Impostos

Sintegra: Como fazer consulta em SP, PR, MG, RS, ES e todas as demais UFs

06/10/2024

O Sintegra é um importante sistema de integração dos estados, voltado para a fiscalização e controle sobre o ICMS, que é o imposto sobre a circulação das mercadorias e também dos serviços.

Levando em consideração o próprio tamanho do Brasil, a quantidade de estados que ele possui, e a quantidade de empresas e mercadores que circulam no território, ter um modelo eficiente de controle e fiscalização sobre isso, é indispensável.

Assim, o Sintegra busca, como seu objetivo inicial, cumprir essa meta, de fornecer os meios necessários para os estados atuarem de forma eficaz.

No entanto, não é apenas os estados que são beneficiados com a criação desse sistema de recolhimento de dados.

As próprias empresas em si podem colher os frutos de uma atuação correta, dentro da lei, em relação a suas obrigações.

Através de consultas públicas, qualquer pessoa consegue verificar a situação fiscal de uma empresa.

Desse modo, pode-se, por exemplo, observar se é confiável negociar com uma outra empresa, baseado nas informações da consulta.

Mas, de todo modo, o que é exatamente o Sintegra? E como fazer as consultas por estado? Vejamos isso agora!.

Para entender o que é o Sintegra, é necessário compreender sua relação, primeiramente, com dois termos outros termos: ICMS e Nota Fiscal.

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é um imposto estadual, sendo um dos mais importantes que existem.

O seu pagamento, por parte das empresas, deve ser feito corretamente, buscando evitar complicações pelo repasse incorreto, mas também obter benefícios por fazer tudo da forma certa.

Outro ponto é a Nota Fiscal, isso porque o objetivo do Sintegra é justamente possibilitar que as empresas possam fazer essa emissão.

Então, já tendo observado esses dois fatores, compreender o que é o Sintegra fica muito mais simples.

O Sintegra é um termo usado para referenciar o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

Esse é um sistema de integração onde as empresas podem ter um diálogo mais eficiente com os fiscos estaduais.