5 Sinais de que sua Empresa está se Tornando Irrelevante (e o que fazer sobre isso)

99
5 Sinais de que sua Empresa está se Tornando Irrelevante (e o que fazer sobre isso)
4.5 (90%) 2 votos

Muitos empreendedores não percebem os sinais sutis de que seus produtos ou serviços estão se tornando obsoletos. Quando eles finalmente tomam nota, seus empreendimentos outrora prósperos estão em perigo. Certifique-se de que sua empresa floresça nos próximos anos, tomando conhecimento dos seguintes sinais indicadores de que ela pode se tornar irrelevante.

Mudança nas tendências

Com a tecnologia mudando à velocidade da luz, mudanças nas tendências são inevitáveis. Embora muitos exemplos dramáticos de tais mudanças sejam fáceis de prever, como o desaparecimento de lojas físicas locadoras de DVDs, devido à popularidade dos serviços de vídeo na internet, outros mudanças são muito mais sutis.

Manter-se a par das mudanças na sua indústria, por mais ligeiras que sejam, irá alertá-lo quando hora de mudar de curso.

Mantenha-se informado sobre novas leis e políticas que podem afetar seus negócios, mesmo tangencialmente, e leve as tendências a sério, independentemente de quão tolas ou improváveis ​​possam parecer.

Quando você observar alterações que possam afetar seus negócios, pergunte a si mesmo “e se”. Por exemplo, se você é um construtor de piscinas e uma nova lei que limita o uso de água residencial está sendo editada, pense no que você pode fazer para reduzir o tamanho de suas piscinas ou se você deve começar a concentrar-se no fim da sua empresa.

Queda nas vendas de produtos-chave

Uma grande queda nas vendas é um sinal óbvio de que algo está muito errado, mas isso raramente acontece. Geralmente, a queda é lenta e constante e pode passar despercebida por algum tempo. Mantenha um olho de águia em seus números de vendas.

Analise até mesmo o menor declínio nas vendas e faça perguntas importantes sobre o motivo da queda. Se você não conseguir apresentar uma razão válida – como um problema com uma remessa específica ou uma falta temporária de suprimentos para processamento de produtos -, suspeite que há algo mais sério acontecendo e determine o que é.

Solicitações de clientes

Quando seus clientes começam a solicitar produtos e serviços que você não fornece, isso pode ser um sinal de que é hora de um redirecionamento.

Acompanhe todos os comentários feitos pelos clientes verbalmente, por meio de comunicação por escrito e verifique os sites de avaliações para ver o que está sendo dito sobre o seu negócio.

Procure por tendências e tópicos comuns e use-os para determinar os próximos passos. Considere enviar pesquisas regulares aos clientes para obter feedback. Essas pesquisas provavelmente renderão pepitas de ouro para formas de expandir e melhorar seus negócios.

Falta de Direção

Dê uma boa olhada em sua empresa e seja brutalmente honesto com sua autoavaliação. A paixão e o propósito ainda estão te deixando levar como nos primeiros dias? O seu negócio continua a avançar apesar de impedimentos e retrocessos? Você faz o que for preciso para alcançar seus objetivos? Ou você se tornou um tanto sem objetivo e inseguro de seu propósito?

Um bom teste para determinar se sua empresa possui uma direção clara é perguntar aos funcionários. Questioná-los sobre o que eles sentem o que é o propósito e a missão da empresa. Se eles não conseguem chegar a uma resposta ou todos eles têm respostas muito diferentes a essa pergunta, você tem um problema de direção que precisa ser resolvido o mais rápido possível.

Complacência

Tornar-se confortável e assumir que um produto ou serviço sempre será popular é pura fantasia. Muitas empresas com “certeza” caíram na obscuridade.

Evite que isso aconteça ao seu negócio, mantendo a humildade, mesmo na face de sucesso crescente. Lembre-se de que sempre há concorrentes, e alguns podem estar perto de alcançar você. Você certamente merece ser feliz com o seu sucesso, mas sempre se esforça para fazer ainda melhor.

Gerenciar uma pequena empresa hoje não é tarefa fácil. Para permanecer relevante e para ter sucesso você tem de está disposto a se abrir para mudanças inevitáveis ​​e reinventar sua empresa quando necessário.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.