver com elas. O conteúdo – seja um artigo em uma loja ou um vídeo nas redes sociais – abre as portas para a comunicação bidirecional, que é crucial para criar confiança e permitir que os clientes saibam que você aprecia seus negócios.

Chatbots.

O atendimento ao cliente é essencial, mas nem todo mundo se sente à vontade para conversar com uma pessoa real por telefone ou tem tempo para fazer isso por e-mail. Isso é o que torna os chatbots tão convenientes. Esses são pequenos ajudantes de IA integrados em sites que podem responder perguntas e atender solicitações rapidamente – e muitos podem realizar isso sem sacrificar a personalidade.

O mercado mundial de chatbots chegará a 1,25 bilhão de dólares até 2025, crescendo a uma taxa anual de 24,3%. Pesquisas revelam que quarenta e cinco por cento dos usuários finais realmente preferem recorrer a chatbots para atendimento ao cliente, por isso, se você tiver um, você pode ganhar a lealdade de pessoas que gostam de interagir com esses pequenos programas.

Inteligência Artificial continuará crescendo.

A inteligência artificial está crescendo com destaque. Isso torna a análise de dados mais eficiente, é possível atingir potenciais leads de forma rápida e executar tarefas com as quais os humanos não são tão bons assim. Às vezes, ela assume a forma de aprendizado de máquina avançado, mesmo o sistema de recomendação da Netflix que sugere novos títulos para assistir é tecnicamente IA.

A IA também pode monitorar os padrões on-line dos consumidores e ajudá-lo a entender seu comportamento em tempo real, embora haja preocupações legítimas sobre se isso é ético ou não. Mesmo que você decida não aproveitar a IA dessa maneira, é inteligente prestar atenção em como os consumidores reagem a ela e se seus concorrentes a usam.

As pessoas estão cautelosas quanto à segurança.

Toda empresa deve garantir que sua segurança seja completa. Mesmo que os clientes não percebam, eles merecem o maior respeito quando se trata de privacidade, dados e detalhes financeiros. Nem todas as empresas prometem isso – e os clientes estão começando a perceber. Com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrando em vigor na Europa este ano, os consumidores estão começando a prestar mais atenção em como as empresas lidam com suas informações.

Fale sobre sua segurança com os clientes. O que o torna melhor que outros? Em uma economia em que as pessoas são justificadamente cautelosas com relação a hacks, vazamentos e roubo, elas favorecerão estabelecimentos que possam prometer a eles a experiência de negócios mais segura.

A pesquisa por voz está ficando mais alta.

A busca por voz é mais um engenho tecnológico. Afinal, quem não gosta de simplesmente dizer em voz alta o que deseja fazer? “Fazer um pedido de material escolar”, por exemplo. A pesquisa por voz não apenas torna mais fácil encontrar informações on-line sem ter que manusear um dispositivo; as pessoas adoram porque reduz o tempo de tela. No próximo ano, verifique se você está otimizado para pesquisas por voz.

Vídeo vertical está em ascensão.

Você já sabe que o vídeo é imperativo. Costumava ser um aspecto da sua estratégia de marketing, mas agora você precisa de uma estratégia completa apenas para seus vídeos! As pessoas assistem a incontáveis ​​horas de vídeo todos os dias, e o YouTube é o maior mecanismo de busca depois de seu irmão Google. Seja no Facebook, no Instagram ou em alguma outra plataforma, o vídeo está se tornando fundamental.

O Instagram – uma das plataformas de mídia social mais populares no momento – lançou o IGTV em junho com o propósito expresso de assistir a vídeos no modo vertical. O IGTV permite mais conteúdo, para que você possa publicar vídeos animados, demonstrações, entrevistas, estudos de caso, realidade virtual em 360 graus, transmissões ao vivo e muito mais. Sua estratégia de mídia social precisa manter os vídeos IGTV de forma vertical em mente.

É hora de focar na Geração Z

A Geração Z está envelhecendo, o que significa que eles estão começando a entrar no mercado de trabalho e possuem poder de compra. Você deve se lembrar de como os profissionais de marketing se esforçavam para entender os millennials, então agora é a hora de prestar atenção para Geração Z.

É impossível fazer declarações monolíticas sobre os membros da segunda geração mais jovem, mas você deve se lembrar de algumas coisas: elas buscam autenticidade e preferem negócios socialmente responsáveis. Eles estão crescendo em um mundo assustador e em uma economia em dificuldades, então é mais provável que recorram a empresas que tornam o mundo um lugar melhor.

Pesquisas visuais estão decolando.

Além de pesquisas por voz, você pode nomear outro tipo de método de busca em ascensão? Visual. Há muito tempo, o Google permite buscas de imagens reversas, mas a nova tecnologia de câmeras possibilita que as pessoas tirem fotos de algo no mundo real e encontrem informações sobre elas.

O Pinterest lançou seu recurso Lens em fevereiro, e a plataforma de mídia social informa que seus usuários realizaram mais de 600 milhões de pesquisas mensais combinadas com ele. Para aproveitar o poder da pesquisa de imagens, não negligencie o Pinterest em seus esforços de marketing e otimize suas imagens de site (e sociais) para SEO.

Influenciadores têm diferentes identidades.

O marketing de influência também é uma estratégia clássica de mídia social, mas quem está influenciando está começando a mudar. As empresas anteriormente contavam com celebridades para convencer as pessoas de que vale a pena comprar produtos, mas os consumidores agora estão se inclinando em direção a seus pares.

Uma varejista de alimentos congelados na Islândia, por exemplo, mudou recentemente do marketing de celebridades para parcerias com pessoas “reais” (micro-influenciadores) porque seus clientes – mães, neste caso – confiavam em outras mães acima das marcas e nos chamados especialistas do setor. No próximo ano, ajuste sua estratégia de marketing influenciador de acordo com a probabilidade de que seu público responderá melhor.

O marketing está se tornando cada vez mais complexo. Por isso, é inteligente que os profissionais de marketing mantenham seus olhos em tecnologias, métodos e padrões emergentes.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.