Série: Como Abrir uma Empresa – Pastelaria

98
Série: Como Abrir uma Empresa – Pastelaria
4.7 (93.33%) 3 votos

A vantagem de abrir uma pastelaria é que o produto tem grande aceitação no mercado brasileiro, fácil de preparar, barato e rápido. Os produtos estão quase todos à vista do consumidor e é de alto giro.

Comercializar variados tipos de sabores de pastéis, salgados diversos, sucos e refrigerantes, também é bom para aumentar a diversidade e as fontes de receitas da empresa.

Conhecendo o mercado antes de abrir a pastelaria

O ideal para quem quer montar  uma pastelaria é dar uma sondada no mercado concorrente, já que ele anda acirrado, um dos negócios que mais cresceu no Brasil foi o fast food (alimentação rápida), portanto, preste atenção na concorrência, inovat oferecendo um produto e serviço melhor que a concorrência é importante. A vantagem do negócio é que há muitos consumidores também, então o mercado não está saturado.

Quando digo concorrentes, são os diretos e indiretos, empresas que concorrem no mesmo mercado para os mesmos clientes com produtos semelhantes / substitutos, por exemplo: sanduicheira, pizzarias, lanchonete, restaurantes self-service / prato feito, observando hábitos de consumo dos clientes em cada região.

Localização Da Pastelaria

O ponto comercial mais aconselhável para a montagem de uma pastelaria é perto de locais onde há pessoas que procuram este tipo de refeição rápida, prática e barata, como empresas, centros comerciais, escritórios, escolas e feiras.

Estrutura Para Montar Pastelaria

A estrutura depende do tipo de negócio que você pretende configurar, por exemplo, para uma pastelaria para os clientes de fast food, que é o mais comum, o estabelecimento não precisa ter muitas mesas e cadeiras, pois as pessoas lancham em um prazo médio de 10 minutos, ou seja, existe uma grande rotatividade. Mas, se o negócio servir também os clientes que buscam lazer, como um chopp no final da tarde, a estrutura deve ser maior, ter mais mesas, cadeiras e até mesmo um playground para atrair casais com filhos.

Equipamentos Necessários para abrir sua Pastelaria

O equipamento necessário para montar a pastelaria é basicamente:

  1. Balcão Refrigerado.
  2. Fogão.
  3. Congelador.
  4. Cilindro para massas.
  5. Liquidificador industrial.
  6. Local adequado para preparar a massa.
  7. Estufa para expor salgadinhos.
  8. Utensílios de cozinha
  9. Fritadeira elétrica industrial.

Investimento Inicial para abrir uma Pastelaria

Vai mudar de acordo com a estrutura da pastelaria. Mas para montar uma cozinha industrial, essencial para a pastelaria, o empresário investirá cerca de R$ 20 mil reais.

Você também pode procurar uma pastelaria à venda toda equipada, assim você economizará dinheiro!

Lembrando que um capital de giro deve ser mantido para comprar novos ingredientes e cobrir eventuais perdas.

Pessoal de Pastelaria

Vai variar com a estrutura da pastelaria. Mas para uma pastelaria simples o empresário precisará de um cozinheiro, ajudante e atendente.

Enquanto aqui nós lhe demos uma idéia de como abrir sua empresa, ganhar confiança e maior possibilidade de sucesso, o ideal é fazer um bom plano de negócios e assim preparar-se para as adversidades do ambiente de negócios.

Lembre-se de fazer uma boa divulgação, isso será decisivo para o lançamento inicial.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas:

Ref.: Novo Negócio