De forma sintetizada, a Redesim  é um sistema utilizado pelo Governo Federal para que os empreendedores e empresários consigam administrar o próprio negócio. Além disso, ela conta com uma União que é realizada entre os estados e os municípios em relação a alguns serviços como a emissão de notas fiscais. 

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada durante o ano de 2007 com o objetivo de centralizar informações e de reduzir custos não somente para a União mas também para os empresários, que podem manter tudo centralizado em apenas um local. De acordo com a Lei 11.598, o portal também é responsável, em partes, por trabalhar com a coleta de dados das empresas. 

Neste artigo, o PJ Simples irá abordar um pouco mais sobre o que se trata, dicas de como usar e como entrar em contato com a plataforma. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. 

RedeSim o que é?

RedeSim

Créditos:mt.gov.br

A Redesim é um sistema que une os estados e os municípios em relação a uma empresa, neste caso, tudo pode ser encontrado em apenas um portal: Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB.  Geralmente, a RedeSim  é destinada somente para marcas que são acima do porte de ME (microempresa) que podem faturar até R$ 360 mil por ano.

Quem atua como MEI, microempreendedor individual, geralmente faz o uso do Portal do Empreendedor, que permite a emissão do DAS simplificado e a realização da Declaração Anual de Faturamento. Para usar o Portal do Empreendedor, é necessário que o cidadão conte com uma conta Gov que esteja associada ao seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

Como as principais vantagens do uso do portal, podemos citar o aumento da transparência em âmbito nacional com a centralização de informações e notas fiscais e a redução dos custos visto que o próprio empresário consegue administrar tudo por um único portal de forma mais simplificada. 

Como funciona a RedeSim?

O Redesim permite que os brasileiros abram uma pessoa jurídica de forma simplificada e acompanhem todo o processo no meio online, inclusive em relação ao contrato social. Para acessar, é necessário usar o site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim. Veja, abaixo, algumas funcionalidades e ferramentas que estão dispostas no portal como uma forma de facilitar o trabalho tanto das empresas quanto da União. 

  • Baixa da empresa: o processo para fechar a empresa pode ser realizado totalmente online mediante o preenchimento de alguns formulários para explicar o motivo. Se estiver com impostos pendentes, é necessário colocar tudo em dia para não entrar para a dívida ativa e ter adições de multas sobre o valor. 
  • Alteração cadastral: uma ferramenta destinada para quando a empresa está mudando o seu nome fantasia ou endereço. Também é possível que o dono da marca altere o valor que ela tem de patrimônio. 
  • Licenças: são vários tipos de licenças que uma empresa precisa ter para que comece a funcionar e emita notas fiscais para o Simples Nacional de forma simplificada e arrecade os impostos corretamente. 

Como consultar e acessar a RedeSim? [Passo a Passo]

  • Para acessar a página, é necessário ir para o site oficial do Redesim com esse link. 
  • Depois disso, clique em “abrir pessoa jurídica” e preencha com os dados que forem solicitados. 
  • Caso o indivíduo tenha o objetivo de trabalhar como MEI, microempreendedor individual, ele deve acessar o Portal do Empreendedor. 
  •  

Como consultar o protocolo DBE em poucos passos?

  • O acompanhamento do protocolo da Redesim é feito de forma bastante simplificada: basta acessar o site 
  • Depois disso, clique na aba de “consultar protocolo DBE”. 
  • Você será encaminhado para fazer o login com a conta GOV. Neste caso, é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha. 
  • Caso não tenha ou se esqueceu da sua conta GOV, pode clicar em “esqueci a senha” para receber um questionário e confirmar a identidade.
  • Se não usar mais o mesmo e-mail de cadastro, opte por solicitar a alteração e colocar um confiável. 

Contato fácil: Telefones RedeSim

  • Para entrar em contato com o RedeSim, o cidadão deve acessar a página do Gov e clique em “empresas” para encontrar o link 
  • Agora, é necessário informar o tipo de contato que deseja fazer e o serviço que deseja solicitar, clique sobre o botão. 
  • Depois de clicar, terá acesso a um formulário para contato para aquela área específica (por isso, não escolha qualquer uma). 
  • Preencha com os dados que forem solicitados pelo portal e clique na aba de “enviar”. Na parte inferior da tela, também existe uma aba que permite anexar arquivos e itens. 

Conclusão

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre como falar com o Redesim, quais são as formas de contato e como usar a plataforma para as empresas. Apesar de inicialmente parecer se tratar de um bicho de sete cabeças, é muito mais simples do que parece. Também abordamos sobre quais são as principais ferramentas que estão dispostas no portal da Redesim como a possibilidade de solicitação de baixa do CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 

E, além disso, falamos sobre o MEI, que pode faturar até R$ 81 mil por ano. Quem deseja abrir uma empresa nesta categoria, não deve utilizar o portal Redesim, mas, sim, o Portal do Empreendedor, que também faz a solicitação de uma senha e acesso à GOV. O MEI, microempreendedor individual, conta com mais de 400 atividades disponíveis, não permitindo apenas aquelas que possuem o cunho intelectual como médicos, advogados e até mesmo programadores. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que é e como usar o RedeSim? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de vir nos conhecer em nosso blog para ficar por dentro de todas as atualizações sobre contabilidade e pessoas jurídicas. Nosso portal publica conteúdos que não estão associados somente ao MEI como também a outros portes de marca como o ME, EPP, SA e demais.