4 Maneiras de Lidar e Superar seu Medo de Rejeição

12
4 Maneiras de Lidar e Superar seu Medo de Rejeição
4.7 (93.33%) 3 votos

Evolutivamente, não fomos criados para existir isoladamente. No interior, cada um de nós tem um medo inato de não ser aceito ou de ter nossa contribuição evitada pela comunidade em que vivemos.

Como empresários e empreendedores, a rejeição pode penetrar como um punhal no coração. Pode ser extremamente difícil não aceitar a rejeição pessoalmente. São nossas ideias, nosso sangue e nosso suor e lágrimas que estão sendo mostradas no final das contas.

O sucesso em qualquer negócio não vem necessariamente do maior, do melhor ou do mais rápido. Vem de ser o mais inovador e adaptativo. Muitas vezes esquecemos a verdade subjacente de que as experiências de rejeição deram origem a empresas de ponta. Em muitos casos, as rejeições têm sido a gênese de soluções brilhantes que de outro modo seriam insondáveis, não fosse nossa angústia mental.

Quando você aprende a abraçar e praticar certas estratégias, você não tem mais medo ou tenta evitar a rejeição. Você aprende a olhar para a frente.

Reconheça e prepare-se para a rejeição.

A maioria de nós fica zangada quando nosso cliente decide trabalhar com nosso concorrente. A superação da rejeição ocorre, na verdade, pela aceitação das emoções que a acompanham. Não há problema em se sentir irritado e frustrado. O peso emocional e mental que você sente é tão válido quanto qualquer dor física. A longo prazo, é mais apropriado e saudável – emocional, mental e fisicamente – que você se permita sentir isso.

Sempre tenha um protocolo de processamento de rejeição. O reconhecimento primário de seu impacto emocional e mental sobre você é essencial.

Com o tempo, examine o conjunto de reações prováveis ​​que você tem quando as experiências de rejeição revelam seu lado pouco atraentes. Saiba isso sobre você. Ser capaz de prever suas respostas e ter claro em mente que a rejeição é possível também pode diminuir muito o seu impacto. Você sentirá com um maior senso de controle sabendo o que pode estar à frente e sabendo que tem métodos para lidar com isso.

Encontre o lado bom em cada experiência de rejeição

Sempre haverá clientes que não gostam de nós, do nosso serviço ou do nosso produto. Embora isso nos estimule a fazer revisões comparativas de sistemas, processos, produtos e qualidade de serviço, ponha isso de lado por um momento. Muitas vezes não podemos ver isso de imediato, mas, em muitos casos, as rejeições são bênçãos disfarçadas.

Entender os negócios de seus concorrentes complementa o seu. Mesmo que você forneça quase o mesmo serviço que seu vizinho, lembre-se de que você é a marca e de que nenhum outro indivíduo pode copiar você ou suas razões para estar nesse negócio. Os clientes são espertos. Você também pode imprevisivelmente impressionar e surpreender os próprios clientes que estão tratando você de maneira não profissional.

Alimente sua mentalidade de crescimento.

Steve Jobs foi rejeitado e demitido de sua própria empresa, a Apple, em 1985. Depois de comprar a Pixar Animation Studios da Lucasfilm em 1986, ele gerou seu primeiro bilhão de dólares. Hoje, a Pixar é o estúdio de animação de maior sucesso do gênero. Não é um mau retorno, alguns podem dizer.

O turbilhão de emoções desagradáveis ​​que experimentamos na rejeição é muitas vezes um grande catalisador para estender nossas mentes lateralmente a dimensões nunca antes vistas. Você pode inicialmente duvidar de si mesmo, questionar sua competência e sua auto-estima, mas depois de ter resistido à tempestade, ative sua mentalidade de crescimento e comece a fazer perguntas.

O que posso fazer de diferente? O que descobri sobre mim mesmo? Que mudanças posso fazer na minha empresa? Eu poderia ter lidado melhor com a conversa de encerramento? O que farei diferente da próxima vez? O que mais é possível?

Nunca pare de rever suas feridas apenas para retornar ao status quo. Nunca.

A pós-rejeição sempre se baseia em uma revisão estratégica, não apenas como um indivíduo, mas com um coach ou consultor de negócios relevante. Assim como Steve Jobs, você pode estar à beira de uma descoberta que mudará seus negócios e sua vida para sempre.

Transforme sua definição de rejeição.

Muitas vezes atribuímos rejeição a algo errado conosco. Startups são particularmente vulneráveis ​​a pensar que a rejeição significa que eles não são bons o suficiente. Mesmo que isso possa ressoar com você, isso não significa que seu pensamento esteja certo.

Pratique conscientemente pensando mais sobre as consequências positivas de ser rejeitado. Que oportunidades você pode ver agora que estão se escondendo atrás das nuvens do status quo? A rejeição pode, de fato, ser um glorioso desvelar de novas possibilidades.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.