Consulta DBE: Como Consultar ou Cancelar uma DBE? – Receita Federal

582
Consulta DBE: Como Consultar ou Cancelar uma DBE? – Receita Federal
4.5 (90%) 4 votos

O que é o DBE?

DBE significa de Entrada Básica de Documentos e, em algum momento, será conhecido por quem deseja abrir uma empresa. Com este documento, a entidade legal consegue fazer o pedido de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ.

Como Consultar a DBE na Receita Federal

Para consultar o status do pedido feito via DBE, use a tela abaixo da Receita Federal.

Como Cancelar uma DBE?

Caso você tenha feito uma solicitação via DBE e por algum motivo precise cancelá-la, use a tela abaixo, direto do Site da Receita Federal.

Como fazer um pedido via DBE

Os pedidos via DBE são gerados via Coletor Web. Aplicativo disponibilizado pela Receita Federal que após os preenchimento e envio para análise, se aprovador, gera o documento propriamente dito, DBE.

O preenchimento do Coletor Web é necessário para que a Receita Federal do Brasil e os órgãos de registro (Juntas Comerciais, Cartórios ou OAB) possam receber as informações e orientar o cidadão para a etapa de entrega de documentos.

Acesse o Coletor Nacional e preencha sua solicitação. Tenha em mãos o número de protocolo de viabilidade, caso seja aplicável. Consulte nas Orientações os itens e os atos que exigem a Pesquisa Prévia de Viabilidade.

Observações Finais

Ao abrir uma empresa e realmente começar a atuar como uma entidade legal, muitas questões podem surgir, especialmente em relação aos documentos e processos para obtê-las. O DBE é um exemplo desses documentos obrigatórios e pode causar muitas dúvidas.

Quando um cidadão decide mudar sua vida profissional e financeira e escolhe abrir seu próprio negócio deve estar ciente de que ele precisa cumprir várias obrigações legais para manter seu negócio regular e evitar muitos problemas.

Naturalmente, a maioria deles não está ciente dessas obrigações, pois cada categoria de negócio tem suas respectivas responsabilidades. É por isso que este blog foi criado, para ajudar empresários como você a entender melhor os serviços da Receita Federal e se organizar para cumprir corretamente todos os requisitos.