5 Formas que o Engajamento dos Funcionários Torna sua Empresa mais Competitiva

53

O “engajamento de funcionários” tornou-se uma espécie de modinha, o que é lamentável, porque empreendedores ocupados e donos de empresas tendem a ignorar modinhas temporárias.

Neste caso em particular, o termo “engajamento de funcionários” refere-se a algo que beneficia as empresas de maneiras reais e concretas. Simplificando, as recompensas do engajamento dos funcionários tornam seu negócio mais bem-sucedido. O engajamento dos funcionários está relacionado ao trabalho e à empresa, além de ter uma sensação de satisfação e bem-estar na execução de tarefas específicas. Isso leva a vários traços e comportamentos observáveis:

  • Maior compreensão dos objetivos de longo prazo da empresa e como suas funções de trabalho se encaixam no todo.
  • Uma crença pessoal e compromisso com a empresa e sua missão.
  • Relacionamentos mais harmoniosos e respeitosos com colegas de trabalho.

Há muitos benefícios em usufruir de altos níveis de engajamento dos funcionários, mas não se trata apenas de fazer com que seus funcionários se sintam melhor ou mais felizes no trabalho (embora isso seja intrinsecamente valioso). De acordo com um estudo da Harvard Business Review / Achievers, mais de 70% dos proprietários de empresas acreditam que o engajamento dos funcionários resultou diretamente em maior sucesso nos negócios.

Em resumo, o envolvimento exemplar dos funcionários representa para sua empresa um conjunto distinto de vantagens em relação à concorrência nas cinco formas a seguir.

Seus trabalhadores ficam mais produtivos.

Se você deseja maiores níveis de produtividade para sua empresa, tente aumentar os níveis de envolvimento de seus funcionários em seus trabalhos. Aqui estão apenas algumas ações que ajudam a criar engajamento:

  • Dê-lhes um trabalho desafiador e gratificante.
  • Compartilhe responsabilidades pelas decisões e resultados.
  • Demonstre justiça.
  • Forneça treinamento e oportunidades para o avanço.

Quando as pessoas estão engajadas, o trabalho parece mais leve em todos os sentidos. Como resultado, os níveis de estresse caem e as pessoas se sentem mais fortes e capazes de trabalhar mais. Em outras palavras, quando os membros da equipe experimentam simultaneamente um estresse reduzido e níveis de energia mais altos, a produtividade de sua empresa aumenta.

Isso faz sentido. As coisas que nos dão recompensas intrínsecas tendem a nos manter motivados mais profundamente. No local de trabalho, isso resulta em melhores resultados e aumento nos lucros.

Seus clientes ficam mais satisfeitos.

Altos níveis de engajamento de funcionários também resultam em fidelidade de clientes. Isso leva a um maior número de compras repetidas e melhor marketing boca-a-boca, em comparação com empresas com níveis de engajamento sem brilho.

Estudos também sugerem que os trabalhadores envolvidos têm muito menos violações ou incidentes de segurança. Isso resulta em menor tempo perdido, atendimento melhor e mais consistente e redução dos custos associados.

As empresas mais seguras também desfrutam de maior produtividade, pois os incidentes que interrompem as operações são reduzidos. Uma força de trabalho engajada contribui para um local de trabalho mais seguro e lucrativo.

Sua empresa terá menos rotatividade de pessoal

Se você quiser reduzir a rotatividade e o número de faltas dos funcionários, trabalhe para melhorar os níveis de engajamento dos funcionários da empresa.

Rotatividade e faltas podem elevar os custos de mão-de-obra e certamente resultam em perda de produtividade. Quando os funcionários estão doentes ou abandonam o barco no início de sua carreira na sua empresa, existe um custo de oportunidade com o qual você deve lidar. Em contraste, funcionários com mais tempo de casa e com número de faltas reduzido ajudam sua empresa a manter o ritmo de operações simplificadas.

Funcionários engajados simplesmente não têm o desejo de encontrar um novo emprego. Quando você consegue reter sua força de trabalho por um período mais longo, ela se torna mais valiosa. Com qualquer investimento inteligente, os dividendos crescem ao longo do tempo à medida que o valor do investimento aumenta. Isso vale para investimentos financeiros e investimentos em capital humano.

Essa maior fidelidade compensa sua empresa em uma memória institucional mais profunda e em um conjunto compartilhado de interesses, o que significa que seus funcionários têm mais motivos e desejam ver seu negócio bem-sucedido. Um senso de lealdade renovável, combinado com termos de emprego mais longos, significa que sua empresa se beneficia de mais inovação e esforço.

Seus lucros aumentam.

O resultado final de uma força de trabalho altamente engajada é um resultado muito mais saudável. Maior produtividade, custos reduzidos de mão-de-obra e segurança e um maior nível de satisfação do cliente melhoram cumulativamente as margens de lucro.

Isso significa que sua empresa desfruta de uma vantagem competitiva saudável em relação às empresas de sua área que não valorizam e priorizam o envolvimento dos funcionários.

Pensamentos finais

Com todos esses benefícios maravilhosos, é inteligente investir no aprimoramento dos níveis de engajamento dos funcionários da sua empresa. Pense em impulsionar o engajamento integrando mais os funcionários nos processos de tomada de decisão, quando possível.

Permita que os funcionários expressem suas ideias para o gerente apropriado. Incentivar (e recompensar) os gerentes que ouvem e implementam ideias inteligentes de seus funcionários.

Por fim, certifique-se de que está demonstrando seu compromisso de ajudar os funcionários a se manterem saudáveis ​​e satisfeitos em seu trabalho e em suas vidas com estratégias práticas.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.