Como Abrir uma Empresa / CNPJ em Farroupilha – RS [Online]

18

Mercado e Economia de Farroupilha – RS

Antes de dar dicas de como escolher o melhor escritório de contabilidade para abrir sua empresa em Farroupilha, vamos conhecer um pouco do ambiente em que você está querendo iniciar o negócio. Confira:

Caso queira ir direto para o passo a passo de abertura de empresa em Farroupilha, avance para o próximo subtítulo.

Farroupilha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Está localizado na região metropolitana da Serra Gaúcha, sendo a terceira maior cidade da região com uma população estimada em 71 570 habitantes, conforme dados do IBGE de 2018.

O local onde foi erguido o município era habitado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região. O nome do município foi dado em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha na ocasião da emancipação política do município em relação a Caxias do Sul, ocorrida em 1934.

Polo coureiro-calçadista Capital Nacional da Malha Maior Produtor de Kiwi do País Maior Produtor de uva Moscato. Farroupilha tem uma economia diversificada sendo forte em diversos pontos, como o comércio, onde se destacam as redes de lojas de móveis e eletrodomésticos, destacam-se também as inúmeras indústrias metalúrgicas, de papéis e papelão, indústrias têxteis e as muitas malharias, indústrias moveleiras de sucos e as vinícolas e a indústria e comércio de ferragens.

Empresas
Existem 4.615 Alvarás concedidos no município de Farroupilha. São 731 na área industrial, 1.435 em serviços, 1.625 no comércio, 539 autônomas e 285 profissionais liberais. A indústria corresponde a metade do ICMS.

Entre suas Principais Indústrias estão: Tramontina, Tumberia, Fruki, Asfridelicas, Trombini, Melitta do Brasil, Bigfer, ITM Indústrias Têxteis, Máquinas Sazi, Vonpar Refrescos, Malharia Anselmi, Malharia Biamar, Tecnovidro, Guerra S.A, Soprano, Grendene e Lojas Colombo que possuem suas sedes na cidade.

Finanças
Embora, em termos de população Farroupilha apareça na 31ª posição no estado do Rio Grande do Sul, em Valor Adicionado de ICMS o município aparece em 19º lugar entre os 496 municípios do Estado.

Nota Farroupilha
Em 2011, o município implantou a Nota Farroupilha, programa que prevê a devolução de parte do ISS para que os municípes façam abatimento no seu IPTU.

A Nota Farroupilha aplica-se às notas fiscais de prestadores de serviços. Em 2012 o programa venceu o Prêmio Gestor Público, conferido pelo Sindifisco.

Índices
Segundo dados do IFDM da Firjan, Farroupilha é o 18º município do RS em desenvolvimento no estado(dados de 2011).

Segundo a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Farroupilha possui o 25º PIB do estado. Sendo que em 2009 ficou entre os 10 municípios de maior crescimento.

Comércio
Nos últimos anos Farroupilha tem se consolidado como um importante polo de redes varejistas, contando com importantes redes de lojas. Farroupilha é o berço da Lojas Colombo

Conta com grandes nomes de lojas, como Lojas Colombo, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Lojas CR Diementz, Lojas Benoit, Lojas Certel , Lojas Becker , Lojas Taqi, Lojas Pauldo, Lojas Pompeia e inúmeras lojas.

Turismo
Farroupilha é o maior ponto de turismo de compras da região e do estado do Rio Grande do Sul, possui 7 shoppings com vendas no atacado e varejo, uma vitrine sempre aberta dos produtos do setor malheiro. Entre outros pontos turísticos estão:

A cascata do Salto Ventoso: Com uma cascata com 52 metros de altura, que cai e forma uma cortina de água sobre uma gruta de 200 metros de comprimento e 35 metros de altura, a queda d’ água se destaca por se localizar em plena mata nativa.
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus: Localizada na Praça da Matriz no centro da cidade, possui estilo neo-gótico e foi inaugurada em 1935. A igreja possui duas naves separadas por duas torres de 49 metros de altura. A praça em torno da igreja foi toda revitalizada e é um dos pontos de descanso dos moradores nos fins de tarde.
Igreja de São Vicente: Localizada na Rua Vêneto, no bairro Santa Rita, possui as portas trabalhadas em relevo e o interior decorado com afrescos. O prédio possui ainda altar em madeira esculpida e o piso em cerâmica decorada.
Casa da Cultura Sueca: A Svenska Kulturhuset, localizada na Linha 47, Jansen – 3º Distrito, nos limites entre Bento Gonçalves e Farroupilha, foi instalada em uma antiga fábrica de cordas e barbantes de linho. O prédio ainda preserva as características da imigração sueca de 1890. O visitante tem a oportunidade de conhecer a cultura escandinava inserida na Serra Gaúcha.
Casa De Bona : tem destaque no cenário turístico e cultural do Município. Neste espaço foram gravadas as duas temporadas da minissérie “De Camerom – a Comédia do Sexo”, que foi ao ar em 2010 pela Rede Globo. O visitante pode conhecer o cenário e os elementos da cultura italiana em exposição. Uma cachoeira no jardim completa a beleza do local.
Parque dos Pinheiros: Com 22 hectares é o pulmão do Centro da cidade, possui restaurante e boa estrutura com piscina pública para veraneio, pista para caminhadas, parque infantil, pista de skate quadra de futebol e vôlei de areia e sua principal atração seu grade lago artificial.
Nova Milano: Considerada berço da Imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul, fica situada a 5 km do centro da cidade foi o núcleo que abrigou as primeiras famílias vindas da Itália.
Santuário de Caravaggio: Maior Santuário religioso de fé do sul do Brasil, recebe milhares de fiéis no dia 26 de maio, data de Nossa Senhora do Caravaggio. Conta com infraestrutura de bares, restaurantes, venda de artigos religiosos, recebe cerca de 1,8 milhões de visitantes ao ano.
Museu Casa de Pedra: Residência construída com pedras talhadas a ferro em 1896, pela família Finn, era o principal comércio da época na região e abastecia os imigrantes com todo tipo de produtos.
Museu Casal Moschetti: O museu é uma antiga moradia que mantém acervo de móveis, porcelanas, livros, esculturas, utensílios e vestuário do casal. O acervo foi transferido de Porto Alegre para o local, doado pela família. Os móveis são em ébano e as porcelanas são francesas.Um dos acervos do Museu Casal Moschetti que mais impressiona os visitantes é a boneca Lenci. Com o tamanho de uma menina de 8 anos e com seu olhar misterioso, a boneca passa uma sensação estranha para quem a mira fixamente. Ao menos é o depoimento de algumas pessoas, principalmente crianças. Daí surgiram lendas de que ela pisca o olho, muda de lugar, anda durante à noite no museu, etc. Por conta disso, virou até tema de um documentário, como uma das cinco lendas urbanas de maior expressividade no Estado.
Museu do Rock : Localizado na comunidade de São Marcos, interior de Farroupilha, perto de um dos pontos turísticos mais promissores da Serra Gaúcha, ou seja, entre os Caminhos de Pedra em Caravaggio. Preservando sua originalidade centenária,e também a história do rock e Elvis Presley.
GParque: Em meio aos vales da Serra Gaúcha encontramos este parque de aventuras e ecoturismo como uma natureza exuberante. Conta com escalada na pedra, rapel, banho de rio, caminhada ecológica, tirolesa, piscina e café e almoço colonial com agendamento.
Vale Trentino: Quem visita o Vale Trentino, em Forqueta, na divisa entre os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha, percebe que os usos, costumes e tradições italianas continuam de geração em geração. O amor a terra e seu fruto, a uva, transformou o Vale Trentino num passeio emocionante: belas paisagens e muitos parreirais. O visitante poderá visitar cantinas e conhecer o que acontece desde o plantio da videira até o descanso do vinho. E, é claro, degustar vinhos e sucos saborosos. Ouvirá muitas histórias do tempo da nona, com sotaque do dialeto Vêneto, como a trajetória da primeira cooperativa vinícola da América Latina, fundada em 1929, ou a instalação da Estação Férrea em Forqueta, em 1908.
Clube Parque das Águas: O Clube Parque das Águas de Farroupilha, inaugurado em 1994, com o profissionalismo de um escultor que trabalhou em parque temático famoso do Brasil, está embelezando e proporcionando mais diversão aos associados e visitantes. Visite o clube e as novas obras de perto e veja as maravilhas do clube aquático e temático onde certamente ficará sócio e muito encantado com a beleza do local. O Clube Parque das Águas conta com diversas piscinas, sendo que duas são térmicas e duas infantis. Tem parque de diversões para as crianças, cancha de bocha, quadra de esportes, restaurante, um amplo espaço com quiosques e churrasqueiras, e diversos outros atrativos.
Passeando a Cavalo: O roteiro turístico Passeando a Cavalo possibilita aos visitantes momentos de interação com a cultura ítalo-gaúcha.
Kartódromo Municipal:Possui uma das principais pistas de Kart do Brasil. Além dos eventos estaduais e nacionais que o local recebe, o visitante pode usufruir da pista, fazendo manobras e disputando provas com amigos.
Chácara Pasqual: A Chácara Pasqual disponibiliza visitas guiadas a espaços com animais silvestres, recolhidos pelo IBAMA. O visitante poderá observar os seguintes animais: Avestruz, Macaco Prego, Mico Sagui, Araras, Papagaios, entre outros. Além disso, o local conta com trilha ecológica, campo de futebol, playground infantil, espaço antiguidades, bar e sala para pequenos eventos.
Roteiro Histórias e Memórias: Traduz em seu percurso, locais que remetem uma viagem no tempo e às lembranças. Reminiscências ao veraneio. Desvio Blauth, local preservado em antepassados, que contemplam a natureza e a descendência Italiana, Alemã, Suíça e Gaúcha, registradas no estilo de vida, na arte, e na arquitetura, na gastronomia farta, na degustação de bons vinhos, cervejas, espumantes, cafés e modo de vida encantador.
Embora a cidade não seja ainda uma referência turística na serra gaúcha ela esta se tornando uma cidade turística, é uma cidade com inverno com temperaturas negativas, uma cidade industrial que se mostra competente em misturar indústrias e clima italiano em um mesmo lugar com gastronomia típica e o melhor lugar para compras de roupas na serra gaúcha.

