Como o Perfeccionismo Te Engana e Minimiza seu Próprio Valor

39
Como o Perfeccionismo Te Engana e Minimiza seu Próprio Valor
4.7 (93.33%) 3 votos

O que há de errado em ser perfeito? Afinal, quem não adora enviar um projeto de trabalho com zero erros ou um espaço de escritório meticulosamente organizado? Quem não almeja a perfeição?

Embora a ideia de algo perfeito soe como o objetivo final, na realidade, buscar pela perfeição pode estar afetando negativamente sua vida. De muitas maneiras, pode até mesmo estar te prendendo e mudando a forma como você vê a si mesmo e ao mundo.

Por exemplo, com sua visão voltada para a perfeição, você pode pensar em preto e branco, ou em termos tudo ou nada. As coisas são boas ou ruins, certas ou erradas. Naturalmente, esse modo de pensar pode levar a uma vida muito estressante, porque não há áreas cinzentas em sua visão – apenas eventos perfeitos ou desastres completos.

Ainda mais, à medida que você busca a excelência, pode realmente começar a pensar menos em si mesmo. Sua autoconfiança se torna altamente dependente de quanto e do que você realiza, e você pode prestar muita atenção em como outras pessoas reagem a você e a suas conquistas.

Quando a validação de outras pessoas é necessária para que você se sinta bem com o que você faz, você diminui a importância da validação que pode receber de si mesmo. Quando você depende das opiniões dos outros mais do que dos seus próprios pensamentos, você se considera o menor, como a pessoa com valor reduzido.

Ainda mais, você pode até não se dar a chance de elevar sua autoestima: perfeccionistas, uma vez que consigam alguma coisa, frequentemente passam rapidamente para a próxima meta. Perfeccionistas ambiciosos esperam ter sucesso com frequência e em um curto espaço de tempo – e se você não reduzir a velocidade para apreciar seu próprio trabalho, talvez nunca veja como você já é bem-sucedido.

Infelizmente, esse desejo excessivo de competir com os outros e ter sucesso pode não estar te levando a lugar nenhum.

Um estudo de 2018 descobriu que as gerações mais recentes de estudantes universitários relataram pontuações significativamente mais altas para diferentes formas de perfeccionismo do que as gerações anteriores. E, diz os pesquisadores, esse aumento pode estar em parte ligado a níveis mais altos de depressão, ansiedade e pensamentos suicidas, em comparação a uma década atrás.

Portanto, é extremamente importante que percebamos agora como o perfeccionismo nos afeta. Não apenas limita seu crescimento pessoal e obstrui sua autoestima, como também pode afetar sua saúde mental.

Se você acha que uma vida bem-sucedida é uma vida perfeita, considere a ideia de que o perfeccionismo pode realmente afastá-lo do sucesso que está buscando.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.