Série: Como Abrir uma Empresa – Ótica

88
Série: Como Abrir uma Empresa – Ótica
4.7 (93.33%) 3 votos

Para abrir uma ótica é preciso levar em conta que é um comércio com atendimento, onde a atenção do cliente fala mais alto que o próprio produto. Um cliente que busca uma ótica vem com uma receita e a ideia de um modelo de óculos, mas precisa de toda orientação para levar exatamente o que precisa.

Mercado e Produto

A ótica sempre terá como público-alvo, pessoas que usam seus serviços para resolver um problema oftalmológico ou para comprar óculos de sol.

Para atender o público alvo é necessário que a ótica esteja sempre atualizada nos modelos de óculos que estão na moda.

Atualmente, os óculos são projetados por designers e têm o diferencial de proporcionar conforto aos usuários. Há uma tendência a combinar arte e tecnologia para oferecer o melhor produto.

Tenha sempre um atendimento exclusivo e atencioso para cada cliente, pois os consumidores têm uma resistência ao produto óculos, por razões estéticas, e o trabalho realizado deve ser o de escolher os óculos em que o cliente se sentirá melhor esteticamente. Enfim, tenha os melhores produtos, o melhor atendimento e terá sempre clientes para sua empresa.

Fornecedores de uma ótica

Tendo em vista as mudanças encontradas no mercado consumidor, o empreendedor deve estar atento aos distribuidores sempre buscando aqueles que possam fornecer produtos de qualidade e que sejam tendência, sob pena de ter o estoque “encalhado”.

Estrutura e Equipamentos

Para prestar um serviço de qualidade é necessário investir em instrumentos de qualidade, lembrando que os óculos também são um artigo de beleza .

A ótica deve ter uma estrutura leve: a melhor decoração é aquela que explora estruturas de madeira e prateleiras de metal e vidro, com espelhos, fazendo com que o estabelecimento pareça amplo. Além disso, coloque algumas mesas e cadeiras, o que proporcionará comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, garantirá vendas.

Atualmente, as óticas estão atendendo clientes em mesas com espelhos provadores e até simuladores de computador que testam o modelo ideal de óculos para o cliente.

O balcão e a vitrine devem ser bem iluminados com óculos para todos os gostos, desde a tradicional até a última moda, lembrando que a escolha é do cliente.

Os balcões devem levar também a impulsos de compra, como limpadores, material para lentes de contato, estojos em design exclusivo, entre outros.

Localização de uma ótica

Para escolher a melhor localização, pesquise o público e onde você terá mais fluxo de pessoas que podem precisar de uma ótica. A ótica está estrategicamente localizada perto de hospitais, ruas de farmácias, shoppings e áreas comerciais.

Se as óticas estiverem localizadas em uma área longe do ambiente clínico, será necessário investir mais em promoções, já que os clientes demoram a fazer associação entre outros comércios e óticas, lembrando que os comércios disputam um espaço na memória dos clientes.

Legislação e atividades permitidas nas óticas

Para montar uma ótica, é necessário cadastrar a empresa em todos os órgãos de interesse: Junta Comercial, Secretária da Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura do Município.

Além das formalidades que são válidas para abrir todos os negócios, há também legislação específica para ótica, como por exemplo, a legislação diz que os óculos só serão vendidos com receita médica. De acordo com o Decreto-Lei 20.931 / 32, artigo 39: é proibido aos oftalmologistas fazer e vender lentes de prescrição sem receita médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências de seus estabelecimentos.

E também no Decreto-Lei 24.492 / 34, o artigo 16 diz que o estabelecimento comercial de vendas de lentes de grau não pode ter consultório em nenhum de seus compartimentos. E artigo 17: é proibido dispositivos de exame de visão e câmara escura no recinto, bem como cartazes oferecendo exame gratuito.

E ainda sob o parecer nº 1.110 / 2000 da Vigilância Sanitária (ANVISA), está decretado que compete exclusivamente aos oftalmologistas o exame refracional e a adaptação de lentes de contato.

Com isso, o empresário deve estar atento às atividades permitidas na ótica, pois a prática de atividades proibidas pode levar o estabelecimento a ser fechado com a apreensão imediata de equipamentos usados ​​e o responsável pode responder por penalidades previstas em lei.

Para um serviço completo e satisfatório, consulte sempre o CDC (Código de Direitos do Consumidor). Em seguida, basta anunciar o seu negócio e começar a lucrar.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas:

Ref.: Novo Negócio