Dicas de Gestão de Restaurantes

94
Dicas de Gestão de Restaurantes
4.7 (93.33%) 3 votos

Gestão de restaurantes e bares

É dono de uma lanchonete? Quer montar uma pizzaria? Precisa melhorar a gestão de restaurantes ou qualquer outro ramo gastronômico? Está no lugar certo! Uma grande dificuldade em toda empresa do ramo alimentício é o controle do estoque. É difícil pois quando realizado de maneira manual é lento, pode ser inconsistente e, assim, resultar em problemas que podem afetar, entre muitas coisas, a insatisfação do cliente.

Vamos listar a seguir algumas das dificuldades presentes no gerenciamento de estabelecimentos que trabalham com venda de pratos e refeições: Controle de comandas, estoque, vendas e delivery.

Comandas e controles de mesa

Um dos primeiros problemas de gestão de restaurantes que todo iniciante que deseja ter, ou tem, o primeiro negócio de venda são as comandas e o controle de mesas. Tanto a pouca experiência em controlar as diversas comandas de diferentes mesas quanto a impossibilidade manual de gerenciar de maneira efetiva, mesmo com grande experiencia, centenas de mesas podem ter dois grandes resultados negativos: conflitos com clientes e prejuízos financeiros. Uma solução simples para tal tipo de problema é imprimir uma comanda simples que pode ser feita em um arquivo de texto.

Controle de estoque

Ainda existem outras importantes gestões que quando operadas de forma ineficiente podem ocasionar em séries consequências. Uma importante gestão é quanto ao controle de estoque de seus produtos. É um controle muito importante pois dois fatores: garantia da validade de seus ingredientes e ter ingredientes suficientes para operação.  A forma mais simples e tradicional em empresas familiares é o uso de um livro para registro do estoque.

Imagine, por exemplo, que é dono de uma lanchonete e deixa, por esquecimento, ou qualquer outro motivo, de checar as quantidades de queijo que possui. Preparar os lanches sem tal ingrediente pode desagradar os clientes e não trabalhar significa deixar de vender.

Um problema muito mais grave é a validade de seus ingredientes. Imagine agora, por exemplo, que o ketchup que dispõe para os clientes venceu e nem percebeu. Tal esquecimento pode resultar em desconfortos como reclamações e até mesmo o fechamento do estabelecimento. Como você pode melhorar a gestão de restaurante?

Venda no balcão e delivery

Trabalha com venda de balcão e entregas? Quantas vezes já teve uma entrega atrasada por informações faltantes ou incorretas? Quantas outras já houve confusão devido ao mesmo nome de cliente tanto no balcão quanto no delivery e resultou em pedidos trocados? Veja que existem vários resultados ruins de uma comunicação inadequada junto de uma gestão inexperiente e isso complica e muito a gestão de restaurantes.

Qual seriam as soluções para melhorar o sistema, você já parou pra pensar? Um método utilizado em grande parte das pequenas empresas que fazem delivery é o “papelzinho” com endereço para o motoboy. Por ser extremamente simples e manual é ainda muito utilizado, mas que pode ocasionar, por exemplo, uma interpretação incorreta do texto.

Ref.: Rtek