Falsos Contadores – Quais os Riscos?

277
Falsos Contadores – Quais os Riscos?
4.7 (93.33%) 3 votos

Risco de quebrar a empresa, ter licenças suspensas e incorreções em registros… esses são alguns infortúnios que uma empresa pode ter ao negociar um falso profissional contábil. Por esse razão, é necessário muita cuidado, pois há um grande número de indivíduos oferecendo seus serviços contábeis, todavia, tais na realidade são “despachantes”.

O mais elevado risco que os donos de empresa estão sujeitos são associados a falta de conhecimento das obrigações e a incapacidade profissional para executar cálculos e preencher declarações. Sem mencionar o infração da obrigatoriedade de se ter um contabilista habilitado, exigido pelas leis em vigor em nosso país.

Os deslizes mais comuns praticados por ilegítimos profissionais contábeis usualmente estão relacionados a declarações e aos cálculos de impostos. Por isso é tão essencial alertar que ao contratar tal indivíduo, pode custar caro demais.

Nossa legislação é muito complicada e várias vezes esses deixam de desfrutar benefícios e reduções tributárias. Além disso, podem efetuar cálculos com bitributação de ICMS, de PIS/COFINS. Esses e as outras falhas fazem com que o empresário gaste verbas de forma indevida.

É frequente também empresas, quando acham o erros, procuraram em seguida verdadeiros contabilistas para tentar abrandar os erros praticados por falsos profissionais. O contratempo é que alguns empresários descobrem tarde demais que seu contador na verdade é um “despachante”.

Esses despachantes se utilizam do fato de saber um pouco pela convivência em escritórios de contabilidade. Então, ofertam seus serviços e se mostram como contadores. Por isso, é tão crucial verificar de perto para impedir esta prática, pois muitas cidadãos são iludidos por oportunistas. A única maneira de saber se está contratando alguém habilitado é fazendo uma pesquisa no website do Conselho Federal de Contabilidade.

Quando uma firma tem alguma incerteza sobre o profissional contratado, a melhor coisa a se fazer é buscar um profissional contábil habilitado. O profissional sério e responsável tem todas as condições de auxiliar o usuário que foi enrolado por um falso contador.

É sempre um enorme risco para quem se arrisca com esses exploradores. Por meio do saber em finanças e pela realização de estudos dos registros contábeis, o contabilista é apto à ajudar a empresa na prevenção contra problemas que podem atrapalhar a sobrevivência do negócio.

Dica Bônus: Contabilidade Online

Para sua empresa crescer e ter sucesso também é necessário que ela também otimize sua relação com a contabilidade, a gestão financeira e tributária, com a folha de pagamentos e com as burocracias do governo em geral.

Nossa dica final é que você faça uma pesquisa e veja se os serviços de contabilidade online atendem as necessidades da sua empresa. Pode ser uma boa ideia optar por esse tipo de serviços, pois sua empresa pode ser melhor acompanhada e você ainda pode economizar um bom dinheiro.

A PJ Simples Contabilidade Online atende várias atividades e regiões do Brasil, contate-nos e peça uma avaliação dos nossos especialistas em empresas do Simples Nacional.