CNPJ

Consulta CNPJ: Como consultar cartão CNPJ de empresa grátis na Receita Federal

04/08/2024

Se você tem interesse em abrir o próprio negócio e dar um grande passo para se tornar financeiramente independente, emitir um CNPJ é fundamental.

No entanto, com esse passo vem outras responsabilidades nas quais é preciso ficar de olho para se manter dentro da lei e com todos os impostos em dia.

Por isso, saber como fazer a consulta CNPJ na Receita Federal é essencial.

A primeira coisa a saber é que o CNPJ é um número usado para identificar sua empresa e uma consulta pode ser feita usando esse número de identificação para verificar o status da mesma, como dívidas ativas, processos judiciais e até mesmo, para saber se a empresa realmente existe.

Realizar a consulta do CNPJ é uma forma de estar atento a possíveis regularizações necessárias, já que permite saber se a empresa está, de fato, regularizada.

Se houver qualquer problema presente, o proprietário não pode utilizar das funções profissionais, dessa forma, manter o CNPJ regular também é uma forma de alavancar o negócio.

Em uma consulta do CNPJ é possível descobrir, além da situação cadastral, informações como nome fantasia, endereço, descrição de atividade, código e o mais interessante é que pode ser feita de forma online e gratuita.

É comum encontrar profissionais autônomos com medo de formalizar o empreendimento por ter receio de perder os direitos, no entanto, ter um CNPJ significa justamente o contrário.

Ter um CNPJ regular garante ao trabalhador a aposentadoria a partir da contribuição do INSS e, para as grávidas, garante direito a auxílio-maternidade, por exemplo.

Se você tem vontade de expandir o negócio, também é uma vantagem manter o CNPJ regularizado, evitando então misturar a vida profissional com a pessoal, pois na hora de pedir empréstimos, os bancos garantem mais benefícios para a Pessoa Jurídica.

Para os microempreendedores, a modalidade MEI tem taxas de impostos reduzidas para facilitar o processo de crescimento.

Outro fator muito importante é passar confiança e credibilidade aos clientes, o que só pode ser feito com um cadastro de Pessoa Física ativo e regular.

Sem o CNPJ, a empresa se torna ilegal e não consegue crescer.

Sem o CNPJ, sua empresa pode enfrentar problemas como:.

Para te ajudar a criar o seu Cadastro de Pessoa Jurídica, trouxemos algumas dicas e como proceder.

Caso o seu negócio se encaixe no Microempreendedor Individual, o processo é fácil e rápido, pois pode ser feito pela internet, acessando o Portal do Empreendedor, na opção ‘Formalize-se’.

No local, informe o CPF, a última declaração de Imposto de Renda (IR) e o título de eleitor.

Após preencher todos os dados solicitados e o CNPJ e o número de inscrição forem emitidos, imprima e assine os papéis e leve-os, com as cópias dos documentos pessoais, até a Prefeitura Municipal.

Caso sua empresa não se enquadre na opção MEI, é indicado a contratação de um contador, pois o passo a passo tende a ser um pouco mais complexo.

Para emitir o CNPJ, além dos documentos pessoais, é necessário elaborar um contrato social ou requerimento; definir o tipo de empresa, o CNAE e a tributação; fazer a descrição de sócios, quando houver; fazer o registro na entidade da classe e junta comercial; fechar o capital inicial; realizar o registro na Receita Federal, no estado e muni...

Esses são apenas alguns exemplos que podem ser necessários, por isso a importância de falar com quem entende do assunto.

As etapas para a criação de um CNPJ podem mudar de acordo com o formato e a tributação de uma empresa.

Além disso, também será necessário o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE), emitido com o contrato social; o registro da junta comercial e a Ficha de Cadastro Nacional (FCN).

O processo pode durar até três meses até ser finalizado.