Série: Como Abrir uma Empresa – Representante Comercial

95
Série: Como Abrir uma Empresa – Representante Comercial
4.8 (95%) 4 votos

A representação comercial tem como objetivo ligar produtos e clientes e não apenas funciona como vendedor, mas como responsável pelo que representa e vende. A atividade é uma maneira de mostrar os produtos em diferentes lugares e para diferentes públicos.

As principais funções são visitar regularmente a clientela com a intenção de intermediar vendas, atender pedidos, relatar sobre o andamento das negociações, obter informações sobre potenciais clientes, ajudar na arrecadação, aumentar contatos, promover produtos e conhecer a satisfação do cliente. consumidor.

Com tais ações, é possível facilitar a comercialização. Como hoje existem muitas empresas que oferecem os produtos mais diversificados, os empreendedores podem acatar a ideia de abrir uma empresa de representação comercial .

Conhecimento do mercado de representação comercial

Os fabricantes sempre tentam cortar custos e aumentar os lucros. Por isso, estão localizados em locais com grande potencial de vendas, e é de responsabilidade do representante comercial tornar o fabricante mais competitivo no mercado.

Portanto, é necessário saber o suficiente sobre qual ramo de atividade irá atuar para poder identificar o que está em excesso ou escassez, a fim de produzir mais e melhor para seus futuros clientes.

O setor de representação comercial é muito competitivo devido ao grande número de indústrias fornecedoras, concentradas em centros comerciais e com produtos que devem atingir os diversos cantos do país ou mesmo fora dele.

Clientes de uma representação comercial

Como se trata de uma representação comercial e esta é uma atividade muito ampla, os clientes também serão tão diversos quanto possível, devido à imensa diversidade de produtos e serviços que podem ser comercializados. Cada representante deverá se especializar de acordo com a região onde atua e de acordo com as características dos clientes.

Conhecê-los é fundamental e para isso você precisa fazer uma pesquisa de mercado para identificar suas características mais peculiares.

Localização da empresa de representação comercial

No início, uma empresa de representação comercial pode ser aberta na própria casa do empreendedor. Essa é uma das vantagens, porque é um tipo de negócio que não possui tantos requisitos quanto a instalação física.

O negócio pode funcionar em um lugar pequeno, já que não há necessidade de ter uma sala de vendas ou área de armazenamento. Da mesma forma, não precisa ser de fácil alcance e grande movimentação, como a maioria dos empreendimentos exige.

Qualquer pessoa que esteja começando pode alugar uma propriedade em vez de comprar. Neste caso, você precisa estar perto de bancos, centros comerciais, clientes em potencial, etc.

Pessoal necessário para começar a tocar os negócios de representação comercial

O escritório de representação comercial precisará de um gerente, que seja o proprietário, dois representantes que farão visitas aos clientes e uma secretária para fazer o serviço telefônico, relatórios, cuidar dos formulários e auxiliar o representante no dia a dia. Você também precisará ter uma faxineira para cuidar da limpeza do local. Isso é claro que você decidir investir num espaço físico.

Todos os funcionários devem ter certas características para serem fluentes no contato com o cliente, como capacidade de ouvir, orientar, negociar, persistir, iniciar negociações, bem como boa vontade, equilíbrio emocional e pronto atendimento.

Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos que devem ocorrer periodicamente entre seus colaboradores, cursos como: Gestão de Pessoas, Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratória, A Arte de Falar em Público, entre outros.

Tornar a empresa de representação comercial bem conhecida por todos

No negócio de serviços, a maneira mais comum de fazer uma empresa pública é usar os anúncios em revistas especializadas, porque eles são direcionados exatamente para clientes em potencial.

Publicidade ineficiente em uma representação comercial é aquela que é realizada em meios de comunicação que não chegam a tal público ou o atingem, mas de forma difusa, provocando gastos desnecessários.

Portanto, é importante identificar a clientela e, em seguida, fazer essa publicidade para sua empresa de representação comercial.

Legalização da empresa de representação comercial

Para realizar atividades de representação comercial, é necessário ter um registro no conselho regional de representantes comerciais do estado, onde a empresa possui o endereço comercial. Para fazer isso, você precisa acessar o conselho estadual e obter informações mais precisas, pois elas variam de acordo com o local onde você deseja abrir sua empresa.

É necessário ter registrado na Junta Comercial ou Cartório, obter o CNPJ da Receita Federal, adquirir o CCM na prefeitura, o registro previdenciário da empresa no INSS e na CEF. Para isso, procure ajuda de uma empresa especializada.

O prazo de cadastro de empresas é definido de acordo com a disponibilidade e cronograma desses órgãos, variando de 15 a 25 dias úteis, a partir do cadastro na junta comercial ou cartório.

Dicas de Negócios para Representação comercial

Para o exercício deste tipo de atividade existem 3 tipos de tributação:

  • Lucro Presumido – que pode variar, mas está entre 13% e 16% sobre o valor do faturamento. O faturamento bruto anual deve ser de no máximo R $ 48.000.000,00;
  • Lucro Real – que é um tipo de tributação que utiliza o lucro líquido;
  • Simples Nacional – a tributação varia é a partir de 6% e incide sobre o faturamento bruto da empresa.

Uma avaliação dos custos e despesas dedutíveis precisa ser feita para definir o melhor regime para sua representação comercial.

Processo de abertura de empresa

Agora que você já sabe alguns detalhes de como abrir seu negócio, também é necessário que você saiba que para trabalhar de forma legal, é preciso fazer o processo de formalização de uma empresa, geralmente é feito na junta comercial.

Para te ajudar, preparamos outros artigos que te explicam com mais detalhes como funciona o processo de formalização de empresas:

Ref.: Novo Negócio