Série: Como Abrir uma Empresa – Pet Shop

93
Série: Como Abrir uma Empresa – Pet Shop
4.7 (93.33%) 3 votos

Quer aprender como abrir um pet shop ? Confira aqui todas as informações necessárias para abrir uma loja de animais!

Gosta de animais? Você sente que está se aproximando? Você tem medicina veterinária ou algum amigo no campo? Abrir um pet shop é um negócio lucrativo que está se expandindo, com mais e mais pessoas sendo apegadas aos animais e cuidando deles.

Muitas pessoas pensam em pet shop como estabelecimento de banho e berço, mas não é exatamente isso. Um pet shop oferece serviços de venda de rações, brinquedos e até remédios para animais, sem contar com assistência veterinária. O crescimento do mercado de animais de estimação é evidente e foi demonstrado através de pesquisas ressentes.

Alguns dados que certamente farão você analisar cuidadosamente em abrir um pet shop são:

  1. O crescimento do segmento é de 23% ao ano;
  2. Existem no Brasil uma média de 41 mil pet shops;
  3. Há mais de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos no Brasil;
  4. O Brasil é considerado o 2º maior mercado pet do mundo;

Bem, com os dados acima fica claro que pode ser um bom negócio, e tem ainda mais vantagens: a demanda sazonal no mercado de animais é quase nula, já que os donos de animais precisam alimentar os animais o ano todo, oferecer cuidados médicos veterinários e cuidar de sua higiene.

Embora possa ser um grande mercado, abrir um pet shop é uma tarefa árdua que exige dedicação, profissionalismo, estudo, planejamento e muita observação às normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que até publicou a nova resolução 1069/2014, que traz várias mudanças, e as principais mudanças serão abordadas no final deste post.

Você está pronto para aprender agora tudo que você precisa sobre como abrir um pet shop ? Apreciar!

Preparar um Plano De Negócios ao Configurar Um Pet Shop

O primeiro passo para abrir um pet shop é criar um plano de negócios. Talvez você esteja se perguntando exatamente em que consiste um plano de negócios? O plano de negócios é uma ferramenta que visa fornecer elementos a serem seguidos durante o curso do seu negócio, desde a abertura / planejamento até o momento em que já está estável.

Por exemplo, em um plano de negócios, ele deve conter o que será feito, o local que será configurado na pet shop (recursos que você deve possuir), orçamento inicial (investimento), equipamento que precisa ser comprado para abrir e até mesmo aqueles que precisam ser comprados nos próximos meses, capital de giro, funcionários (critério de escolha também), enfim, é um documento que marcará toda a administração de uma empresa.

Por ter um plano de negócios, você raramente fica “perdido”, sem saber o que fazer, além de facilitar a possibilidade de prever dificuldades e formas de reduzir seus impactos. Portanto, o primeiro passo para você que quer abrir um pet shop é sentar em sua cadeira, pegar um papel ou computador e descrever tudo o que precisa ser feito em detalhes, com os devidos critérios a serem observados.

Escolha do Local para abrir o pet shop

Após a elaboração do plano de negócios, com os valores que serão gastos, fornecedores e equipamentos, inicie a busca por um local para montar o pet shop.

Por que prestar tanta atenção ao plano de negócios? Simples, é comum que as pessoas comecem a procurar lugares para montar uma loja de animais sem saber os preços que gastarão, equipamentos / fornecedores.

Na busca do local ideal para montar um pet shop você deve observar principalmente a localidade. Encontre um estabelecimento que tenha um fluxo de pessoas passando, porque parte de sua renda não será o banho e a tosse ou cuidados veterinários, mas sim a venda de produtos como rações, brinquedos e até suplementos de animais.

Esteja ciente do seu orçamento ao escolher o local para montar uma loja de animais. Evite gastar mais do que pode e, se necessário, espere mais alguns dias para abrir o pet shop, o local ideal aparecerá ao preço que você precisa.

Estrutura, Equipamentos E Produtos Para abrir o Pet Shop

A estrutura, o equipamento e os produtos para iniciar as atividades do pet shop são essenciais.

Em alguns estados é exigido uma estrutura mínima para montar uma pet shop, como São Paulo, é uma obrigação regida por dispositivos legais.

Você vai precisar de um piso à prova d’água, sala separada para banho e tosse, atendimento clínico e uma instalação para abrigar os animais, além de um local para deixar os animais à venda / doação, que com a nova resolução 1069/2014 não deve ficar preso em “gaiolas” ou expostos a situações estressantes.

Em relação ao equipamento, podemos destacar o indispensável, mas é claro, há outros que ajudarão na sua loja de animais, no entanto, no início pode ser dispensada. São elas: banheira pequena, esguicho de água, mesa de pentear / secar, sopradora, máquina de tosse profissional, secadora, lâminas para a máquina de tosar, balcões, entre outros equipamentos básicos.

Os produtos basicamente se resumem ao que você vai vender quando você montar uma sua empresa. Entre os produtos mais comuns estão rações, medicamentos, gaiolas, cabanas, camas e assim por diante. Tente comprar pequenas quantidades no começo, mesmo que você não saiba o quanto a demanda pelo item será.

Encontrar bons fornecedores será um dos pontos decisivos na hora de abrir seu pet shop, porque você precisa ter bons preços, marcas de qualidade, variedade de produtos, condições de pagamento e um baixo prazo de entrega.

Leve em consideração esses fatores e escolha o fornecedor que melhor atenda às suas necessidades. Além disso, lembre-se de pesquisar mais de um, mesmo para você poder negociar, já que a grande maioria tentará cobrir os preços dos outros.

Gráfico de custos ao configurar um Pet Shop

O ideal é montar a tabela de custos juntamente com o plano de negócios, tornando-a uma espécie de “anexo”.

A tabela de custos consiste em fazer uma planilha com todos os valores que serão gastos do primeiro mês até os próximos 4 meses. Você pode comprar parte do equipamento no primeiro mês e instalar outros, tudo isso deve fazer parte da tabela de custos.

Fatores que distinguem um Pet Shop De Sucesso

Você quer construir um pet shop que seja bem sucedida ou apenas mais uma entre as 40 mil que existem no Brasil?

Existem alguns pontos que distinguem um pet shop de outro, e basicamente todos se referem ao cuidado e execução do trabalho. O preço é importante? Sim, claro que é! Mas você não precisa ter seu preço 50% menor do que o concorrente, mas sim um preço competitivo. Esqueça esta história de querer abaixar todos os seus lucros para tentar ganhar clientes, não será isso que lhe dará sucesso em seu pet shop.

Há três pontos principais que os donos de cães analisam: qualidade dos cuidados, cuidados com os animais e qualidade do serviço (aparência de banho / tozada e cuidados veterinários). Concentre-se nestes três pontos básicos que, por mais que seu preço seja mais alto, os clientes preferirão seu serviço mais do que qualquer outro, além disso, rapidamente você obterá sua lealdade.

Nova Legislação De Pet Shop – Resolução 1.069/2014

Se você está pensando em montar uma loja de animais e se tiver entrado em contato com terceiros, certamente já ouviu falar da nova lei da loja de animais. A Resolução 1.069/2014 trouxe mudanças significativas em relação às pet shops, atingindo empresários do setor de surpresa e, inclusive, penalizando muitos, com multas de até R$ 10.000,00 reais. Vamos listar rapidamente os pontos que trouxeram mudanças para que você saiba como abrir seu pet shop já dentro dos padrões da nova resolução em vigor.

O primeiro fator é que se tornou obrigatório ter um veterinário no pet shop. Além disso, as correntes de interpretação para a nova resolução sugerem a necessidade de que os funcionários que farão o banho e a tosse devem, obrigatoriamente, ter curso de banho e tosa. Entretanto, curso de banho e tosa ainda não é muito difundido, existindo em poucas localidades, o que pode acarretar um alto custo por causa da locomoção e hotelaria.

No que diz respeito a feiras de vendas e doações de animais, a nova resolução exige que, quando você perceber os primeiros sintomas que o animal está sentindo estressado, você deve providenciar a remoção do local e deixá-lo em um ambiente apropriado.

Os animais das lojas de animais não podem mais ser exibidos em gaiolas, e um ambiente adequado deve ser fornecido e para que eles fiquem “livres”.

Formalização da empresa

Um passo importante é você procurar um contador para fazer todo processo de abertura de CNPJ para sua empresa, pois para funcionar legalmente será necessário ter uma empresa ativa, obter as licenças necessárias, emitir notas fiscais dos produtos vendidos e serviços prestados, apurar e pagar os impostos além de ter de cumprir todas as obrigações legais de um empresa.

Agora que você sabe alguns detalhes de como abrir um shop, que tal colocá-la em prática? Ainda tem dúvidas, contate a PJ Simples Contabilidade e veja como podemos ajudar você com a parte burocrática de abertura de empresa.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas: