6 Principais Erros que Novos Empreendedores Comentem, e Como Fazer Diferente

26
6 Principais Erros que Novos Empreendedores Comentem, e Como Fazer Diferente
4.5 (90%) 2 votos

O processo de planejar, lançar e administrar seu próprio negócio é um momento inebriante, cheio de longas horas e desafios empolgantes. Pura adrenalina, excitação e, às vezes, muita cafeína impulsionam novos empreendedores em dias nebulosos que muitas vezes se cruzam. Alguns dias, parece que não há tempo para respirar, muito menos para refletir.

É por isso que é crucial identificar os pontos de perigo conhecidos que podem prender novos empreendedores antes que sejam pegos por essas armadilhas. Aqui estão seis principais erros cometidos por novos empreendedores, juntamente com dicas sobre o que você deve fazer em vez disso.

Superestimando suas próprias capacidades

Os empreendedores tendem a ter uma ampla gama de habilidades e conhecimentos. Eles também tendem a ser do tipo que pensam: “Ei, eu provavelmente poderia fazer isso …” Talvez quatro vezes em cinco, eles estão certos em algum grau. Mas quando você está no processo de lançar seu próprio negócio, você precisa adotar este mantra e cumpri-lo: você não pode fazer tudo, nem deveria. Seu tempo e energia devem ser dedicados às tarefas que só você deveria estar fazendo, como o proprietário da empresa.

Em vez disso, faça isso: faça um inventário completo e honesto de seus pontos fortes e fracos e investigue maneiras de terceirizar tarefas. Lembre-se que o tempo muitas vezes é literalmente dinheiro. Economizar dinheiro agora pode voltar para assombrá-lo mais tarde, quando você tem que contratar alguém para corrigir seus erros.

Perdendo seu momento

Empreendedores tendem ao perfeccionismo. Não estamos satisfeitos com um curso de ação “bom o suficiente”. Queremos a melhor solução possível. No entanto, o perfeccionismo é um assassino de negócios. Espere por muito tempo e você pode perder seu momento.

Chame isso de “paralisia de análise”. É um medo imobilizador de tomar as decisões erradas. Naturalmente, é importante considerar cuidadosamente todos os aspectos de um problema e todas as suas várias opções quando se deparar com uma decisão. No entanto, não deixe que isso se torne um jogo sem fim de “e se?”. Em algum momento, você precisará fazer uma escolha e conviver com isso.

Em vez disso, faça isso: faça sua devida diligência, por todos os meios. Defina um período de tempo para pesquisar e considerar os prós e contras de várias opções – digamos, uma semana ou dois dias. Em seguida, resolva se decidir por uma opção e continuar com os negócios.

Cortando os custos errados

Aqui está um questionário de uma pergunta: que parte do orçamento deve um empreendedor cortar primeiro quando as vendas diminuem devido a uma desaceleração econômica ou outro evento externo? Se você disse “marketing”, ou quase qualquer outra despesa arbitrária, cuidado: isso pode ser um erro.

Cortar custos imprudentemente também pode significar pensar que um contrato genérico que você imprimir na internet é bom o suficiente para uma nova e crucial parceria. Não importa quanto dinheiro você possa economizar no curto prazo, você pode acabar pagando muito mais a longo prazo.

Advogados experientes em pequenas empresas são uma despesa necessária, por exemplo, especialmente para donos de empresas iniciantes. E, embora seu primo com um semestre de aulas de informática possa criar o website de sua empresa, provavelmente é mais prudente contratar um profissional.

Em vez disso, faça o seguinte: tenha em mente que os problemas temporários de fluxo de caixa provavelmente são apenas isso – temporários. Observe atentamente seus números e pense em vários cenários antes de cortar custos indiscriminadamente. Não deixe que o medo tire o melhor de você.

Esquecendo-se do resto da sua vida

Resista ao impulso, se você quiser ver o seu negócio bem sucedido. Abrir uma empresa demanda longas horas e muito trabalho duro. Apenas não negligencie a família e os relacionamentos íntimos ou a sua própria saúde mental e física.

Em vez disso, faça isso: reserve tempo para intervalos durante o dia. Certifique-se de dormir o suficiente, exercitar-se e ter uma nutrição adequada. O seu corpo e a sua mente precisam de um descanso adequado e de um “combustível” de alta qualidade para poder passar por este momento decisivo.

Esforçando-se para ser tudo para todas as pessoas

Se você está pensando “todo mundo vai querer o meu produto!” Ou “Meu público-alvo é todo mundo com mais de 21 anos”, respire fundo e pare por um momento. É assustador no começo, quando o dinheiro não está fluindo do jeito que você quer e precisa fluir. No entanto, a resposta para esse desafio não está em ampliar o objetivo do seu produto ou serviço.

Em vez disso, faça isso: encontre os clientes ideais para seus produtos e serviços líderes. Em seguida, concentre-se com precisão nesses clientes ideais. Conheça-os com o máximo de detalhes possível e, em seguida, comunique-se com eles da sua forma sobre por que sua empresa é a melhor solução.

Tropeçar em disputas de Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual é como qualquer outro tipo de propriedade. Pode ser desviado, roubado e usado sem autorização. Mas mesmo usos inocentes por outra pessoa, como suas fotografias, obras de arte e de outras formas, podem acabar custando muito dinheiro ou tempo.

Em vez disso, faça o seguinte: mesmo que você adquira um negócio supostamente respeitável e assuma que ele detém os direitos autorais, você poderá ser responsabilizado se não o fizer. Tente executar uma pesquisa de imagens do Google e pergunte a fornecedores de imagens se eles detêm os direitos autorais. Por fim, se for uma peça importante da sua marca ou marketing, informe-se sobre a negociação de um contrato de indenização. Dessa forma, se a imagem ou obra de arte for propriedade intelectual de outra pessoa, o fornecedor pagará seus custos.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.