Escritório Virtual: Como Funciona e Porque é uma Boa Opção?

61
Escritório Virtual: Como Funciona e Porque é uma Boa Opção?
4.6 (91.43%) 7 votos

A tecnologia evolui ao ponto de que até mesmo os estabelecimentos físicos estão deixando de existir. O escritório virtual é uma realidade no Brasil e muitas empresas estão abrindo os olhos para essa possibilidade.

É basicamente uma sede virtual para sua empresa. Um lugar que servirá como uma base fiscal e de endereços para receber correspondência e, em alguns casos, até mesmo atendimento.

Neste artigo, explicaremos como o escritório virtual funciona e seus principais benefícios. Se você está interessado neste tipo de assunto, continue lendo e confira!

Como o escritório virtual funciona?

O escritório virtual é um serviço oferecido a profissionais e empresas que não possuem uma sede fixa e precisam ter um endereço físico e um telefone sem a necessidade de ter um espaço que gere mais gastos para o negócio .

Além disso, o escritório virtual transmite uma imagem corporativa mais profissional ao negócio, sem que o proprietário tenha que gastar muito dinheiro alugando ou comprando um espaço para montar sua sede.

Este serviço atende especialmente a profissionais que não têm uma demanda muito grande por um espaço físico ou que realizam suas atividades em sua própria residência e precisam de um endereço comercial para atender às exigências fiscais e administrativas.

Além disso, algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço também possuem espaços denominados coworking. Estes são lugares estruturados para que você possa fazer algum trabalho que depende de mesas, cadeiras e internet ou fazer reuniões e negócios.

Um escritório virtual também melhora a visibilidade do mercado na frente de sua empresa. Ter um negócio em um endereço residencial geralmente não é muito bem visto pelos bancos, fornecedores e vários credores.

Quais são os benefícios do escritório virtual?

Agora que você entende como o escritório virtual funciona, vamos mostrar neste tópico algumas das principais vantagens desse tipo de serviço. Acompanhe!

Localização privilegiada

O primeiro grande benefício é a localização privilegiada. As empresas que oferecem serviço de escritório virtual são geralmente estabelecidas nos principais centros comerciais dos estados brasileiros, especialmente em capitais.

Dessa forma, mesmo que você esteja dentro do seu estado, é possível ter um endereço na região metropolitana, nos bairros onde há maior concentração de estabelecimentos comerciais.

Melhor relação custo-benefício

Ao contratar um serviço de escritório virtual você não terá que se preocupar com a aquisição de armários, cadeiras, mesas, aparelhos eletrônicos, telefone e internet. Tudo já fará parte do pacote que você contratou com a empresa.

Além disso, o principal custo a ser eliminado é o aluguel, uma vez que o preço pago por um escritório virtual em uma área privilegiada na capital de um estado é geralmente consideravelmente mais barato do que o aluguel de um espaço comercial.

Gerenciamento de correspondências e recados

O gerenciamento de correspondências e recados é um dos serviços oferecidos pelas empresas que fornecem serviços de escritório virtual. Cada carta ou encomenda recebida é tratada e separada com o maior cuidado e zelo.

Assim que chegar uma correnpondência, o proprietário é imediatamente avisado para que ele saiba do que se trata. Além disso, algumas organizações também oferecem serviço telefônico para os clientes da sua empresa .

Endereço fiscal e corporativo

Embora a lei permita que as empresas se estabeleçam em endereços residenciais, sabemos que a falta de regularização das casas no Brasil é uma realidade. Mesmo propriedades de alto padrão têm restrições cadastrais e registro em cartórios e prefeituras.

Portanto, esse tipo de pendência, embora não seja cobrado pelo órgão competente, geralmente complica a vida de empresários que podem ser impedidos de obter certidões municipais e licença de funcionamento.

O endereço virtual resolve esse problema de uma vez por todas, já que o mercado imobiliário já tem natureza comercial, além de todas as liberações necessárias para que uma empresa possa localizar e operar sem problemas com as autoridades fiscais.

Atendimento personalizado

Usando os serviços de um escritório virtual também pode oferecer um serviço personalizado para seus clientes. Essas empresas oferecem grande atenção e qualidade rigorosa no atendimento, estreitando o relacionamento com o público que tem acesso ao seu negócio.

Melhor visibilidade do mercado

Como mencionamos, o mercado geralmente tende a não olhar favoravelmente para empresas que possuem endereços corporativos em imóveis residenciais. Isso porque, esse tipo de estabelecimento passa uma sensação de mais profissionalismo.

Os que mais valorizam isso são os bancos e credores que não vêm com segurança para empresas sediadas na própria residência do gerente. Não que isso seja uma coisa ruim, de fato, há negócios muito sólidos e rentáveis ​​em execução em imóveis residenciais ou, ainda, possuem estabelecimentos fixos.

No entanto, para este tipo de empreendimento, os antigos costumes, relacionados à sede das empresas, ainda são válidos e, portanto, o escritório virtual tornou-se um meio para ter esse tipo de endereço comercial.

Ref.: Asaas