O Danfe online é indispensável dentro do e-commerce e das vendas através da internet. Isso porque o documento serve para acompanhar o produto na hora da entrega, facilitando a fiscalização, uma vez que conta com dados importantes da NF-e.

O que é Danfe e para que serve?

Entender o que é a Danfe online parte inicialmente do entendimento do que é a Danfe em si.

Bem, de uma forma geral, essa é uma sigla para Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica.

Ele está totalmente ligada a nota fiscal eletrônica (NF-e), sendo praticamente uma versão impressa da mesma. Mas, no entanto, não tem a substitui e nem possui validade fiscal.

O documento serve para acompanhar o transporte de mercadorias, pois nele constam todas as principais informações da NF-e.

Assim, sempre que uma compra é realizada pela internet, o Danfe deve acompanhar esse transporte, permitindo uma fiscalização clara por parte da polícia rodoviária federal, dentre outros.

Essa é justamente a sua principal função, tanto que é obrigatória quando se trata do transporte de produtos.

Dentre os dados existentes no documento, um dos principais é a chave de acesso numérica.

Isso porque é através dela que é possível consultar se realmente existe essa NF-e, através do site da Secretaria de Fazenda.

Além disso, porém, há também dados mais básicos como as informações do destinatário, do emissor, valores envolvidos, dentre outros.

Embora seja importante no momento do transporte, por não ter uma legalidade fiscal, não há a necessidade de guardar o Danfe online.

Então, embora seja entregue para o destinatário, ele não precisa realmente ficar com sua posse por muito tempo.

Afinal, mesmo que haja a necessidade de alguma comprovação fiscal, o documento não teria validade.

Sua relevância é dada realmente apenas no processo de deslocamento do produto, saindo do vendedor até o comprador.

O vendedor, por outro lado, consegue ter mais benefícios com sua emissão, isso porque o destinatário (quando é um consumidor comum) não trabalha com a emissão de notas fiscais.

Então, o Danfe online cumpre um papel de entrega, mostrando que o produto realmente chegou ao seu destino.

Como acessar e consultar a Danfe online?

como acessar danfe online Saber acessar o Danfe online é um processo importante na hora de observar a regularidade do produto.

Embora seja mais voltado para os responsáveis legais dessa fiscalização nas estradas, que no caso é a Polícia Rodoviária Federal, nada impede que qualquer outra pessoa ou órgão também realize uma consulta pública.

A consulta do Danfe online ocorre de forma oficial através do site da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Para isso, é necessário, porém, ter em mãos os números da chave numérica de acesso da NF-e que constam no Danfe.

É através dele que é possível chegar até o documento, pois como mencionado é basicamente o seu dado mais importante.

Então, para que seja possível compreender de uma forma mais clara como acessar e consultar o Danfe online, vejamos um passo a passo prático:

1º passo – acessar a página da NF-e no site da Sefaz

O primeiro passo é seguir até o site da Secretaria de Fazenda, na página específica para a NF-e. Basta acessar acessar www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

2º passo – clicar em “Consultar NF-e completa

Dentro do site, basta clicar na opção indicada e seguir o processo.

3º passo – digitar a chave numérica

Como informado, é necessário ter em mãos a chave de acesso numérica da NF-e. Isso porque é através dela que a consulta é realizada.

4º passo – clicar em “continuar”

Após inserir todos os números da chave, resta apenas clicar na opção de continuar o processo.

Com isso, a NF-e completa estará disponível para consulta em uma nova guia, podendo fazer a conferência dos dados.

Vale lembrar que é possível também realizar a impressão desse arquivo. Para isso, basta descer um pouco a tela, e clicar na opção “Preparar documento para impressão”.

Como baixar Danfe em PDF pela chave de acesso?

Como explicado, o Danfe online é um documento complementar a Nota Fiscal Eletrônica, embora não tenha o mesmo valor que ela.

Um documento fiscal conta com uma aplicação muito mais ampla, tendo uma legalidade reconhecida.

Além do mais, é através dele que os impostos sobre os produtos e serviços são devidamente recolhidos.

Por isso, sua emissão é algo obrigatória para as empresas que prestam serviços ou comercializam produtos.

Quando se compra algo na internet, por exemplo, acompanhando essa virtualidade, surge a NF-e que é o mesmo documento fiscal, mas disposto de forma eletrônica.

O Danfe online, também é obrigatório e gerado junto com a própria nota fiscal eletrônica, pelo empreendedor.

Durante todo o processo de transporte, ela deve acompanhar o produto, possibilitando uma fiscalização prática e rápida.

Contudo, outra vantagem que o documento oferece, é justamente a possibilidade de baixar a Nota Fiscal Eletrônica (uma segunda via).

Nesse caso, por ter uma validade fiscal, a NF-e pode ser melhor empregada por parte do destinatário.

Para isso, é necessário entender que a Danfe online acompanha o entregador, mas não é bem ela que pode ser baixada pelo destinatário.

A chave de acesso presente no documento, permite chegar até a verdadeira nota fiscal, que é efetivamente o documento que importa.

Assim, caso haja a necessidade de baixar o documento fiscal, basta utilizar a chave de acesso existente na Danfe online.

Nesse caso, tudo ocorre através do site oficial da secretaria da fazenda, cujo os passos já foram explicados no tópico anterior.

Então, ao conseguir consultar a NF-e, basta descer a tela até a parte final, e depois disso clicar sobre a opção de “Preparar documento para impressão”.

Esse processo, caso não haja nenhuma impressora conectada ao dispositivo, leva até a geração de uma cópia em PDF.

Com isso, basta simplesmente baixar o arquivo gerado no dispositivo, e utilizar o documento fiscal como desejado.

Como imprimir Danfe online e gratuito em poucos passos?

imprimir danfe online Quem atua dentro do e-commerce, ou seja, através da venda de produtos pela internet, além da emissão da Nota Fiscal Eletrônica, também deve emitir o Danfe online.

Nesse caso, como já explicado, ele não possui validade fiscal. Por outro lado, possui sim validade jurídica. Mas, qual a diferença?

Bem, a validade fiscal diz respeito ao fisco, ao pagamento de impostos sobre o produto, etc.

Assim o Danfe online não é um documento fiscal, mas sim a NF-e. A sua utilidade, como já mostrada, é em relação ao período do transporte desse produto, servindo para facilitar as fiscalizações.

Contudo, há também outra função relevante para a Danfe, que trata justamente de sua validade jurídica.

Isso porque, os destinatários do e-commerce, em boa parte são usuários comuns, ou seja, não atuam com a emissão de notas fiscais de entrada.

Nesse caso, ao entregar o produto ao consumidor, não retorna nenhum documento fiscal realmente comprovando essa entrega.

Então, a Danfe online serve justamente para essa questão, tendo validade jurídica, caso algum consumidor alegue indevidamente que sua encomenda não chegou até sua casa.

Essa relevância vale bastante por parte de quem vende. Mas, para quem recebe deve buscar realmente a NF-e, uma vez que ela sim terá validade para o consumidor.

Levando isso em consideração, nesse artigo já mostramos exatamente como conseguir acessar a Danfe online, ou melhor, uma segunda via da nota fiscal eletrônica.

E é através desses passos que é possível imprimir o documento utilizando a chave de acesso existente no Danfe online.

Basta seguir os passos do tópico “como acessar e consultar a Danfe online”, com isso, a impressão pode ser realizada no final da tela.

Como gerar Danfe com a chave de acesso de maneira fácil?

A geração da Danfe online é uma ação obrigatória, e ocorre junto com a geração da própria Nota Fiscal Eletrônica.

Exatamente por isso, a Secretaria de Fazenda informa que o mais recomendável é que os documentos tenham sua emissão feita dentro do mesmo software.

Isso porque é necessário utilizar um software específico para emitir a NF-e, e o governo recomenda realizar as alterações necessárias para que essa mesma ferramenta também trabalhe com a emissão do Danfe online.

Afinal isso garante que não haja conflitos entre as informações contidas nos dois documentos, o que ajuda a comprovar a regularidade do transporte.

De um modo geral, várias ferramentas e sites atuam nessa área, mas uma que conta com bastante recomendações é o Programa Emissor de Nota Fiscal Eletrônica.

Isso dado que, a própria Secretaria de Fazenda de São Paulo ajudou a desenvolvê-la, o que garante um bom grau de confiança.

Além do mais, também é totalmente gratuita, e permite que empresas de todas as regiões do Brasil consigam realizar essa tarefa.

De todo modo, o primeiro passo é realmente escolher uma boa alternativa para essa ação, seja baixando o programa mencionado ou pesquisando por “Danfe online” no navegador e optando por uma das opções disponíveis.

Depois, basta preencher os campos necessários com as informações da transação, e emitir a NF-e e o Danfe online.

A Danfe online é um documento de grande relevância para quem vende através da internet, possibilitando mostrar os dados da NF-e durante o transporte do produto, saindo da empresa até o destinatário.