Escritório de Contabilidade / Contador em São Bento do Sul – SC [Online]

11

Mercado e Economia de São Bento do Sul – SC

Antes de passar algumas dicas de como escolher o melhor escritório de contabilidade em São Bento do Sul, vamos conhecer um pouco do ambiente em que você está querendo abrir uma empresa ou até já tenha uma empresa em pleno funcionamento. Confira:

Caso queira ir direto para as dicas de como escolher o melhor escritório de contabilidade para sua empresa em São Bento do Sul, vá para o próximo subtítulo.

São Bento do Sul é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Sua população em 2018 era estimada em 83 576 habitantes. A distância rodoviária até a capital do estado é de 250 quilômetros.

A economia da cidade é essencialmente conduzida por empresas de grande porte, como as empresas Tuper (fabricação de metalúrgicos), Oxford (cerâmica), Buddemeyer (têxtil), Condor (escovas) e Rudnick (moveis). Além de ter um grande setor moveleiro, que respondia pela maior parte das exportações desse setor no Brasil. Desde 2005, com a volatilidade cambial e com o aumento da concorrência internacional, sobretudo dos países asiáticos, o setor moveleiro vem perdendo espaço na participação da produção industrial da cidade. Isso foi acentuado após a crise no mercado internacional iniciada em 2008. Ademais, houve alto crescimento dos outros setores industriais predominantes na economia local, com destaque para os setores metal-mecânico, plástico, cerâmico e têxtil.

As exportações do município em 2010 foram de aproximadamente US$140 milhões, cujo destino principal é o mercado europeu, que responde por mais de 50% das exportações. Os móveis e produtos relacionados são o principal produto de exportação da cidade, correspondendo no último ano a mais de 80% das exportações são-bentenses, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Agora que você sabe um pouco a mais sobre São Bento do Sul, onde você pretende abrir seu novo negócio ou está em busca de contador, acompanhe a baixo nossas dicas para escolher o melhor escritório de contabilidade parceiro.

Quão importante é um escritório de contabilidade?

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem condições mínimas para sobreviver ou planejar seu crescimento e futuro, será irregular e terá alguns problemas como dificuldade em obter empréstimos bancários.

As funções de um escritório de contabilidade não se limitam à apuração de impostos e à manutenção de registros contábeis, o contador pode e deve contribuir com todas as áreas da empresa, a fim de fornecer ao empreendedor as ferramentas necessárias para a preservação de seus ativos e negócios.

Um escritório de contabilidade fornece informações que dão ao empreendedor as condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não apenas o cálculo dos resultados mensais, mas também como foi alcançado determinado resultado positivo ou mesmo negativo.

Na maioria dos casos, o contador está preparado para ajudá-lo na definição de estratégias para o seu negócio, bem como nas decisões diárias, mas atenção, você não deve deixar as decisão que é sua apenas para seu contador, procure saber ao menos o básico das obrigações da sua empresa e conte sempre com a ajuda do seu contador na correta tomada de decisões.

Quando se fala em micro e pequenas empresas, a tendência é não dar muita importância à contabilidade, pois as agências governamentais também não dão a devida importância. No entanto, sempre tenha uma firma de contabilidade como parceira estratégica do seu negócio.

O que faz um escritório de contabilidade?

Os serviços contábeis on-line e tradicionais, como um todo, têm o objetivo central de auxiliar os empreendedores, fornecendo informações para tomar as melhores decisões voltadas ao sucesso financeiro da empresa.

Nesse sentido, os serviços prestados por uma empresa de contabilidade em São Bento do Sul acabam sendo peça chave para organizar e solucionar questões importantes que impactam diretamente no futuro das empresas.

A quantidade de serviços prestados por uma empresa de contabilidade pode ser enorme, dependerá do nicho de atuação da empresa. No entanto, os serviços mais comuns prestados pelas empresas de contabilidade são:

Por que contratar uma empresa de contabilidade?

Todos os tipos de empresas têm várias obrigações contábeis que precisam ser cumpridas no prazo e de maneira correta, evitando problemas como a cobrança de multas e juros pelo governo.

Uma realidade é que as pequenas empresas nem sempre são capazes de manter uma equipe dedicada à contabilidade da empresa. Isso acontece porque o orçamento dessas empresas geralmente é limitado e, na maioria das situações, o tamanho e as metas da empresa inviabilizam a manutenção de uma contabilidade interna.

Nesses casos, para que o trabalho da área receba a atenção necessária sem comprometer o orçamento da empresa, a dica é contratar um escritório de contabilidade em São Bento do Sul, que assumirá as operações da empresa.

Além de reduzir custos internos, a parceria com uma empresa de contabilidade também traz outros benefícios para pequenas e médias empresas, tais como: Regularização e monitoramento do negócio fiscal, trabalhista e contábil; Otimização do planejamento financeiro e tributário; Suporte adequado para cumprimento das obrigações tributárias; Mais segurança e credibilidade para a empresa no mercado.

Quando contratar um escritório de contabilidade?

Muitas vezes, a decisão de administrar a área contábil por conta própria é tomada pelo empreendedor a fim de reduzir custos, já que muitos empresários acreditam que contratar uma empresa de contabilidade em São Bento do Sul é caro, o que apenas empresas de médio e grande porte podem pagar.

Mas essa ideia não é verdadeira. Atualmente existem empresas especializadas no mercado que oferecem planos acessíveis para todas as empresas. Além disso, sua empresa contará com profissionais qualificados e experientes, que realizarão todos os serviços contábeis no prazo e de acordo com a lei, evitando multas e problemas com justiça.

Escritório de Contabilidade Online em São Bento do Sul

Para você, como empreendedor, o que o termo contabilidade on-line sugere? Você pode obter alguma ideia?

Você provavelmente poderia pensar que está relacionado a algo como um assistente virtual, um substituto para o seu contador real e físico, que é limitado ao software que pode emitir guias.

Pode parecer, mas eu adianto que a contabilidade online não vai tão longe no esfriamento das relações entre contador e empreendedor. Quando falamos de serviços online, a ideia é que o sistema online se torne um parceiro e não um inimigo.

Algo on-line poderia se referir a processos realizados apenas pela Internet, robotizados e sem intervenção humana e feitos inteiramente à distância, muitas vezes de máquina para máquina. Embora em certa medida isso ocorra, ganhos de velocidade e segurança na execução de tarefas repetitivas são imensuráveis.

Hoje, mais do que nunca, sabemos que as pessoas querem sentir-se respondidas, compreendidas e entendidas e pensando nesta necessidade, alguns escritórios de contabilidade têm encontrado na internet um meio de oferecer seu trabalho e executá-lo otimamente, atingindo um número maior de pessoas e oferecendo geralmente os serviços por preços mais baixos, desde uma redução significativa de custos.

Com base nos fatos acima, a contabilidade online é definida como uma ferramenta de qualidade e que otimiza o relacionamento contábil profissional com seus clientes e o cumprimento de suas obrigações acessórias. Se você gostaria de saber mais sobre os serviços prestados por um escritório de contabilidade online em São Bento do Sul, clique aqui e saiba mais.