Como Encontrar Bons Parceiros B2B Para Seu Negócio

242

Nos primeiros dias da sua pequena empresa, você pode achar que é mais fácil e mais rentável fazer tudo sozinho. Entretanto, na medida que seu negócio cresce, você provavelmente vai precisar da ajuda de um fornecedor ou parceiro B2B para realizar tarefas como contabilidade, transporte, fabricação e comercialização.

Mas você não pode simplesmente fazer um acordo com o primeiro fornecedor que você encontrar. Afinal de contas, esta empresa irá desempenhar um papel em suas operações e você tem que ter certeza que você pode confiá-lo com um ativo tão valioso quanto o seu negócio.

Fatores a considerar

Se você se depara com um vendedor potencial através de sua própria pesquisa ou devido a recomendação de alguém, você vai precisar determinar se a empresa é um bom parceiro para o seu negócio. É aconselhado checar com os fornecedores as seguintes questões para ter uma melhor noção de quem você está prestes a ter como parceiro:

Que tipo de experiência você tem em nosso setor? Qualquer potencial parceiro comercial a considerar deve ter um grande histórico. Dependendo do tipo de fornecedor que você está procurando, você vai querer descobrir o quanto eles sabem sobre como trabalhar com empresas do seu setor, ou o quanto eles sabem sobre tarefas específicas que você precisa deles.

Você tem parcerias de longo prazo, e se sim, qual é o tempo médio dessas parcerias? Relacionamentos de longo prazo mostram um compromisso de ajudar os parceiros de negócio a se desenvolverem, ao invés de apenas engajar-se em arranjos transacionais.

Qual é a sua carga atual de clientes? Uma empresa com um monte de parceiros pode ter um foco mais transacional, ou seja, estão mais preocupados em fechar um novo contrato. Se você está procurando um parceiro para ajudá-lo com demandas de alta prioridade, tarefas sensíveis ao tempo, você pode querer evitar entrar em parceria com um fornecedor que está fazendo malabarismos com você e mais centenas de outros clientes.

[Saiba] se eles têm disponibilidade para realizar seu trabalho. Não é incomum para alguns fornecedores tomar todas as vendas que podem e acabarem sobrecarregados.

Que tipo de crescimento, inovação ou melhorias você como parceiro de outras empresas os ajudou a alcançar? Se possível peça exemplos específicos ou estudos de casos de clientes anteriores. Isso ajudará você a saber se este serviço realmente funciona com um parceiro e se introduz novas ideias e formas de fazer negócios, ou se ele simplesmente oferece um serviço padrão.

Você pode passar o contato de qualquer um dos seus clientes atuais ou antigos como referência? Sim, você pode ler depoimentos on-line e as avaliações, mas não há nada como ter uma conversa com alguém que esteve em sua posição com esta empresa. Você deve aprender o máximo possível sobre as experiências da clientela anterior e existente de um fornecedor.

Encontrando um grande parceiro B2B

Pense… você está pronto para fazer um acordo com um parceiro? Aqui estão mais algumas dicas para criar e manter uma parceria de sucesso:

Definir e explicar seus próprios objetivos. O primeiro passo no estabelecimento de qualquer tipo de parceria de negócios é definir claramente os seus objetivos. O que você espera conseguir através da sua parceria com outra empresa, e será uma parceria realmente beneficiará o seu negócio?

Muitas vezes, as parcerias falham porque cada um não entende claramente o objetivo do outro núcleo. Se você não pode explicar claramente o seu objetivo, como você pode esperar alguém ajudá-lo a conseguir isso? Você precisa descobrir o que é importante para você antes de você começar a falar com os fornecedores, e também descobrir o que eles priorizam em termos do que eles oferecem aos clientes.

Considerar o outro lado. É certo que você precisa encontrar o melhor parceiro ou fornecedor para suas necessidades, mas não é tudo sobre você: qualquer negócio B2B deve beneficiar ambas as partes, de alguma forma. Também é necessário entender os objetivos da outra empresa e como a parceria também pode ajudá-los. Isso permite que você aborde a solução como ganha-ganha.

Conversar com outros proprietários de empresas. Se você está entrando em sua primeira parceria de negócios, não tem como você saber todos os prós e contras de trabalhar com a outra empresa. Falando com outros donos de empresas em seu setor que tiveram ofertas de B2B bem-sucedidas pode ajudá-lo esclarecer algumas situações mais complicadas que possam surgir.

A internet coloca muita informação a sua disposição, mas a melhor pesquisar para pequenas empresas é a obtida “off-line”. Converse com as pessoas que estão fazendo o que você está fazendo. Enquanto você não é percebido como um concorrente direto, eles geralmente vão te ajudar.

Encontrar o equilíbrio certo entre qualidade e preço. As pequenas empresas estão muitas vezes trabalhando com orçamentos limitados, e muitas decisões são baseadas no menor custo. Embora o preço seja sempre um fator, em muitos casos você recebe o que você paga. Você deve considerar o valor total da parceria para o seu negócio.

Se é um elemento crítico que você está querendo terceirizar ou pretende usar um fornecedor para desenvolver algo que lhe dá vantagem competitiva, você não pode sempre querer ter o fornecedor de menor preço. Se é um suporte menos crítico, o preço é um fator a considerar. O que deve ser entendido é onde está o valor.

Construir uma relação baseada na confiança. Como acontece com qualquer tipo de parceria, a confiança é necessária para um negócio B2B funcionar. Você precisa ser capaz de confiar nas pessoas que você está apertando as mãos, e isso só acontece com o tempo e quando é construída uma sólida relação profissional. Você precisa acreditar em seu parceiro e tratá-lo como um parceiro.

Dica Bônus: Contabilidade Online

Para sua empresa crescer e ter sucesso também é necessário que ela também otimize sua relação com a contabilidade, a gestão financeira e tributária, com a folha de pagamentos e com as burocracias do governo em geral.

Nossa dica final é que você faça uma pesquisa e veja se os serviços de contabilidade online atendem as necessidades da sua empresa. Pode ser uma boa ideia optar por esse tipo de serviços, pois sua empresa pode ser melhor acompanhada e você ainda pode economizar um bom dinheiro.

A PJ Simples Contabilidade Online atende várias atividades e regiões do Brasil, contate-nos e peça uma avaliação dos nossos especialistas em empresas do Simples Nacional.