Agora que você sabe um pouco a mais sobre Farroupilha, onde você pretende abrir seu novo negócio, acompanhe a baixo os passos necessários para você formalizar sua empresa.

Passo 1: Planejar como abrir uma empresa em Farroupilha

Esse é o primeiro passo e não é por acaso, esse passo pode representar o sucesso ou fracasso da sua futura empresa. Muitas pessoas acham que abrir uma empresa em Farroupilha, e obter o CNPJ, é difícil. Muitos empresários com potencial de sucesso não arriscam por pensar que somente um certo tipo pessoa tem o que é necessário para se tornar um empresário bem-sucedido.

A realidade é que a maioria das pessoas tem o que é necessário: uma boa ideia, a quantidade certa de capital e a criatividade. Aqui mesmo no nosso blog você encontra muitas idéias e dicas para abrir sua nova empresa em Farroupilha, assim como diversas dicas de empreendedorismo, marketing, finanças, liderança de equipes e excelentes dicas para o crescimento de empresas, clique aqui.

O que falta na maioria das pessoas, no entanto, é a paciência, determinação e capacidade de planejar. A chave é ter um plano de trabalho para a sua organização. Use algo simples para guiá-lo ao longo do caminho e veja se realmente já é hora de formalizar o negócio e assumir responsabilidade.

