HomeLeis & GovernoNIRE: O que é NIRE e como consultar pelo CNPJ na Junta...

NIRE: O que é NIRE e como consultar pelo CNPJ na Junta Comercial

Web Stories

O que é NIRE e para que serve?

NIRE significa Número de Identificação do Registro de Empresas, ou seja, é o registro da empresa na Junta Comercial do seu Estado. O NIRE serve para comprovar que a empresa existe oficialmente e está devidamente registrada na junta.

Cada Estado possui sua própria Junta Comercial, logo abaixo você encontra os links dos sites de todas as juntas comerciais do brasil.

Como o NIRE é composto, o que representa?

Tal número é composto de onze dígitos, sendo eles assim divididos:

53 2 0217001-6

  1. Os dois primeiros dígitos são referentes ao código pré-estabelecido do estado em que a empresa atua;
  2. O terceiro dígito diz respeito ao tipo jurídico da sociedade (se é empresário individual, sociedade anônima, sociedade limitada, cooperativa, consórcio, etc.);
  3. Os próximos sete dígitos são referentes ao registro na junta;
  4. O dígito final é verificador;

Não pode existir dois números NIRE iguais, ele é único para identificação de cada empresa registrada na junta comercial. De posse do NIRE, é possível fazer uma consulta pública no site da Junta Comercial para verificar os dados e a situação formal da empresa.

NIRE e outros registros da empresa

O NIRE não deve ser confundido com os outros registros da empresa, como o CNPJ, a Inscrição Municipal ou a Inscrição Estadual. São todos registros diferentes.

Após ter um NIRE, geralmente a empresa solicita o registro na Receita Federal, via DBE, onde vai receber o número de CNPJ. Com o CNPJ, a empresa deve solicitar na prefeitura o alvará de funcionamento para poder iniciar as atividades da empresa.

Em alguns setores de atividade é obrigatório que a empresa possua uma Inscrição Estadual (IE), geralmente obtida na Secretaria Estadual da Fazenda, bem como a Inscrição Municipal no caso de empresas prestadoras de serviços contribuintes do ISS.

Atualmente, em alguns estados, o processo é único. Ao fazer a abertura da empresa, ela já sai da junta comercial com todos os registros necessários para iniciar as atividades: CNPJ, NIRE, IE e IM;

Como consultar o NIRE de uma empresa pelo CNPJ?

Como o NIRE é um número de registro mantido pela junta comercial de cada estado brasileiro, para consultar o NIRE de um CNPJ é necessário você entrar no site da junta comercial do seu estado e procurar a opção para gerar a Certidão Simplificada.

Nessa certidão será apresentada as informações cadastrais do CNPJ consultado que está no registro da empresa na junta comercial, além é claro, no número NIRE vinculado ao CNPJ consultado.

Faça uma consulta pública do NIRE no site da Junta Comercial do seu Estado para saber se uma determinada empresa está registrada formalmente.

Lista com as Juntas Comerciais Estaduais

1 Comentário

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -