Série: Como Abrir uma Empresa – Sorveteria de Sucesso

99
Série: Como Abrir uma Empresa – Sorveteria de Sucesso
4.7 (93.33%) 3 votos

Você já pensou em montar uma sorveteria? Veja nossas dicas sobre como abrir uma sorveteria, equipamentos, localização, investimento, inauguração, tudo que você precisa saber sobre uma sorveteria!

Quantas sorveterias tem no seu bairro? Garanto-lhe mais de um, e se eu te disser que isso é bom? Você sabe por quê? Simplesmente porque significa que é um negócio que dá dinheiro!

Abrir uma empresa que comercializa sorvete pode ser uma ótima opção comercial, desde que você saiba como fazê-lo corretamente. O tamanho do estabelecimento é geralmente “pequeno” ou aconchegante, o que reduz o custo do aluguel. Além disso, os custos para manter uma sorveteria são relativamente acessíveis.

Os clientes de uma sorveteria são bastante variados e com enorme potencial. Independentemente da escolaridade, sexo, idade ou classe econômica, a grande maioria das pessoas consome produtos de uma sorveteria, até pelo preço do sorvete, praticamente todo mundo tem condições financeiras para comprar um sorvete no final do dia.

Para abrir uma sorveteria é importante analisar o clima da sua região e montar o negócio de acordo com esse fator. Por exemplo, se você mora em uma região onde é frio a maior parte do ano, ou chove muito, você pode ter que montar a sorveteria junto com outro negócio para apoiar a sazonalidade na venda de sorvetes e picolés. Outra opção para suportar a sazonalidade é oferecer outros produtos como sobremesas frias, chocolate quente, café, tortas, etc.

Mas afinal, como abrir uma sorveteria de sucesso e realmente alcançar os resultados desejados?

Fatores importantes na abertura de uma sorveteria

Antes de abrir uma sorveteria é importante olhar atentamente para o mercado local. Para facilitar sua análise de competição, você pode usar um mapa e marcadores, google mapas é uma boa opção, para ter condições claras de verificar qual é a melhor localização.

Marque onde estão instaladas outras sorveterias, escolas, teatros, pontos de ônibus, condomínios residenciais, etc. A partir dessa análise, veja como será a concorrência do negócio, quais produtos eles vendem, quais estratégias de marketing, serviço, verifique tudo e analise se você é capaz de oferecer mais ao cliente, ao montar uma sorveteria tente não concorrer com preço e sim na excelência dos produtos e serviços.

Quando dizemos “serviços” você pode pensar “sorvete não vende serviços”, então nós explicamos o conceito de produto:

“Um produto é composto de 3 componentes: físico, serviço e idéia.” Por exemplo, Mc Donald: Oferece sanduíches, batatas fritas, refrigerantes (físico); serviços (entrega em domicílio, assentos, etc.) e uma ideia (economia de tempo).

Assim, ao montar uma sorveteria você poderá agregar serviços e assim diferenciar-se da concorrência, obtendo um posicionamento para a excelência dos produtos e serviços oferecidos.

Localização da sorveteria

Um fator importante na abertura de uma sorveteria é a escolha do ponto comercial. Um ponto de alto fluxo é essencial para quem quer investir em uma sorveteria, de preferência em bairros residenciais com escolas de bairro.

Outra boa opção de localização para uma sorveteria são os shoppings e galerias. Embora o custo de investimento e aluguel seja maior, pode ser uma boa opção, e é claro, observe os aspectos financeiros do negócio, o fluxo de pessoas no local específico, etc. O espaço físico deve fornecer a infra-estrutura necessária para abrir a sorveteria e ainda ser possível uma expansão do negócio.

Um dos fatores que tornam as franquias tão bem-sucedidas é justamente a localização, todo um estudo é feito sobre o bairro / região para encontrar o melhor lugar.

Tente criar um ambiente que as pessoas se sintam à vontade, estando sentados fora do estabelecimento ou não. Prefira uma sorveteria menor e bem localizada com um bom fluxo de pessoas, em vez de um grande espaço.

Equipamento para uma sorveteria

Uma sorveteria precisa estar bem equipada, inclusive para oferecer o serviço com o máximo de qualidade e eficiência. Para montar uma pequena / média sorveteria você precisará dos seguintes equipamentos:

  1. Balção para atendimento;
  2. Freezers;
  3. Embalagens plásticas;
  4. Terminal eletrônico de ponto-de-venda (PDV);
  5. Mix de Milk Shake;
    Mesas e cadeiras (variando de acordo com o tamanho do negócio);
  6. Utensílios para armazenamento; (panelas e etc).
  7. Liquidificador industrial;
  8. Máquinas de embrulhar;
  9. Fogão semi-industrial;
  10. Maturadores;

Estes são os principais equipamentos de uma sorveteria, pode haver a necessidade de outros, mas em geral, você terá um custo aproximado de R$ 30.000 mil para abrir uma sorveteria completa.

Lembrando que esta é uma estrutura básica para você montar uma pequena e média empresa.

Outra opção mais barata de montar uma sorveteria é comprar uma máquina de sorvete. Existem máquinas de sorvete que fazem sundaes e Milk Shakes também. A vantagem de montar uma empresa com máquinas de sorvete é que o custo de produção dessas máquinas é baixo e sua operação é muito simples, com apenas um ou dois funcionários é possível administrar o negócio.

No entanto, antes de comprar sua máquina de sorvete, você precisa avaliar as marcas e os valores. Investigue os custos de manutenção e o prazo de retorno do investimento, assim como qualquer outro negócio. Essas máquinas são mais adequadas para locais com alto valor de aluguel por metro quadrado e com grande fluxo de pessoas.

Estudo os clientes da sorveteria

Talvez um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores para encontrar bons negócios seja a falta de estudo sobre os clientes. Quando você conhece seu público em profundidade, a probabilidade de atraí-los e satisfazê-los é muito maior, tanto que uma das primeiras práticas na abertura de uma empresa é caracterizar a personalidade do negócio.

É extremamente necessário, antes mesmo de fazer o lançamento, layout e estrutura (aparência), saber a quem você está oferecendo o serviço. Então, aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo:

  • Como você pretende vender?
  • Como alcançar seus clientes com eficiência?
  • Qual é a faixa etária de seus principais clientes?
  • Qual é o seu poder de compra?
  • Seus clientes estudam? Escola? Faculdade?
  • Eles costumam vir em família, sozinho, amigos?
  • Quanto eles estariam dispostos a pagar?
  • Quanto eles podem gastar mais?
  • Qual é o melhor layout para a sorveteria atrair esses clientes?
  • Como dizer a essas pessoas que há uma sorveteria lá agora?

Para responder a essas e outras perguntas, é necessário fazer uma análise detalhada da empresa futura, avaliar seus custos, previsão de receita, investimento inicial, clientes, fornecedores, concorrentes, procedimentos operacionais etc. Para abrir uma sorveteria é necessário fazer um planejamento completo, porque todos os fatores determinantes para o sucesso estão interligados e cada detalhe pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Como fazer a inauguração da sorveteria?

Para que você inicie bem o seu negócio e tenha um bom impacto no público-alvo é necessário se concentrar em um lançamento apropriado da sorveteria. O lançamento nada mais é do que a famosa pré-abertura e divulgação.

Pode parecer simples a princípio fazer o lançamento ao abrir uma sorveteria, basta colocar alguns cartazes e avisar as pessoas, mas não é bem assim! Lembre-se, fazer um bom impacto desde o início pode fazer com que sua sorveteria comece a ficar cheia, e é a primeira impressão que você dará aos consumidores.

Mas agora você deve estar se perguntando: como faço uma inauguração incrível para minha sorveteria? Isso é o que vamos ensinar agora!

O primeiro passo é pensar em como montar uma “cena” de suspense e ansiedade nas pessoas, elas precisam querer conhecer o seu estabelecimento, estar “desesperadas” para a inauguração. Isso pode ser feito através de chamadas como: “o novo negócio localizado em tal local fará um evento de inauguração incrível, mas tenha cuidado, número limitado de pessoas, agora confirme sua presença.”

Bloquear os olhos dos curiosos dentro do estabelecimento também é interessante, com isso você criará suspense.

Faça uma boa campanha publicitária que tenha um impacto, é importante que as pessoas tenham sua propaganda em mente.

A divulgação deve ser estudada com calma, especialmente os canais que serão usados ​​para transmiti-la. Tente estudar como o seu público-alvo se comunica, onde muitas vezes buscam informações. É em jornais? Faça anúncios. Rádios? Anuncie. Redes sociais? Concentre-se em promover no Facebook, Twitter e etc.

Como vender mais – o que fazer?

Você montou a sorveteria, mas ainda não consegue atingir o potencial máximo? Acredite, isso é mais comum do que você pensa. Você não está sozinho nesta situação!

Geralmente isso ocorre devido a fatores como: atendimento, conforto do estabelecimento e falta de diferencial competitivo. Analise seu negócio e veja o que está perdendo, comece com os fatores citados, que provavelmente será algo do tipo.

A facilidade é a mais comum, os proprietários de empresas sempre fazem a mesma coisa e deixam de ter novidades para os clientes, o que acaba tornando o estabelecimento apenas mais um. E muito cuidado com o atendimento.

Se você não tem experiência em planejamento de negócios, procure ajuda de um consultor de negócios.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas: