Existem diferentes tipos de forma de conseguir rendimentos de forma segura e fixa, e o CDI é uma dessas maneiras. Na verdade, CDI infere uma taxa de juros que se aplica sobre um empréstimo que é feito entre bancos .
Muitas formas de renda fixa que são extremamente seguras, por sinal, se embasam em CDI para precificação de rendimentos.
CDB’s por exemplo, são uma forma de investimento em renda fixa que acatam a porcentagem do CDI para precificar lucros e perdas.
É claro que essa questão é muito mais profunda e merece muito mais atenção do que uma definição minimalista tal como essa.
E é justamente por isso que aqui no texto alguns termos ligados a CDI estão presentes.
Dessa forma se torna possível saber onde consultar a taxa. E, claro, a partir disso ter uma maior noção quanto ao que acontece com o próprio dinheiro investido.
Ou senão aprender a calcular o rendimento que obteve, de acordo com o CDI.
A verdade é que a aplicabilidade de CDI é tão extensa que abrange todos os dias úteis do ano, 252 ao todo, a partir da perspectiva do valor da taxa diária de transações sendo aplicada como média para todos estes dias úteis.
Bom, apesar de parecer algo complexo, não é. Na verdade, no que tange investir o próprio dinheiro, hoje em dia existem diversas instituições financeiras em formatos inovadores, como bancos digitais, que apresentam facilidades para investimentos em CDI.
Por isso e outros motivos, aqui está um artigo capaz de ensinar os leitores mais sobre CDI e assuntos afins.
O que é CDI?
Em poucas palavras, CDI nada mais é do que um certificado de depósito interbancário.
Mas, apesar disso parecer um tanto quanto subjetivo, na verdade não é.
Basicamente, todos os dias Bancos efetuam depósitos entre si. E por questões normativas do Banco Central isso deve ser algo registrado.
É como uma espécie de validação de contratos interbancários. Enfim, essas são formas de captar ou de usar o capital “que sobra”.
Sua principal funcionalidade a partir da criação de seu conceito é conseguir com que uma instituição financeira consiga ter maior fluxo de caixa.
Aliás, o CDI surgiu em 1980. E nos últimos anos esse vem se fazendo um artifício necessário que seja do conhecimento de investidores.
Diferente do CDB, o CDI é uma maneira de negociação entre bancos. E isso pode influenciar diretamente a rentabilidade de um investimento.
Calculadora de rendimento do CDI
Geralmente, ao entrar em um investimento, aquele que deseja aplicar seu capital deve avaliar as possibilidades de perda e de ganho.
Mas visto que investir em CDI e afins é sempre mais seguro do que renda variável ou demais que se assemelham, ter uma base a partir de cálculos de uma calculadora de rendimento CDI pode ser muito positivo.
Por isso, o primeiro passo para saber quanto irá ter de rendimento é por meio da calculadora oferecida pela Globo.
Na verdade, a calculadora está presente na página da Valor Investe, subjacente da Globo.
Enfim, de qualquer forma, a partir dessa calculadora é possível obter diferentes tipos de rendimentos.
E entre eles estão o CDI. Para conseguir calcular o valor de rendimento, basta preencher as lacunas presentes na página.
Nelas são requisitados números, valores e porcentagens. Basta preencher.
Depois que todos estiverem preenchidos é possível observar abaixo uma tabela que oferece diferentes rentabilidades obtidas em diferentes tipos de investimento.
Por isso, cabe aos leitores procurarem saber a quantidade de rendimentos a partir dessa ferramenta.
Isso ajudará na organização da estratégia de investimentos adotada. Bom, quanto à calculadora de CDI, era mais sobre isso.
Onde consultar a taxa do CDI hoje?
A taxa CDI oscila diariamente. E apesar de ser documentada diariamente, é difícil acompanhá-la sem ao menos conferir suas atualizações.
Mas para que os leitores saibam onde consultar a taxa do CDI do dia, aqui está uma dica importante.
A taxa do CDI é atualizada constantemente, aliás, para falar com mais precisão, diariamente no site do Banco Central.
É claro que esse não é o único local na internet em que é possível encontrar atualizações sobre essa taxa.
Mas é a partir do banco central que questões ligadas a rastreio de certificados de depósitos interbancários são ministradas.
Portanto, é um meio de informação seguro e claro para o planejamento de um investimento que tem como base as taxas em CDI.
Conferir as atualizações ajudam na idealização, assim como na estipulação de um prazo para a retirada de investimentos.
O que é a taxa CDI e sua relação com a Selic?
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que esses são indexadores econômicos, ou seja, servem para calcular a rentabilidade de investimento de forma pré estabelecida a partir de investimentos pós-fixados, bem como para empréstimos e manutenção contratual.
A partir dessa perspectiva é possível dar continuidade ao que seria a taxa CDI e sua relação com a SELIC.
Enquanto a SELIC é uma taxa básica de juros presente em toda a economia capaz de influenciar diversas outras taxas, incluindo a de CDI.
Selic é o resumo para Sistema de Liquidação e Custódia. Basicamente, esse indexador registra todas atividades econômicas realizadas a partir de títulos federais de cunho público.
Outra questão pertinente a ser comentada sobre a Selic é que essa é um parâmetro para que o Governo Federal saiba seu teto de empréstimos.
E esse valor de empréstimo está atrelado às negociações do Tesouro Direto. Por fim, mas não menos importante: esse versátil indexador consegue ainda servir de grande ajuda para o BC brasileiro conter a inflação.
Mas nisso tudo vê-se uma diferença entre ambos os indexadores, Selic e CDI.
E a verdade é que essa ideia expressa uma verdade eminente: CDI e Selic são diferentes entre si devido ao fato de que CDI é balizador de negociações entre instituições financeiras enquanto Selic é a referência para esse tipo de transação de mesmo cunho.
De qualquer forma, esses dois indicadores se assemelham muito quanto a função de referências como juros de formas de investimento em renda fixa.
Quanto rendeu 100% do CDI nos últimos anos?
Vale ressaltar, antes de mais nada, que 100% do CDI não vai apresentar uma rentabilidade tão interessante quanto outros tipos de investimento.
Visto que 10000 reais aplicados numa taxa de 100% do CDI ao final de 2011 se tornaram 11.159 reais, mas ao longo de 10 anos se tornaram 10.438 reais.
É claro que em momentos de maior rentabilidade, como no período de 2016, em que a rentabilidade estava em 13,99%, esse mesmo valor de 10000 reais se tornaram 11399 reais.
Mas nem é preciso dizer que isso é um valor bruto, sem desconto de impostos ou afins.
No fim das contas, o valor oscilatório de rentabilidade mostra que talvez não seja tão interessante quando a intenção é ter um investimento que mantenha uma rentabilidade média no longo prazo.
O CDI, apesar de servir de base para investimentos de renda fixa, que são mais conservadores, pode ser um tanto quanto negativo como indexador de juros para investimentos.
É uma taxa que usa como base a inflação. E de acordo com a oscilação da inflação, o valor de desconto sobre a rentabilidade bruta muda.
E visto que a inflação é um termo econômico que expressa mudança na precificação de acordo com demanda, custos e inércia ( motivações psicológicas e de tendência de consumo sob produtos), a inflação é essencialmente um parâmetro não muito interessante pelo menos no cenário econômico do Brasil, para obter bons rendimentos.
Mas isso é algo que será abordado com maior profundidade nos tópicos abaixo.
Quais investimentos seguem a taxa do CDI?
CDI é um dos principais indexadores de taxa de juros para investimentos.
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, apesar do senso comum dizer o contrário, é impossível investir em CDI.
Até porque não é nenhum investimento. Na verdade, esse é um indexador, assim como foi dito anteriormente.
Visto isso, esse serve como base para diversos investimentos, tais como CDB, LC, LCA e LCI.
Todos são enquadrados como formas de rendimento fixo, ou seja, são os famosos investimentos em renda fixa.
Esses oferecem um investimento seguro, mas de rentabilidade mínima e variável de acordo com a inflação.
Fazendo uma comparação, é quase como emprestar um dinheiro a uma instituição, independente de seus fins, para que então uma parcela mensal baseada na taxa de CDI retorne para aquele que fez o “empréstimo”. Na verdade, esse empréstimo seria o investimento.
No entanto, enquanto o “empréstimo” estiver “ nas mãos “ de quem o pegou, o valor de recebimento se torna menor de acordo com o gasto que precisa-se ter a partir das finalidades as quais levaram o consignatário a fazer o uso do dinheiro do consignante.
Então, se ainda não ficou claro, uma instituição financeira que oferece um investimento em CDB pode entregar uma rentabilidade 3X em um ano, mas sofrer uma subtração gradual à medida que a inflação oscila para cima , e chegar a render 1,5X e até menos, como no caso do Brasil nos últimos 10 anos que tem a inflação em crescimento.
Vale a pena investir em investimentos que seguem a taxa do CDI?
Bom, isso é algo que somente aqueles que investem em investimentos com base em indexador de taxa de juros para investimentos CDI podem responder.
Afinal, quando se investe em algo é preciso ter um planejamento e contar com todas as possibilidades. Os investimentos que têm como base o CDI conseguem entregar mais estabilidade.
Apesar de não serem sempre muito rentáveis, esses dificilmente fazem seus investidores perderem o dinheiro que investiram.
É uma forma de investimento mais segura, e que oferece a seus investidores uma renda passiva razoável de acordo com a quantia investida.
O fator que deve ser um teste para investidores iniciantes que acabam de adotar esse hábito é a paciência de esperar para ter um valor bom o suficiente investido a ponto de trazer uma boa rentabilidade. Muitos bancos digitais, tais como NEXT e Inter oferecem diversas opções de investimento com base na taxa de CDI.
De qualquer forma, investir sempre será algo válido. Isso é algo que se alinha com a mentalidade de promover prosperidade.
Fazer o próprio dinheiro trabalhar para si mesmo, independente da forma (desde que seja dentro de parâmetros legais) é sempre positivo.
Por isso, “apostar as fichas “ em investimentos que seguem a taxa de CDI pode sim ser algo bom.
Conclusão
Bom, a partir desse texto foi possível abordar o tema CDI de forma abrangente, mas não esgotando tudo quanto sobre esse assunto.
Apesar disso, aqui foi possível abordar quais são os tipos de investimento que se baseia nas taxas produzidos a partir do CDI.
Outro aspecto que também se inclui nessa lista de itens abordados no texto estão a rentabilidade do CDI nos últimos anos e a relação do CDI com a taxa SELIC. Ter conhecimento desses é de real necessidade para uma maior integração com os investimentos de renda fixa, ou investimentos mais conservadores.
Quando posto em comparação com a poupança, o investimento em renda fixa com base em CDI se apresenta mais lucrativo. Visto isso, na verdade a poupança não pode ser considerada nem uma boa forma de reservar o próprio dinheiro e tampouco uma forma de investimento.
Devido às oscilações inflacionárias é possível que o dinheiro numa poupança, mesmo com suas taxas de rendimento tabeladas e pré fixadas, acaba fazendo com que o dinheiro se desvalorize com o passar do tempo.
Portanto, investimentos com base em juros de CDI devem ser consideradas pelo menos como uma porcentagem mínima do portfólio de investimentos daqueles que buscam segurança ao investir.
Um fator que traz credibilidade aos investimentos que têm como base esses certificados interbancários é a segurança garantida pelo FGC, que é um fundo garantidor de créditos para situações em que se faz preciso acionar mecanismos protéticos a investidores.
Então, estarem alinhados à política de integrar a garantia do FGC é um forte indício de estar fazendo um investimento seguro.
Leia também: Stone: É confiável? Conheça o portal, maquininhas e conta de pagamentos