Perdeu a carteira de trabalho física e vai ser contratado? Calma, ainda tem a possibilidade de usar a carteira de trabalho digital/CTPS de forma simples e sem prejuízo algum. Todos os registros de novos empregados estão sendo realizados em portais digitais do GOV, fazendo com que, mesmo se perder o documento, ele possa ser recuperado facilmente.  

Neste artigo, iremos ensinar o passo a passo de como realizar a emissão de forma simplificada. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o passo a passo. 

O que é CTPS?

Carteira de Trabalhado Digital

Créditos:itati.rs.gov.br

CTPS é conhecida como Carteira de Trabalho e Previdência Social e é um documento obrigatório no Brasil para todos os trabalhadores que já atuaram ao menos uma vez como CLT. Vale salientar que o tempo de MEI, microempreendedor individual, não é registrado como experiência na carteira. Nela, devem constar alguns aspectos como os dados do empregador, nome da empresa, do funcionário, data de nascimento, data de contratação e demissão – quando houver. 

De acordo com o artigo 13 do Decreto Lei nº 926 de 10 de Outubro de 1969, o documento é obrigatório também para aqueles que atuam na atividade rural para alguma outra empresa. É através dela que o indivíduo consegue comprovar laços empregatícios e emprego. Além disso, qualquer um desses dados pode servir para a aposentadoria – caso a marca contratante não estivesse realizando os pagamentos no prazo. 

Quem pode solicitar a Carteira de Trabalho?

Todos os trabalhadores que irão atuar pela primeira vez com a carteira assinada devem contar com a carteira de trabalho. Ela pode ser solicitada através da Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Gerência Regional do Trabalho e Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Como faço para tirar a Carteira de Trabalho Digital?

Carteira de Trabalhado Digital

Créditos:targetrelocation.com.br

  • O primeiro passo é acessar o site  
  • Clique na aba “iniciar” e faça o login com o GOV. 
  • Para fazer o login com o GOV, é necessário informar o CPF e uma senha. Caso ainda não tenha, é necessário criar uma conta e confirmar alguns dados de identidade. 
  • Depois disso, irá abrir uma página com uma série de benefícios. Basta clicar em “carteira de trabalho digital”. 
  • Lá, poderá encontrar os seus dados junto a todos os históricos de contratação que já teve, assim como as datas de admissão e demissão. 

Como faço para criar uma conta GOV

A conta GOV serve para centralizar todas as informações sobre determinada pessoa física ou jurídica. Através do acesso, pode-se obter informações que sejam relacionadas ao extrato do INSS, tempo de atuação com a carteira assinada, extrato do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) e outras funções. O passo a passo para criar uma conta é simples. No entanto, o cidadão precisa preencher alguns dados para confirmar a identidade ao responder algumas perguntas que forem solicitadas pelo sistema, como última empresa que trabalhou. Essa é apenas uma forma de garantir que é o próprio  cidadão que está tentando acessar os seus dados. 

  • Acesse
  • Clique na aba de “iniciar” para responder as perguntas associadas ao seu CPF. 
  • Informe um e-mail de segurança e um número de telefone para que o código de confirmação seja enviado. 
  • Insira o código de confirmação de ambas as plataformas. 
  • Pronto, agora você pode acessar o GOV.

04 documentos necessários

Ao todo, são 04 documentos necessários para quem quer solicitar a carteira de trabalho física. Se preferir a modalidade digital, basta realizar o procedimento que já foi ensinado anteriormente ao usar o GOV. 

  • CPF; 
  • documento oficial de identificação com foto como um RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência;
  • Foto 3X4.

A foto 3X4 deve estar seguindo algumas regras como o fundo branco e boa iluminação. Uma dica é procurar algum centro de fotografia para que tirem a imagem de qualidade. O valor para seis fotos custa de R$ 10 a R$ 20. 

Solicitar CTPS pela internet: Passo a Passo

Veja, abaixo, o passo a passo para realizar a solicitação do CTPS pela internet através do site do Governo Federal. 

  • Acesse  e depois clique em “Carteira de trabalho”. 
  • Clique na aba de “obter” e depois em “iniciar”. 
  • Pronto, agora basta criar a conta GOV caso ainda não tenha ou acessar a conta que está associada ao CPF. 

Prazo para a CTPS estar pronta

Atualmente, a CTPS leva uma faixa de 7 a 10 dias úteis para que fique pronta. No entanto, pode-se fazer a solicitação do documento digital de forma totalmente gratuita. Após a carteira ser assinada, a lei prevê que o contratante tenha até 48 horas para realizar a devolução do documento. 

  • Se quiser consultar a sua carteira de trabalho digital antes da versão física ficar pronta,  basta acessar a Play Store e baixar esse aplicativo
  • Para os cidadãos brasileiros que estão acostumados a fazerem o uso do documento através do sistema IOS, basta acessar o link 
  • Um dos lados positivos do aplicativo é que ele não conta com muito peso. Por isso, não ocupa muito espaço no seu dispositivo. 

Conclusão carteira de trabalho digital/CTPS 

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre o que é a carteira de trabalho digital/CTPS  e por onde ela pode ser solicitada. Felizmente, não contar com ela em mãos não impedirá uma empresa de realizar a contratação do funcionário visto que pode ser solicitada até mesmo pelo portal GOV. Para isso, basta ter em mãos o CPF e uma senha.  Assim como os registros da carteira passaram a serem realizados de forma totalmente online, todos os históricos de contribuições para a previdência e demais anotações também podem ser realizados eletronicamente, tornando o processo para encontrar informações ainda mais simples. 

O tempo para que o documento físico fique pronto pode variar. No entanto, dura até 10 dias úteis. Ou seja, o equivalente a duas semanas corridas. O acompanhamento de como está o andamento pode ser realizado pelo site do GOV. A versão digital, diferente da física, é emitida na hora após o log com a conta GOV.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de conhecer outros artigos do nosso portal que também abordam sobre contabilidade, empresas e administração. 

Leia também: Carta de Correção NFe: Regras, como fazer e imprimir a carta de correção?