3 Dicas para Evitar que Maus Hábitos Destruam sua Empresa

20
3 Dicas para Evitar que Maus Hábitos Destruam sua Empresa
5 (100%) 2 votos

Uma das principais razões pelas quais muitas empresas falham não é porque elas não seguem a fórmula correta; é porque eles não se concentram no que não fazer. Não é o bastante ser inteligente, ambicioso, competitivo e confiante. Ao ignorar os hábitos contraproducentes que infectaram as organizações, as habilidades positivas como liderança, não importa o quão fortes sejam, não significam nada se não for cuidadoso com os maus hábitos.

De fato, essas características benéficas podem levar à queda de um empreendedor. A confiança excessiva e a ambição descontrolada constituem uma receita para a autodestruição.

De acordo com estudos, os impulsos mais profundos das pessoas tornam-se desinibidos quando atingem o poder. Todo mundo tem um calcanhar de Aquiles, mas uma vez que os líderes de negócios obtêm responsabilidades cruciais, o que costumava ser uma falha gerenciável se torna uma falha fatal. E quando alguém sobe tão alto, a queda é muito mais longa e dura.

Embora enfrentar os hábitos contraproducentes possa ser uma perspectiva aterrorizante, compreendê-los pode ajudar os líderes a evitarem um acidente e a se queimarem quando toda a sua empresa estiver em risco.

O que ‘descarrilamentos’ podem te custar.

O potencial para tal descarrilamento não está limitado aos CEOs. De contratações recentes a gerentes experientes, todos os membros da equipe podem ser vítimas de seus impulsos. E se o fizerem, as consequências são terríveis.

Uma pesquisa revelou que a incivilidade no local de trabalho pode custar milhões a uma organização. Trabalhadores tóxicos contaminam a moral e deixam funcionários valiosos estagnados, o que propositadamente acaba diminuindo sua produtividade.

Talvez seja por isso que a pesquisa da Harvard Business Review concluiu que empreendedores de sucesso são tipicamente de meia-idade. Líderes empresariais experientes muitas vezes aprenderam a desprogramar seus atributos contraproducentes – chamo-os de “descarriladores” – e promovem uma cultura amigável em suas organizações. Considerando que os empreendedores com mais de três anos de experiência têm uma chance 85% maior de sucesso do que aqueles sem experiência, dedicar tempo para afastar hábitos negativos e desenvolver habilidades de liderança é essencial.

Para se abster de perder quantias exorbitantes de dinheiro, queimar pontes e experimentar o sucesso apenas para observá-lo evaporar, empreendedores devem considerar a implementação das seguintes estratégias:

Busque feedback imparcial.

Seria fácil se os empreendedores já conhecessem suas fraquezas. Infelizmente, as características de personalidade inferiores são inconscientes, e reconhecê-las é uma batalha em si. No entanto, buscar feedback de colegas, supervisores e até amigos é um primeiro passo sólido.

O CEO da Starbucks, Kevin Johnson, por exemplo, emprega um sistema simples, mas eficaz, para receber críticas construtivas. Clientes e funcionários podem facilmente enviar mensagens para a Johnson via e-mail ou telefone. A implementação de um método simples como esse pode não apenas comprovar a acessibilidade às partes interessadas, mas também manter as disputas internas longe dos olhos do público.

Mais importante, porém, permite respostas honestas e imparciais. Os membros imediatos da equipe de líderes geralmente querem agradá-los, portanto, esses companheiros de equipe podem relutar em compartilhar notícias desagradáveis. Mas, se os líderes fizerem uma lista de pessoas que não demonstrem suas opiniões e fornecerem a essas pessoas um método acessível, eles poderão fornecer feedback sobre as falhas antes que esses traços negativos comecem a afetar o negócio.

Realize uma verificação do ego.

Às vezes, ser líder significa acreditar em si mesmo em um grau egoísta. Mas levada ao extremo, essa perspectiva pode fazer com que uma organização seja simplificada. Um estudo descobriu que o otimismo excessivo dificulta o julgamento efetivo. Os otimistas tendem a superestimar suas habilidades e acreditam que podem transformar uma oportunidade de negócio sem valor em uma mina de ouro.

Em vez disso, enfatizar a colaboração não apenas mantém o ego de um líder sob controle, mas também motiva os membros da equipe a adotarem uma mentalidade orientada por objetivos. Uma das maiores prioridades de um empreendedor é criar uma cultura que recompense os funcionários que ajudam seus colegas e aqueles que buscam ajuda em primeiro lugar.

Os líderes devem criar espaço para afirmações semanais ou mensais para se lembrarem de que sua equipe é um recurso e não uma ameaça ao seu sucesso. Uma vez que os empreendedores reconhecem o valor que cada membro da equipe traz para a organização, eles são menos propensos a tomar decisões grandiosas e irracionais.

Estabeleça metas que caiam entre a ambição excessiva e o conservadorismo calmo.

Recrutar a ajuda de uma equipe faz mais do que enfatizar o valor da colaboração – ela também cria uma forte defesa contra vieses internos. Quando os empreendedores estabelecem altos padrões para si e para aqueles que os rodeiam, isso impede que a equipe estabeleça objetivos seguros e aversos ao risco.

O truque, porém, é manter esses objetivos realistas. Elaborar planos com prazos iminentes acabará com todos em pouco tempo, então criar objetivos ambiciosos e realistas é uma necessidade absoluta.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.