Consigo Abrir Empresa com Nome Sujo / Negativado no SPC ou Serasa?

97
Consigo Abrir Empresa com Nome Sujo / Negativado no SPC ou Serasa?
4.4 (88%) 5 votos

Ter uma empresa própria é o sonho de muita gente! Porém, há dúvidas muito comum entre as pessoas que desejam se tornar empreendedoras é: posso abrir empresa com nome sujo? É possível empreender mesmo tendo essa restrição? Bem, pode ficar tranquilo que a resposta para essas perguntas é sim!

No entanto, existe uma condição: o CPF deve estar em uma situação regular com a Receita Federal. Portanto, primeiro gostaríamos de explicar a diferença entre ter o nome sujo e ter o CPF em uma situação irregular:

O que significa estar com o Nome sujo?

Diz-se  “estar com o nome sujo” como um termo popular para restrições de crédito. Ou seja, quando a pessoa deixa de pagar alguma conta, seu nome é enviado para a Serasa Experian ou para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A dívida gera um negativo, já que o devedor não pode adquirir novos créditos até que possa retirar seu CPF do cadastro de inadimplentes.

Se você deixar de pagar a dívida por mais de 15 dias a partir da data de vencimento, o credor poderá entrar em contato com o Cartório para informá-lo e contatá-lo por justiça. Além disso, ele também pode encaminhar seu nome no cadastro de devedores para agências de proteção ao crédito, como o SPC, que faz análise de crédito para lojistas, e a Serasa, que faz análise de crédito para bancos e instituições financeiras.

CPF irregular

Já o CPF irregular identifica consumidores com documento cancelado, nulo ou suspenso pela Receita Federal do Brasil. Isso pode acontecer por várias razões, mas uma das razões mais comuns é estar pendente com o Imposto de Renda. Ou seja, quando a pessoa foi obrigada a declarar, mas não declarou, ou declarou e acabou caindo na Malha Fina.

É possível abrir uma empresa com um nome sujo?

Como dissemos, é possível abrir uma empresa com nome sujo na SPC ou na Serasa. No entanto, isso não é recomendado, pois pode prejudicá-lo de outras maneiras ao iniciar o seu negócio.

Por exemplo, abrir uma conta jurídica se tornará mais difícil, e seus atrasos financeiros podem impedi-lo de obter financiamentos, empréstimos e créditos em geral.

Portanto, o ideal é ter um bom planejamento financeiro, entender o que entra e o que sai do dinheiro no fluxo de caixa para não ter problemas com as contas. Além disso, evite dívidas tanto quanto: contas, despesas de cartão de crédito e boletos essenciais.

Se você tem um nome sujo, consulte os serviços de regularização que a SPC e a Serasa oferecem. Com isso, você pode verificar suas dívidas e também negociar de uma forma que se encaixa melhor no seu bolso. Uma vez que as dívidas são liquidadas, em média 5 dias úteis, você pode ter seu nome limpo.

Agora, se sua dívida tiver mais de cinco anos ou estiver em processo de renegociação, isso pode afetar o processo de limpeza do nome. Nesses casos, procure ajuda dos próprios órgãos competentes para ajudá-lo nesse processo.

Ref.: Abertura Simples