Série: Como Abrir uma Empresa – Vidraçaria

73
Série: Como Abrir uma Empresa – Vidraçaria
5 (100%) 2 votos

O vidro hoje em dia é um dos artigos mais utilizados para residências, ambientes comerciais e empresas. Seu uso é muito variado: prateleiras, tampos de mesa, janelas, portas, entre outros. Ele pode ser usado como um simples artigo para complementar a decoração, mas também pode ser usado para uso básico e personalizado, como o cliente desejar. O fato é que o vidro é um artigo que tem boa saída de mercado e por isso, os vidros vêm ganhando cada vez mais espaço como alternativa de novas empresas e se tornando uma boa forma de empreendimento.

Montar uma vidraça não requer nem grande espaço nem um grande investimento em comparação com outras linhas de negócios. O empreendedor só precisa ter cuidado para ter um bom serviço e, assim, garantir uma boa quantidade de clientes. É necessário ser um especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário a empresa pode gerar perda de valor mantendo-se na margem do serviço de média qualidade, podendo ser facilmente esmagada pela concorrência, que não é baixa, mas nem é do mais alto, porque requer muito conhecimento para entrar nesta linha de negócios.

Antes de montar um vidraçaria, o ideal é que o empreendedor faça um plano de negócios detalhado e um curso voltado especificamente para esse setor. É de suma importância fazer uma pesquisa de mercado com a concorrência antes de estipular o valor do serviço de modo a não cobrar tão caro nem cobrar tão barato. Outro conhecimento que não pode faltar são os diferentes tipos de vidros no mercado, saber como cobrar e como orientar os funcionários para atender adequadamente os clientes.

As vidraçarias são um dos tipos de empreendimentos extremamente conectados à decoração e, portanto, a necessidade de um sólido conhecimento dos funcionários e do próprio empreendedor. Muitos dos clientes são decoradores que optam por utilizar o material nas janelas, na caixa de banheiros e principalmente nas portas para o terraço ou até mesmo nos entusiastas que querem decorar seu próprio espaço com o uso da matéria-prima. Para trabalhar com esses produtos, você precisa saber qual o material ideal e o que cada item traz vantagem e desvantagem para os clientes. Uma dica é que alguns vidraceiros têm investido em ter um design de interiores em sua equipe, para dar mais assistência no serviço, mas somente se você tiver o capital para investir na contratação desse profissional.

Concorrência

Este é um modelo de negócio que não é um dos mais populares. Na maioria das grandes cidades, não há mais que 20 vidraceiros próximos e geralmente eles estão localizados em locais próximos como referência para direcionar a pesquisa do cliente. É um mercado com boa demanda e, portanto, há sempre espaço para um novo empreendedor, desde que os serviços sejam iguais ou superiores à qualidade dos que já são oferecidos no momento.

De fato, não é ideal montar qualquer loja que não ofereça um bom serviço, pois assim será assinado na abertura da data de encerramento. Se você não consegue estudar para oferecer um bom atendimento, o ideal é não ir ao ramo para não causar constrangimento e gastos desnecessários.

Localização ideal para a vidraçaria

O local que poderia ser considerado ideal para abrir esse tipo empresa seria em pontos com grande circulação de pessoal e de fácil acesso, bem como com espaço para estacionamento na loja ou em ruas paralelas, já que o produto exige transporte de carro. Não há nenhum problema em estar localizado em um bairro residencial, sendo uma rua movimentada ou avenida de fácil acesso para a clientela.

A vantagem de estar localizado em um bairro fora do núcleo comercial é o valor do espaço, seja para compra ou aluguel. Tenha em mente que é o seu cliente que procura o serviço onde quer que esteja, o que pode ser em outra cidade, se vale a pena o deslocamento e por essa razão, pode-se optar por transformar uma grande casa residencial em um vidraçaria. A maioria das pessoas que procura um vidraçaria, muitas vezes, a encontram por indicação ou por pesquisa na lista telefônica ou internet. Assim, a localização não é um dos itens mais importantes para avaliar.

Estrutura básica para montagem de uma vidraça

O espaço para montagem de uma vidraça deve contar com pelo menos 60 metros quadrados apenas para a fabricação das peças, sendo o local reservado para o administrativo em uma sala separada. É preciso ter uma área para acondicionar máquinas pesadas, cortadoras de vidro, lixadeiras, além de estocar todas as peças de fabricação que vão levar o corte e exigir espaço pelo seu comprimento.

Com todas as máquinas e objetos de escritório necessários para a montagem de uma vidraçaria, seu investimento inicial para este modelo de negócio poderia ser em torno de R$ 40 mil, já contando com o vidro comprado em peças para iniciar a produção. O capital de giro estimado para uma vidraçaria seria de R$ 15 mil, com uma perspectiva de retorno do capital inicial investido em uma média de 15 meses a dois anos.

Número de funcionários em uma vidraçaria

Nem sempre muito é sinônimo de qualidade. Idealmente, você deve ter quatro funcionários com uma compreensão do assunto e uma ampla gama de atividades na empresa, pois você será o gerente e administrador do negócio. Esse número deve ser lembrado para que, sempre que você planejar o número de pedidos mensais, lembre-se de que sua equipe pode não estar em alta demanda. Se você precisar de mais pessoas, contrate funcionários temporários e efetivos somente se o número de pedidos aumentar consideravelmente.

Como divulgar um material os serviços da sua empresa

São boas fontes para atrair clientes, a mídia de divulgação em fachadas de lojas com telefone para contato, principalmente, se estiver localizada em uma avenida movimentada. O que não pode faltar é estar presente na internet, é uma ótima fonte de consulta na contratação de empresas para este serviço. Um site é de boa ajuda, bem como estar em listas de contatos virtuais.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas: