Consulta Habilitação Seguro Desemprego e de Pagamento

1185
Consulta Habilitação Seguro Desemprego e de Pagamento
4.6 (92%) 5 votos

O seguro desemprego é um benefício temporário concedido a pessoas que foram demitidas sem justa causa.

Este é um dos recursos muito importantes para a classe trabalhadora recém-desempregada, porque é esse benefício que arcará com as despesas da família enquanto o trabalhador não for admitido em um novo emprego.

Após solicitar o benefício em um dos pontos credenciados, é necessário que o trabalhador realize regularmente uma consulta de seguro desemprego. Então você não sabe como fazer isso?

Consulta de Habilitação para recebimento do seguro desemprego

A habilitação do seguro desemprego é o processo em que uma conferência é realizada sobre os critérios para concessão esse benefício. É possível verificar se o benefício foi liberado ou não após a solicitação do trabalhador.

Clique aqui para fazer uma pesquisa online direto no site do MTE.

O que é o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício temporário destinado a auxiliar os trabalhadores que foram demitidos recentemente sem justa causa.

Para acessar o benefício, você deve ir a uma agência da Previdência Social ou da Caixa Econômica Federal, a instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício. Mas não é só isso, é preciso obedecer a alguns critérios definidos pelos órgãos, são eles:

  • Não ter sua própria renda;
  • Ao solicitar o benefício pela primeira vez, você deve ter trabalhado com carteira assinada por um período de 18 meses;
  • O trabalhador deve estar desempregado;
  • O requerente do benefício deve estar dentro dos requisitos, como ser trabalhador doméstico ou formal e demitido sem justa causa;
  • Não ser sócio de empresa

O valor do seguro-desemprego não é uma quantia fixa. Alguns fatores podem alterar esse benefício. No entanto, algumas regras são padrões: o valor não pode ser inferior a um salário mínimo vigente.

Consultar Pagamento do seguro desemprego

Realizar esta consulta sobre o pagamento do seguro desemprego é muito simples, mas é necessário que você preste muita atenção ao preencher as informações. A consulta pode ser feita em poucos passos, conforme descrito abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal no seguinte endereço eletrônico: https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01
  2. Para acessar a consulta de habilitação, você deve preencher o formulário de login. Este formulário pergunta, em primeiro lugar, o número de incriçao social, conhecido pela sigla NIS. O segundo campo pede a senha internet. Esta senha é usada para acessar o site do cidadão da Caixa Econômica. Se você não tiver essa senha, poderá se cadastrar na hora. Para fazer isso, basta clicar na opção ‘cadastrar senha’.
  3. Com todas as informações preenchidas, clique no botão ‘ok’. Pronto, se todas as informações estiverem corretas, você será direcionado para a página sobre o pagamento do Seguro Desemprego.

Depois de verificar que o seguro-desemprego foi autorizado, o beneficiário tem um prazo máximo de 90 dias para retirar o valor depositado na conta. Se não for sacado, o valor será revertido para os cofres do governo.

Ref.: Seguro Desemprego