Passo 2: Tipo de Empresa que você pretende Montar

Nesse artigo não vamos tratar de informações técnicas e burocráticas aprofundadas sobre o processo de abertura de empresas em Farroupilha, vamos te dar somente uma visão ampla do que você precisa saber para começar. Até porque para fazer todo processo burocrático, o mais indicado é que você procure um profissional da área para não ter surpresas desagradáveis durante o processo ou no futuro.

Caso seja do seu interesse, nesses artigos abaixo explicamos um pouco mais sobre aspectos técnicos do processo de abertura de empresa e CNPJ:

  1. Como Abrir um CNPJ? Guia Passo a Passo
  2. Como Abrir uma Empresa? Guia Completo e Definitivo

Na maioria dos casos, 99%, as pessoas estão a procurar de como montar uma ME ou EPP optantes do Simples Nacional, ou um MEI, micro empreendedor individual.

Um fato que não é possível escapar é que ao abrir uma pessoa jurídica e começar a faturar ela terá que pagar impostos. E para calcular a tributação da companhia há vários regimes tributários que sua empresa pode escolher anualmente. Para a correta escolha, sempre conte com a ajuda do seu contador. Os regimes tributários existentes são:

Quanto à organização societária da sua futura empresa, você pode encolher entre:

Se você estiver procurando como abrir um MEI, esse artigo termina aqui para você. Pois todo processo é online e é feito no portal do empreendedor. No próprio site do governo você tem todas as orientações necessárias e caso o MEI seja o ideal para você, visto que esse formato tem algumas limitações, você mesmo faz todo processo de abertura online.

Em caso de dificuldade, você também pode procurar um escritório de contabilidade ou um posto de atendimento do SEBRAE para atendimento gratuito.

Agora se você pretende constituir uma Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte optante pelo Simples Nacional, ou até mesmo uma corporação do regime normal de tributação, os passos a seguir podem te ajudar.

Passo 3: Consulta de Viabilidade na Prefeitura

Atualmente, a maioria das Juntas Comerciais e Prefeituras adotam uma nova sistemática de Registro e Legalização de Empresas, assim todo processo de abertura de empresas se dá através de um sistema único integrado com todos os órgãos envolvidos. Para mais detalhes, consulte a site da junta comercial do seu estado.

A consulta de viabilidade serve para checar se a empresa que se pretende abrir pode funcionar naquele determinado endereço, levando em consideração as características do empreendimento, fazendo uma relação entre os CNAEs das atividades e o endereço escolhido. Nessa fase também é verificado se o nome empresarial pretendido está disponível para registro na Junta Comercial do RS.

Todo processo é eletrônico e feito pelo Portal de Serviços da Junta Comercial. Aqui cabe novamente o alerta de que você precisa procurar um profissional contábil para fazer o processo ou te orientar, visto que há detalhes importantes que devem ser verificados com cuidado.

Passo 4: Documentação para Abrir Empresa

Com a viabilidade aprovada e com o nome empresarial pretendido também liberado para uso, o próximo passo é preparar toda documentação necessária para dar entrada no registro na Junta Comercial do RS.

Como regra, a documentação exigida é:

  • Capa do Processo: Com o nome empresarial, atos e eventos para registro devidamente preenchida e assinada pelo administrador, sócio ou procurador ou do titular, representante legal, diretor. No caso de procurador, anexar procuração, com poderes específicos e, se por instrumento particular, com firma reconhecida.
  • Documentos de Identidade: de todos os sócios e sócios administradores, titular, representantes legais, diretores (cópias autenticadas em cartório).
  • Instrumento de inscrição: (Ato constitutivo, Contrato Social ou Requerimento de empresário), em única via, com as firmas de todos os sócios reconhecidas em cartório. Se a sociedade não for enquadrada na condição de micro empresa ou negócio de pequeno porte, o contrato deve conter visto de advogado.
  • DARF / Taxa cobrada pela Junta Comercial:  original, com código de barras, gerado pelo Sicalcweb (siteRFB), quitado, com autenticação mecânica do banco ou com o comprovante de pagamento, original, do valor pago correspondente ao ato.
  • DBE: (Documento básico de entrada do CNPJ) devidamente assinado, conforme instrumento apresentado.

Passo 5: Protocolar na Junta Comercial do Rio Grande do Sul

Com toda documentação em mãos o próximo passo será dar entrada na Junta Comercial. Caso a junta comercial encontre algum problema na documentação apresentada, o processo é colocado em exigência e será necessário fazer a correção.

Caso esteja tudo em ordem, a empresa será registrada, as inscrições no CNPJ (da Receita Federal), Inscrição Estadual (da Secretaria de Fazenda) e o NIRE (da junta comercial) e a Inscrição Municipal (da prefeitura) serão gerados. Importante destacar que com a nova sistemática adotada para abertura de empresas em várias juntas comerciais, a retirada de documentos aprovados se dá pelo próprio site. O documento vem assinado eletronicamente e sua autenticidade pode ser conferida pela internet por qualquer interessado.

Findado essa fase você já terá a empresa aberta, com as devidas inscrições. No entanto, a partir desse momento é que começam surgir as obrigações legais da empresa, principais e acessórias. Por isso agora é indispensável que seu negócio tenho um contador responsável para acompanhar e mantê-la regular.

Passo 6: Licenciamento / Alvará de Funcionamento

Dependendo das atividades da empresa pode ser necessário obter Licenças / Alvará de Funcionamento ou credenciamentos e inscrição em órgãos de classe para poder funcionar regularmente.

Algumas atividades, em que a empresa não tem estabelecimentos físicos e são constituídas em endereços residenciais, por exemplo, a obtenção de licenças pode ser concedida de forma automática, direto do portal de licenciamento adotado pela Prefeitura / Administração Regional.

Como envolve questões relacionadas ao próprio negócio do cliente, a pessoa mais indicada para obtê-las é o próprio responsável pela empresa que conhece seu detalhes. Também há empresas especializadas que prestam esse tipo de serviço.

Dica 1: Ajuda Profissional Contábil

É possível sim você mesmo fazer o processo de abertura de sua instituição, mas é altamente recomendado que você procure a ajuda de um profissional ou empresa especializada em processos de abertura, o mais indicado é procurar um escritório de contabilidade.

Há detalhes que somente que faz aberturas de empresas diariamente estão por dentro, detalhes que podem fazer você não perder seu tempo e dinheiro por falta de conhecimento.

Entre em contato com a PJ Simples Contabilidade Online, peça o contato de especialista para analisar suas necessidades e te dar as orientações necessárias para você criar sua empresa da melhor forma possível.

Dica 2: Contabilidade Online em Farroupilha

Ao abrir uma empresa você precisa saber que ela terá obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas periódicas. E você como responsável final precisa ficar atento, pois o não cumprimento das obrigações nos prazos e na forma correta pode gerar multas e outras penalidades.

Mesmo que seu estabelecimento esteja sendo assessorada por contador, é importante que você saiba das obrigações existentes e das responsabilidades contratuais de cada um, por que as consequências finais sempre recairão sobre sua empresa.

Aqui, uma dica é ver se os serviços de contabilidade online atendem a empresa que você está planejando fundar. Pode ser uma boa ideia optar por esse tipo de serviços, pois sua empresa pode ser melhor acompanhada e você ainda pode economizar um bom dinheiro.

As principais obrigações de uma pessoa jurídica são:

  • Emissão de Notas Fiscais: Todas as vendas precisam ser acobertadas por documento fiscal. Essa responsabilidade é sua;
  • Correto Cálculo dos Impostos: Essa é uma obrigação do seu contador e pode não ser uma tarefa tão simples, pois envolve o correto conhecimento da legislação tributária e das atividades do seu negócio.
  • Obrigações Acessórias: Consiste em informações que precisam ser enviadas ao governo e também é uma obrigação do seu contador, dependendo das atividades podem ser várias, mensais e anuais. Exemplo: PGDASDEFIS, LEF, SEFIP, RAIS, CAGED, ECD, DIMOB
  • Registro de Funcionários: Esse é um ponto que merece atenção especial por sua parte. A regra é simples: Tem funcionários? Então registre e os pague corretamente. Hoje os riscos trabalhistas são enormes e fazer o correto evitará muitos problemas.
  • Escrituração Contábil: Além de obrigatória por lei, sabendo usá-la corretamente é uma excelente forma de administrar as finanças da empresa. Também é fundamental para a fazer a apuração e distribuição de lucros isentos de mais impostos. Por isso a importância do correto registro de todas as receitas, despesas e extratos bancários na contabilidade.

