Série: Como Abrir uma Empresa – Loja de Cama, Mesa e Banho

173
Série: Como Abrir uma Empresa – Loja de Cama, Mesa e Banho
4.7 (93.33%) 3 votos

Abrir uma empresa  que comercializa produtos de cama, mesa e banho é mais uma possibilidade para os empresários que desejam iniciar um negócio de sucesso.

A área de cama, mesa e banho é destinada a profissionais que tenham afinidade com o ramo e que tenham experiência na área têxtil.

É importante que os profissionais têxteis da área decidam o tipo de modelo de negócio a ser montado e outros requisitos exigidos pelo ramo.

No entanto, mesmo com boas práticas e um bom modelo de negócios, e ainda contando com produtos de qualidade, é necessário que o empreendedor que queira iniciar neste ramo esteja ciente de alguns cuidados:

Trabalhar em pequena escala – trabalhar com pequenas indústrias têxteis não significa reduzir a qualidade dos produtos, já que muitas pequenas empresas que produzem roupas de cama, mesa e banho entregam produtos de qualidade com serviços logísticos satisfatórios e bom atendimento ao cliente.

Ter estoque fornecido por pequenas empresas pode criar um diferencial e exclusividade. Então, trabalhar com a pequena escala é algo para se pensar.

Originalidade – criar linhas e coleções próprias e ter estilo original é a primeira atitude para que a confecção crie identidade, desenvolva a marca, tenha um estilo próprio que seja capaz de se destacar e segmentar uma clientela.

Aprendizagem – Uma dica é evitar erros com exemplos de quem já estão no mercado, como exemplos das grandes indústrias nacionais e internacionais.

Esse aprendizado pode ser adquirido observando outras empresas em visitas a feiras ou mesmo com processos de benchmark para as melhores práticas. Para realizar o benchmark, é necessário conhecer a disponibilidade e interesse da empresa que vai ensinar. O custo da aprendizagem certamente terá resultados satisfatórios.

Portanto, em todos os estágios empresarial, no início, desenvolvimento e crescimento, é necessário buscar aprendizado.

Modelo de negócio – a empresa deve adotar o modelo de negócios mais interessante para as vendas, fidelidade ao nicho de mercado e ainda um modelo de negócio que se enquadre na realidade local, ou seja, que oferece um preço competitivo e a qualidade exigida pelo mercado alvo.

Desenvolvimento de negócio

Para que a loja de cama, mesa e banho seja um sucesso, deve haver um desenvolvimento sério e dedicado do negócio, então, para desenvolver o negócio, é necessário seguir as seguintes recomendações:

Pesquisa de mercado – é necessário identificar porque a confecção representa uma oportunidade de negócio. Para isso, é necessário observar a clientela e a concorrência do mercado.

Clientela – é necessário pesquisar se a loja tem uma clientela potencial.

Concorrência– empresas desse setor têm concorrência com grandes empresas nacionais e internacionais. Portanto, é um mercado que demandará qualidade, planejamento e estratégia para o sucesso.

Custos e investimentos – avalie se a loja obterá investimentos externos ou se a empresa não possui altos custos.

Fornecedores – Antes de abrir uma loja de cama, mesa e banho, é necessário pesquisar de quem comprar, quais serão os potenciais fornecedores.

Logística – logística significa receber e enviar produtos e serviços.

Por isso, é necessário saber como identificar fornecedores que garantam produtos de qualidade, boas condições de pagamento, rapidez de entregas e outros fatores que tornem a empresa competitiva.

Distribuição – localização geográfica e distância é algo a considerar sobre o fornecimento de produtos devido ao custo, tempo e qualidade de entrega. Aprenda a vender pela internet .

Serviço e relacionamento – fornecedores que atendem com qualidade e mantêm uma gestão de entrega flexível, certamente serão benéficos para sua empresa.

Deve haver diálogo e negociação em uma relação ganha-ganha entre empresa e fornecedores.

Gestão de compras

A gestão de compras busca adquirir produtos de qualidade com melhores preços e exige planejamento, controle de estoque e custos. Gerenciamento de compras alinha previsão de vendas, saldo de estoque e finanças.

De outro ângulo, a gestão de compras deve vislumbrar as tendências da moda, as estações do ano e até prever o consumo, visando não apenas a quantidade, mas também as características gerais de produtos como qualidade têxtil, design e outros.

Preços e Custos

Saber como precificar estrategicamente é uma questão de saber vender com preços competitivos e, ao mesmo tempo, seguir o que o modelo de negócio exige.

No entanto, deve ser lembrado que oferecer um preço baixo não significa oferecer produtos de baixa qualidade.

Todos esses fatores representam competitividade, ou seja, se os clientes não atenderem esses requisitos de qualidade e preço baixo, certamente procurarão outros estabelecimentos.

Custos

Os preços devem ser competitivos, mas devem estar relacionados a custos e despesas para que não haja perdas. Portanto, os investimentos, custos e despesas devem acompanhar os preços e a capacidade de vendas da empresa, a capacidade de gerir os custos iniciais, as despesas administrativas e outras despesas necessárias.

Portanto, a gestão de preços e custos deve alinhar a preocupação com o lucro e ainda a preocupação em atender produtos e serviços de qualidade.

Qualidade

A preocupação com a qualidade é um fator de competitividade, desenvolvimento de negócios e bons resultados.

A qualidade da loja de cama, mesa e banho deve estar na estrutura da empresa, no atendimento ao cliente, nos produtos oferecidos e até mesmo no pós-venda.

Atendimento

O atendimento é a ferramenta de trabalho mais importante de uma empresa de varejo. Bem, sem um serviço satisfatório não há vendas, não há fidelização, comunicação com o mercado e fidelidade.

Lembrando que um bom atendimento é realizado antes mesmo das vendas e fornece o que o cliente precisa. Outros requisitos importantes no processo de serviço são de cortesia.

Cortesia significa educação, respeito sem julgamentos. Restrições que podem gerar impressões ruins.

Portanto, um bom atendimento gera expectativas de compra no cliente e representa uma venda realizada com potencial de credibilidade, confiabilidade e segurança.

Para ter um serviço satisfatório, são necessários investimentos, treinamento de pessoal e aprendizado contínuo.

Dicas de marketing

A conquista de clientes de uma loja de cama, mesa e banho requer os seguintes princípios:

Informações sobre o cliente – Compreender o que os clientes estão procurando de acordo com suas críticas. Isso mesmo, segundo as críticas, porque é preciso entender que os negócios estão inseridos em um ambiente dinâmico e que, por isso, as empresas devem estar atentas e com um olhar que perceba as novas exigências do mercado.

Fidelização – Programas de fidelização, como ofertas especiais, descontos e promoções, servem para lembrar os clientes de como vender para eles é importante e que a loja está sempre disposta a vender muito e a um bom preço.

Conheça os problemas da loja – muitas vezes a loja planeja oferecer um ótimo serviço, mas deve lidar com problemas que surjam a qualquer momento e, portanto, é necessário conhecer problemas e erros e depois trabalhar com soluções de marketing de forma eficiente.

Por exemplo, não faz sentido oferecer programas de fidelização se a loja não estiver administrando bem seus custos e, assim, incorrer em perdas.

Portanto, a complexidade no mundo dos negócios requer flexibilidade, lidar com vários fatores e dinamismo para se manter competitivo.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas:

Ref.: Novo Negócio