Assim como todos os estados, o Paraná oferece sua própria nota fiscal, a Nota Paraná.
Em poucas palavras essa surgiu como uma forma de incentivo para que o consumidor peça sua nota fiscal sempre que realizar alguma aquisição financeira.
Os benefícios por trás disso estão em receberam a parcela do ICMS recolhida pelo local onde fez sua compra.
Além disso, aqueles que se inscreverem nesse programa do Paraná podem ainda ser sorteados com prêmios em dinheiro.
Algo muito interessante sobre essas premiações está o fato de que o valor da premiação pode gerar um crédito para que o mesmo seja abatido no IPVA.
Mas, um dos aspectos mais importantes sobre a nota Paraná está no fato de que com ela é possível fazer consultas e impressões de notas fiscais emitidas em um CPF.
Em linhas gerais, a nota Paraná tem a mesma funcionalidade das notas fiscais em outros estados: regular e taxar emissores de notas fiscais.
Mas essas notas, assim como as demais NF, podem servir para declaração de imposto de renda e afins.
Com isso, é possível introduzir aqui o artigo sobre Nota Paraná, como se cadastrar, entrar no sistema e fazer consultas de saldo.
Portanto, sem mais delongas, aqui está esse artigo informativo.
Como se cadastrar na nota fiscal do Paraná em poucos passos?
Antes de mais nada, Vale ressaltar que o processo de cadastro pode ser feito totalmente virtualmente. E o primeiro passo para executar o cadastro é acessar o site da nota Paraná, então clicar em “cadastrar-se”.
Bom, a primeira coisa que deve ser feita após selecionar a opção de cadastro é conceder os dados requisitados para que seja possível fazer o cadastro no programa nota Paraná.
É muito importante fazer uma revisão rigorosa das informações que são concedidas para o portal, visto que uma vez que esses forem concedidos os mesmos irão para a receita federal brasileira.
A digitação errônea de algum dos dados pode acabar desclassificando ou dificultando o processo de cadastro do indivíduo que errar seus dados.
Além dos dados obrigatórios, é possível conceder alguns dados adicionais para aumentar a confiabilidade da plataforma no CPF registrado.
Isso é positivo para agregar em uma maior facilidade de obtenção de benefícios com a nota Paraná. Entretanto, a não concessão desses dados opcionais não impede que um cidadão se beneficie com a nota Paraná.
Vale ressaltar que o e-mail deve ser concedido com obrigatoriedade e o mesmo deve ter a opção de mensagens de spam desativadas, uma vez que os e-mails da nota Paraná podem acabar sendo direcionados para essa aba da caixa de entrada de um e-mail.
Enfim, já que tocou silence assunto, após terminar de preencher os dados necessários para se cadastrar na nota Paraná, é necessário encontrar no e-mail um link recebido para então clicar e ser direcionado a uma página de criação de senha.
Depois de finalizar essa etapa do processo o cadastro na nota Paraná está concluído com sucesso.
Quem precisa da Nota Fiscal Paraná?
Bom, essa pergunta é muito fácil de ser respondida aos leitores: ninguém precisa, de fato, dessa nota.
Na verdade, a nota Paraná não trata-se de necessidade, mas sim dos benefícios que os indivíduos podem ter por meio do exercício de sua cidadania ao comprar produtos e pedir a emissão de notas.
Agora, quando se fala sobre quem é que se enquadra nesse programa, é possível afirmar que pessoas com CPF regular, menores de idade e entidade sem fins lucrativos podem se cadastrar.
Com isso, esses adquirem os benefícios que foram apresentados na introdução do texto.
E já que se falou sobre acessibilidade no cadastro, é possível falar sobre a facilidade de conseguir cadastrar-se por meios digitais. Afinal é possível fazer o cadastro por meio do uso de certificado digital.
Aliás, por meio do uso do certificado digital é possível conseguir cadastrar-se de forma mais rápida e ter uma maior confiabilidade perante os serviços da Nota Paraná.
Agora, um aspecto que nem todos sabem sobre a nota Paraná e seu programa de benefícios é que consumidores que habitam em outros estados podem ser beneficiados por esse também.
Portanto, além de ser um programa acessível e cheio de benefícios, esse é muito abrangente e visa a melhor experiência para os consumidores.
Fazer login na nota fiscal paraná
Fazer login na nota Paraná é algo muito fácil, rápido e prático. Primeiramente, é preciso ir até o site nota Paraná, clicar em “O programa”, que se localiza no canto superior esquerdo abaixo do símbolo da nota Paraná e depois clicar em conferir seu saldo na nota Paraná.
A partir disso, é possível clicar em “conferir”, que é a porta de acesso para fazer o login e conferir o próprio saldo na nota Paraná.
Além desse meio, é possível fazer o login a partir do aplicativo nota Paraná esse encontra-se disponível para download nas principais lojas de aplicativo, como Google Play Store e App store.
Após executar o download, é importante conferir se o aplicativo se encontra em sua versão mais atualizada. Caso contrário, basta atualizar por meio da loja de aplicativos.
Com isso, executar o login por meio do aplicativo é simples, basta preencher as informações de login e senha, e pronto!
A partir do login é possível ter acesso a todas as informações concedidas pela nota Paraná, assim como acessar os créditos e premiações.
Verificar saldo na nota fiscal Paraná: Passo a Passo
Bom, para verificar o saldo na nota fiscal do Paraná é preciso fazer isso por meio da internet ou por meio de seu aplicativo oficial.
Para fazer isso por intermédio da internet é preciso clicar no botão conferir. A partir disso o usuário será redirecionado a uma nova página, onde ele deverá informar seu cadastro de pessoa física (CPF) e senha de login.
Enfim, após executar isso, é possível observar na aba minha conta corrente todos os lançamentos do programa, bem como o saldo presente na nota Paraná.
Mas, quando isso é feito por meio do aplicativo oficial da nota Paraná, seja em um celular ou tablet, o saldo fica disponível logo no início, na tela inicial.
Assim como foi dito anteriormente, o processo de verificação de saldo é muito simples, rápido e prático.
Além disso, a consulta acontece de forma imediata. Portanto, é possível inferir que essa forma de estímulo promovida pelo Estado do Paraná é extremamente eficaz.
Como entrar no sistema da nota fiscal Paraná?
Para entrar no sistema da nota Paraná basta seguir os passos que foram apresentados anteriormente nos parágrafos.
Como pagar o IPVA com a Nota Paraná
Muitos não sabem, mas é possível abater uma parte, ou até mesmo integralmente, o valor do IPVA usando a Nota Paraná.
Mas para fazer isso é preciso estar cadastrado no sistema. Além disso, é preciso ter crédito no sistema da Nota Paraná.
E, claro, é preciso possuir um CPF regular e pagar IPVA. Bom, o primeiro passo é acessar o site da Nota Fiscal Paraná. Depois disso, é preciso realizar a transferência de crédito para pagamento de IPVA.
Isso pode ser feito clicando na aba “Conta-corrente” e em seguida clicar na opção de transferência de crédito para IPVA.
Vale ressaltar que isso só pode ser feito por meio da plataforma entre os dias 01 e 30 de novembro do ano anterior ao pagamento do IPVA.
Portanto, é importante planejar-se atentar-se às datas para que seja possível conseguir o abono no IPVA.
Esse é apenas mais um dos benefícios oferecidos pela Nota Paraná. E vale ressaltar que é opcional.
Uma vez que o crédito foi transferido, esse pode ser acompanhado por meio do SEFA.
Vale ressaltar que somente o proprietário, arrendatário ou comprador do veículo podem ter acesso ao crédito para abater o IPVA de um veículo.
Outro aspecto importante de ressaltar é que é possível usar esse crédito para pagamento de IPVA de mais de um carro, desde que estejam registrados no CPF cadastrado na Nota Paraná com os créditos.
Resgatar os créditos da Nota Paraná de forma fácil
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que só é possível fazer o resgate dos créditos da Nota Paraná a partir da acumulação de um valor de R $25, 00.
Esse crédito pode ser enviado para diferentes tipos de conta do Sistema Financeiro Nacional.
Só que com isso não infere-se Bolsa Família ou quaisquer outros programas sociais do governo.
Outro aspecto importante é que um CPF cadastrado não poderá resgatar os créditos em uma conta com CNPJ.
Para executar o resgate basta acessar o site da Nota Paraná e optar pelo resgate. E, claro, é importante avaliar para qual banco se deseja enviar o crédito, uma vez que cada um possui taxas particulares.
No Banco do Brasil, por exemplo, não há abatimento da tarifa. Mas segundo o site da Nota Paraná esse é o único.
Em suma, o processo é bem simples e fácil para aqueles que desejam sacar seus créditos adquiridos com a Nota Paraná.
Portanto, basta seguir os passos que já foram ensinados nos parágrafos anteriores e executar o resgate.
Como solicitar CPF na nota
Entre todas as etapas de ser beneficiado por exercer a cidadania fiscal a solicitação do CPF na nota é a mais simples de ser executada por indivíduos que desejam se beneficiar desse programa.
Vale ressaltar aqui que só é possível conseguir benefícios registrando CPF na nota a cada compra em estados que possuem programas de benefícios de cidadania fiscal por meio das notas fiscais.
Bom dia sem muitas delongas, para conseguir solicitar o CPF na nota basta solicitar a cada compra feita que se registre o CPF ao fim da compra.
À medida que isso vai sendo feito, créditos são acumulados em programas de benefícios por cadastro de CPF em nota fiscal como, a nota Paraná.
Alguns outros estados do Brasil contam com programas de benefícios semelhantes a esse. Por isso vale a pena estar sempre antenado a atualizações ligadas à políticas fiscais, programas de benefícios e afins.
Muitas pessoas perdem a oportunidade de serem beneficiadas pelo exercício da cidadania fiscal justamente por não conhecerem seus direitos, então pouco os programas de benefícios como nota Paraná.
Além desses, aqueles que negligenciam a possibilidade de ter bons retornos financeiros simplesmente dizendo os dígitos do próprio CPF ao executar uma compra.
E assim como foi visto aqui neste artigo, além de poder receber o crédito gerado pelo cadastro de notas fiscais na própria conta bancária é possível abater uma parte do IPVA ou até mesmo abater o valor de forma integral.
Conclusão
Bom, a partir desse texto foi possível introduzir algumas noções básicas sobre a nota Paraná, o sistema de benefícios da nota fiscal paranaense que conta com quase 4 milhões de 100 mil pessoas cadastrados, 1596 entidades sociais, e 199689 estabelecimentos comerciais cadastrados.
Sorteio da nota Paraná do ano de 2021 para o primeiro lugar foi milhão de reais e para o 2º lugar r$ 200000 com o acréscimo de 40 prêmios de r$10000. Enquanto para o terceiro 40000 prêmios de 10 reais foram sorteados.
Ao todo, o valor de prêmios totalizou 2 milhões de reais. E não para por aí.
No sistema Paraná 1736102, pessoas concorreram a 8000 prêmios de r$ 100, que totalizou r$ 800000 em sorteios.
Por fim, mas não menos importante, estão as entidades sociais que entre as 1533 concorreram a 10 km de r$ 20000,20 mil prêmios de r$ 100 totalizando um valor de r$ 2000200 em prêmios.
Ao acessar o Portal nota Paraná, é possível conferir o devoluto metro. Esse é o medidor de arrecadação de valor devolvido para todos aqueles que estão cadastrados na nota Paraná.
No momento em que esse artigo foi escrito, 2000381 milhões e r$ 771000 foram estornados a cidadãos.
E, claro, esse valor tende a crescer cada vez mais, uma vez que aceitação por programas como esses se torna maior a cada dia.
Enfim, o desejo por trás desse texto de introduzir algumas noções sobre a nota Paraná e esclarecer aspectos quanto a isso foi realizado. Agora falta que os leitores aproveitem essa oportunidade de terem dinheiro de volta a cada compra que fizerem
Leia também: Meu INSS Cnis: Como utilizar o sistema CNIS para fazer consultas