Como Abrir uma Micro Empresa? Principais Dúvidas

69
Como Abrir uma Micro Empresa? Principais Dúvidas
4.8 (96%) 5 votos

Quer abrir uma microempresa? Fique por dentro de questões importantes como necessidade de contabilidade, custos, impostos e tipos de empresa.

Contador

Sempre é recomendado contratar um contador desde o início do processo. Ele irá guiá-lo em todas as etapas da abertura da empresa. Além disso, a inscrição estadual da empresa só pode ser feito por meio de um contador. Ou seja: é uma figura fundamental para o sucesso do processo de formalização do seu negócio.

Custos e impostos

Gastos

Além do custo do contador, o custo médio para abrir um negócio varia de estado para estado. Assim, a despesa pode variar entre R$ 300,00 a mais de R$ 1.000,00 dependendo do tipo de empresa.

Tem muitas empresas oferecendo o serviço de abertura de empresa grátis, mas pesquise a qualidade desses serviços e saiba que ninguém trabalha de graça, de uma forma ou de outra alguém vai pagar.

Depois de abrir a empresa, os custos iniciais são: aluguel, custos de água e energia, telefone, honorários de contador, impostos e custos como empregado, se houver contratação imediata.

Tributos

A microempresa provavelmente será enquadrada no Simples Nacional, que é uma forma simplificada e abrangente de arrecadação de impostos e contribuições, com base no cálculo da receita bruta. A taxa varia entre 4% e 17,42%.

É importante que você também saiba que uma ME de serviço, comércio e indústria paga impostos diferentes. O prestador de serviços paga o ISS; a empresa de comércio, o ICMS; e a indústria o IPI.

Verifique as tabelas do Simples Nacional clicando aqui e veja em qual faixa de impostos sua empresa se encontra. As tabelas são as seguintes: I , II , III , IV e V.

Modalidades da empresa

Você também precisará escolher o modo de organização societária da sua micro empresa. Conheça as opções:

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

A pessoa física que exerce atividade econômica sem parceiros pode abrir uma Eireli. A principal diferença é que, no caso de dívidas, a propriedade pessoal do empreendedor não será utilizada para cumprir as obrigações. Em suma, há uma separação de bens pessoais daqueles da empresa. O capital social mínimo exigido para a abertura de uma Eireli é de 100 salários mínimos.

Para mais detalhes, clique aqui

Sociedade limitada

Para abrir uma sociedade limitada, é necessário ter pelo menos um sócio. Em caso de dívidas, os parceiros também responderão com seus bens pessoais, dentro de sua participação na sociedade. Por exemplo: se existem dois sócios e cada um deles responde com 50% na sociedade, em caso de dívida, eles dividirão a responsabilidade do pagamento no meio.

Para mais detalhes, clique aqui

Empresário individual

Assim como em Eireli, o indivíduo não precisa de parceiros para abrir sua empresa. No entanto, no caso de dívidas, seus bens privados serão usados ​​para pagamentos adequados aos credores.

Isso também se aplica a dívidas pessoais, nas quais os bens da empresa podem ser usados ​​para eliminá-los. Se o empreendedor for casado em comunhão de bens, os bens de seu cônjuge também podem servir como pagamento.

Para mais detalhes, clique aqui

Processo de formalização

O tempo para abrir o seu negócio irá variar de acordo com o estado em que está localizado. Verifique com a administração do estado ou na junta comercial do seu estado como o processo é feito.

Naqueles que já oferecem a via única de documentos para abertura de empresa, o processo dura em média de 5 a 15 dias consecutivos. Naqueles que ainda não possuem a via única, o tempo de abertura pode variar de 15 a 30 dias.

Embora alguns problemas variem de estado para estado, o processo de registro de uma empresa consiste em uma série de etapas comuns, vinculativas para todos. Elas vão desde a consulta da viabilidade de abertura até o estabelecimento do aparato fiscal necessário para a operação.

Ref.: Sebrae