Dica 3: Idéias de Negócios para abrir empresa em Farroupilha

Temos em nosso blog uma série de artigos dedicadas exclusivamente para dar uma luz para aqueles que não sabe ao certo que tipo de negócio querem abrir. São idéias que podem te dar uma direção na abertura de uma nova firma, clique aqui e aqui para acessar.

Dica 4: Dúvidas Frequentes sobre Abertura de Empresa

Quanto tempo leva para abrir empresa / CNPJ em Farroupilha?

O tempo médio para a empresa está com os documentos e inscrições básicas gira em torno de uns 20 dias. Mas algumas situações podem prolongar esse prazo, como pendências do CPF na RFB, participação ou nome em outra empresa, cadastro no MEI, alguma restrição quanto ao endereço de funcionamento da empresa e suas atividades, etc…

Quanto custa abrir empresa em Farroupilha?

O custo do processo de abertura de empresa pode variar muito de acordo com o tipo de empresa que você deseja constituir, indo de 300 reais à mais de 1000 reais. O investimento total também vai depender do escritório de contabilidade que você escolher como parceiro. Há muitas empresas oferecendo serviços de abertura gratuita, mas sempre desconfie pois geralmente tem contrato de fidelidade e você acaba pagando direta ou indiretamente.

Posso abrir empresa no meu endereço residencial?

Para algumas atividades é possível abrir empresa usando seu endereço residencial, geralmente empresas prestadoras de serviços ou comércio virtual sem atendimento ao público, mas varia muito de região para região. Para ter certeza é necessário solicitar uma análise da prefeitura/administração regional da área.

Quais os demais custos para manter a empresa em dia?

Além dos custos e gastos relativos ao seu próprio negócio, como mercadorias, funcionários etc… sua empresa também terá custos mensais basicamente com impostos, quando começar a faturar, e com os serviços prestados pelo escritório de contabilidade / contador parceiro. Os impostos de empresas do Simples Nacional, você pode acessar nossa tabela completa do simples onde você encontrará as alíquotas iniciais aplicadas de a cordo com as atividades da empresa. Quanto ao valor da contabilidade, clique aqui para ver se a PJ Simples atende sua região e solicite a tabela vigente.

Por que depois de aberta minha empresa precisa de certificado digital?

Hoje boa parte das obrigações das empresas são cumpridas digitalmente. Assim o certificado digital é a identidade da empresa nos meios eletrônicos que a identifica nos sistemas do governo, através de assinaturas eletrônicas e autenticações em áreas restritas. Além do mas o certificado é necessário para emissão de NFe e para o cadastro de procurações para que possamos, como seu responsável contábil, manter em dia as obrigações da empresa.

Quais documentados são  necessários para abrir empresa em Farroupilha?

Quanto ao local de abertura da empresa:

  • Comprovante de endereço/contrato de aluguel
  • Número da inscrição do IPTU

Quanto aos sócio/titular:

  • RG e CPF ou CNH
  • Comprovante de endereço
  • Se casado(a), certidão de casamento
  • Título de Eleitor
  • Número do recibo do último IRPF

Dica 5: Outros artigos sobre abertura de empresas

Conhecimento informações na hora que você decide formar e inaugurar uma empresa nunca é demais, por isso, caso você queira saber mais detalhes sobre o processo de abertura de empresas e ler mais algumas dicas importantes, acesses esses outros artigos do blog da PJ Simples: