O processo para  agendar seguro desemprego é bastante simples e garantido a todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e que estavam atuando com a carteira assinada, assim como realizando a contribuição mensal ao INSS (previdência privada). Ele é exclusivo do CLT, para que não fique desamparado, assim como o FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Vale salientar, no entanto, que o MEI, microempreendedor individual, ou outro porte de empresa, mesmo contribuindo para o INSS, não tem direito ao seguro desemprego visto que não faria sentido o dono da empresa ser demitido. O trabalhador PJ não pode receber, além disso, programas sociais como o abono salarial. 

Variáveis do cálculo

agendar seguro desemprego

Créditos:contabeis.com.br

O valor do seguro desemprego possui algumas variantes e não é o mesmo para todos os brasileiros – mesmo que eles estejam contribuindo para o mesmo salário. Isso porque os brasileiros que estão recebendo pela primeira vez podem receber o valor maior que aqueles que já foram beneficiados com o programa. Além disso, deve-se levar em conta não somente o último salário como o penúltimo e antepenúltimo. 

Supondo que o indivíduo tenha o salário de R$ 2 mil nos últimos três meses e nunca foi beneficiado com o programa. Deste modo, poderá receber: R$1.479,89 por 4 meses. No entanto, teria um valor um pouco menor se fosse a terceira. 

Qual o site para agendar o Seguro-desemprego?

O site utilizado para agendar seguro desemprego é o MEU INSS, que pode ser acessado mediante uma conta no GOV. Abaixo, explicamos o passo a passo de como acessar, se existe algum aplicativo que permite a consulta do processo.

Como agendar para dar entrada no seguro desemprego?

O agendamento, como dito, pode ser realizado pelo https://meu.inss.gov.br/. O Governo Federal também tem aplicativos para os usuários do IOS (iPhone) ou Android (demais celulares). Ele pode ser baixado através das lojas de aplicativos em todo o Brasil de forma gratuita.

  • Acesse o site do MEU NSS.
  • Clique na aba de “entrar com o GOV” e acesse a conta que está associada ao CPF do desempregado.
  • Depois disso, clique em “agendar” e em “seguro desemprego”.
  • Complete as abas com as informações que forem solicitadas e cumpra com as recomendações.

Telefone para entrar em contato: Seguro-desemprego

A Central de Atendimento Alô Trabalho foi criada para auxiliar os cidadãos brasileiros que contribuem com o INSS e sentem algumas dúvidas sobre como realizar o agendamento para receber o seguro. Para entrar em contato, ligue para o número 158.

Neste artigo abordamos um pouco mais sobre o passo a passo para agendar o seguro desemprego. Portanto, se tiver mais alguma dúvida sobre, basta entrar em contato com o PJ Simples. Não esqueça de conhecer o nosso portal e ficar por dentro de todos os assuntos que estejam relacionados a contabilidade.