5 Formas Surpreendentemente Simples de Aumentar sua Lucratividade

34
5 Formas Surpreendentemente Simples de Aumentar sua Lucratividade
4.7 (93.33%) 3 votos

Aqui estão cinco táticas testadas para aumentar a lucratividade e gerar mais lucro para a sua empresa.

Concentre-se no seu mercado vencedor.

Qual nicho ou subgrupo de compradores são seus melhores clientes? Você está investindo seus melhores esforços em vendas e em talento nesses possíveis compradores, ou está dissipando seus esforços indo atrás de clientes indefinidos, numa frente muito ampla?

Se você não puder reduzi-los a um nicho de mercado, como você poderia avaliar e filtrar melhor seus leads, para que você invista mais em clientes com as maiores chances de gerar negócios lucrativos para sua empresa?

Concentre-se no seu produto ou serviço vencedor.

Quais de seus produtos ou serviços têm as margens mais altas? Se você usa um determinado produto ou serviço como líder de vendas, como isso está sustentando seu relacionamento com o cliente em potencial no futuro?

Muitas empresas deixam o acaso ditar em qual venda se concentram e pagam caro por seu erro. Em vez disso, analise quais dos seus produtos ou serviços você deve concentrar seus esforços de vendas e quais você deve ignorar, eliminar gradualmente ou simplesmente se livrar dele agora.

Melhore sua conversão

Você gasta muito dinheiro na geração de leads (atração de possíveis clientes), mas está realmente otimizando sua conversão de vendas?

Se você vende on-line, ou presencialmente, a capacidade da sua empresa de transformar leads em vendas é um ponto de alavancagem oculto para aumentar os lucros. Por exemplo, se você aumentar sua conversão de 20% para 25%, esse aumento de 5% na conversão resultará em um aumento de 20% ou mais na lucratividade (supondo que seus custos permaneçam estáveis)

Cuidado com os descontos

Uma maneira de corroer seus lucros é deixar sua equipe de vendas correr livre, oferecendo descontos e outras concessões para seus clientes. Para ver se isso está prejudicando sua empresa, analise cuidadosamente todos os descontos que sua equipe de vendas forneceu aos clientes nos últimos 12 meses.

Você ficará surpreso quando você analisar todos os descontos concedidos. Estabeleça limites sobre o que é e o que não é permitido para sua equipe de vendas durante o ciclo de vendas.

Sempre que possível, crie bônus que possam ser adicionados à suas vendas que possam ter um alto valor percebido, mas com baixo custo para sua empresa. Por exemplo, você pode oferecer dois treinamentos gratuitas para um novo cliente ao comprar a assinatura de um ano para o seu serviço de software. Uma aula de treinamento tem um alto valor, mas provavelmente custa muito pouco adicionar mais assentos à sala.

Lute contra o Scope Creep – Extras

Scope Creep é o termo utilizado para definir alterações incontroláveis em um projeto, como a implementação de funcionalidades desnecessárias ou que não foram solicitadas pelo cliente, ou quando o cliente altera o escopo de seu produto ou serviço oferecido sem nenhum ajuste de receita. É a ruína de qualquer empresa de serviços.

Por exemplo, se você fosse uma empresa de serviços de TI e concordasse em monitorar e cuidar de 25 computadores de mesa e 4 servidores no escritório de uma empresa por R$ 1.000 por mês, mas descobre que eles haviam adicionaram mais 10 computadores para você administrar sem pagar por isso.

Defina os serviços extras de forma muito clara, definindo por exemplo o que está e o que não está incluso em seus pacotes de serviços. Coloque os preços dos serviços ou produtos extras que os clientes possam demandar e informe-os de que você gostaria de fornecer esses itens adicionais para eles com os preços pré-acordados.