Como Usar o Humor para Conquistar os Corações de seus Clientes

23
Como Usar o Humor para Conquistar os Corações de seus Clientes
Qual nota você dá?

O ponto é que, quando feito corretamente, o humor é uma ótima maneira de atrair a atenção das pessoas e se destacar da concorrência. O humor pode tornar sua marca mais humana e relacionável, o que ajudará os consumidores a se conectarem com você. Você pode injetar humor em sua estratégia de mídia social, marketing por e-mail, postagens em blogs e até mesmo seu atendimento ao cliente.

Mas como sua empresa pode ser engraçada sem parecer uma piada completa? Afinal, há momento e lugar para ser engraçado. Você não quer sobrecarregar seu site com piadas que fazem seu negócio parecer pouco profissional. Então, como você pode encontrar o equilíbrio certo entre hilário e sério? Veja como usar o humor para conquistar o coração de seus clientes.

Conheça o seu público.

Se o seu humor falha com as pessoas, se elas não entenderem a piada, ou se acharem a piada desagradável, pode ser um desastre para a sua empresa. Para que suas piadas cheguem aos clientes, e para não ofender ninguém, você precisa conhecer seu público. Estude seu público e faça uma pesquisa sobre o humor que mais se conectará a ele.

Como regra geral, evite fazer piadas politicamente carregadas e manter o humor que um público mais amplo pode rir. A última coisa que você quer fazer é alienar os clientes fazendo uma piada inapropriada. Além disso, evite fazer referências obscuras que passem por cima do público.

Use humor com moderação.

Algumas empresas podem ser engraçadas o tempo todo, mas essas são poucas e distantes entre si. Provavelmente seria um exagero compartilhar memes engraçados diariamente. Então, use humor com moderação em seu marketing. Suas piadas engraçadas ou histórias hilariantes serão mais memoráveis ​​para os seus clientes quando eles não estiverem acostumados a vê-los todos os dias.

Seus clientes querem se inspirar e sentir admiração, alegria e empatia – eles até querem se sentir irritados algumas vezes. É por isso que é importante encontrar o tom certo para o humor e não exagerar. Por exemplo, encontre um equilíbrio entre humor e conselhos úteis; seu marketing pode fazer seus clientes rirem, mas também dar dicas úteis para resolver seus problemas.

Faça com que seja relatável.

Ao usar o humor em seu marketing, você não está apenas tentando criar relacionamentos mais profundos com seus clientes – você também está tentando fazer vendas. Compartilhar piadas aleatórias pode fazer os clientes sorrirem por um momento, mas isso não fará com que eles peguem suas carteiras. Os clientes querem saber como seu produto mudará suas vidas, para que seu humor seja relacionado às suas vidas – e até mesmo aos pontos problemáticos deles.

Como diz o ditado, “uma piada é uma verdade envolta em um sorriso”. Relacionar-se com os pontos problemáticos do cliente é uma das maneiras mais eficazes de usar o humor. Por exemplo, pense em uma empresa de despertador que você acorda com um cheiro tentador, em vez de um ruído chato irritante. Essa empresa poderia usar o som do despertador de maneira bem-humorada para conquistar clientes que odeiam esse ruído. O humor não é apenas relacionável, mas faz com que eles queiram comprar o produto. Certifique-se de que seu humor se conecta com seus clientes enquanto os incentiva a comprar.

Como seu negócio pode usar humor?

Agora que você conhece as regras básicas para usar o humor em seus negócios, talvez esteja se perguntando como realmente fazer seus clientes rirem. Há uma série de maneiras fáceis de injetar humor no seu negócio, mesmo que você não esteja confiante sobre sua capacidade em gerar conteúdos engraçados. Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Compartilhe uma história engraçada que aconteceu no escritório.
  • Use fotos engraçadas de funcionários ou compartilhe curiosidades sobre os membros da equipe em sua página “sobre nós”.
  • Compartilhe memes populares em mídias sociais que você pode relacionar com seus negócios.
  • Crie uma página 404 inteligente.
  • Realize um concurso para os clientes onde eles compartilham suas piadas com você.
  • Participe no Dia da Mentira com uma brincadeira leve e divertida.
  • Crie um personagem divertido da empresa.

Não tenha medo de deixar os clientes verem seu lado bobo – é uma ótima maneira de criar relacionamentos duradouros entre eles e sua empresa.


Você que é empresário conhece o termo “Contabilidade Online”? Caso negativo, te explico resumidamente: Contabilidade online é uma evolução na forma de prestação de serviços contábeis tradicionais que se dá através do uso de novas tecnologias. Tudo que um contador faz, só que online.

É uma modalidade de serviço que apresenta muitas vantagens, principalmente para pequenas empresas (ME e EPP) que precisam de serviços rápidos, intuitivos, integrados e mais econômicos. Já há várias empresas prestando esse tipo de serviço, e algumas se tornaram especialistas em atender certas áreas.

A PJ Simples, por exemplo, não trabalha com todos os tipos de empresas e, apesar de online, valoriza o atendimento humanizado. Conheça nossa proposta pelo site, verifique se sua região está sendo atendida e veja se sua empresa tem as características e está qualificada para fazermos uma parceria de sucesso, clique aqui para saber mais.