2ª Via CPF – Perdi meu CPF e não sei o Número, o que faço?

27963
2ª Via CPF – Perdi meu CPF e não sei o Número, o que faço?
4.1 (82.22%) 9 votos

O CPF é um dos documentos mais importantes da nossa vida cidadã como pessoa física, ele é responsável por provar à justiça que pertencemos à sociedade e que contribuímos para ela da mesma forma que qualquer outra pessoa.

Se você não sabe o número do seu CPF porque você perdeu seu documento ou simplesmente porque você o esqueceu em um momento importante, verifique aqui como encontrar o seu número de CPF ou retirar a segunda via do seu documento.

Qual a importância do CPF?

O CPF é um documento indispensável na nossa vida, ele é responsável por comprovar que somos pessoas físicas na sociedade e que contribuímos para o progresso dela.

Mesmo sendo um documento de extrema importância, muitas pessoas ainda não sabem o seu número do CPF, seja por conta da perda do documento, seja por conta de não decorar e também por não portar consigo este documento.

Não saber o número do CPF se tornou uma coisa muito comum, embora fosse da obrigação de todos saberem seus respectivos números de cadastros.

Como encontrar o número do CPF?

Se você esqueceu o seu número de CPF, você saberá que o processo para encontrar este número não é fácil, já que já foi dito que o CPF é um documento muito importante e quem possui o número deste documento pode fazer muitas coisas com ele, legais ou ilegais.

Assim o número não pode ser disponibilizado para qualquer um sem a certeza de que é realmente o proprietário ou dono do CPF.

Em caso de esquecimento

Para obter seu número de CPF, você deve ir a uma das unidades de serviço da Receita Federal do Brasil. Lá, você informará que esqueceu o número do seu CPF e algum outro documento pessoal.

Verifique antes se você não tem uma cópia do CPF guardada física ou digitalmente, pode ser a forma mais fácil de recuperar o número do seu CPF.

Em caso de perda ou roubo

Agora, se você perdeu seu CPF por ter sido roubado, é importante que você registre um boletim de ocorrência para se resguarda caso algum faça mal uso do seu CPF e da mesma forma, procurar uma delegacia da receita federal para recuperar seu número de cadastro.

Como consultar a Situação do CPF na Receita Federal?

Caso você tenha encontrado o seu número de CPF e queira verificar qual é a situação cadastral dele junto à Receita Federal, disponibilizamos um atalho para facilitar sua consulta, clique aqui.

2ª via de cartão CPF físico

É importante que você saiba que a receita federal não emite mais o cartão físico do CPF, conforme imagem ao lado. Atualmente, somente o número do CPF impresso direto da internet, ou presente em outros documentos com fé pública, é o suficiente para todos os fins quando se exite a apresentação do CPF.

Para mais informações, visite CPF na Receita Federal.