O Serviço Central de Proteção ao Crédito, ou SCPC que lista as pessoas que estão com o nome negativado, possui a mesma função que o Boa Vista. Contudo, a empresa possui um programa, chamado de Consumidor positivo, que mostra facilidades para que o consumidor consiga resolver seus problemas de inadimplência.

Os dados dos consumidores que ficam disponíveis no cadastro, assim como contas a pagar ou o que está em atraso, pode ser consultado por qualquer pessoa que tenha o CPF em mãos. Portanto, pessoas que estão sendo processadas física ou juridicamente, ficam com seu nome registrado nesse órgão. O programa do Consumidor Positivo, permite que os usuários tenham acesso com mais facilidade a esses dados.

Cada pessoa então consegue verificar seu próprio CPF, consultar o Score e descobrir como o mercado a enxerga como um bom pagador ou não. É considerada uma ótima ferramenta para visualização e identificação de situação financeira entre as instituições.

Para saber mais como o Boa Vista atua e quais as diferenças dos serviços que presta para outros órgãos, continue lendo.

O que é Boa Vista Consumidor Positivo?

Consumidor positivo

Créditos: meucartaodecredito.com.br

A Boa Vista que já tem um bom tempo de mercado, atua no setor de análise de crédito no Brasil, facilitando com que empresas e consumidores tenham uma boa relação de consumo. O desenvolvimento do Consumidor Positivo é uma das maneiras de possibilitar regularizações cadastrais.

A empresa se tornou uma das primeiras a criar o Cadastro Positivo, para fornecer o histórico de consumo, de pagamentos e outras informações que são cruciais para a análise de crédito. Tornou o processo mais acessível e justo, tanto para empresas quanto para consumidores.

Com isso, o programa Consumidor Positivo foi uma iniciativa que tornou a consulta de CPF e Score ainda mais simples. Sem contar em todo o conteúdo gerado nas próprias plataformas da empresa, que fala sobre educação financeira e formas de negociar dívidas para sair do vermelho e deixar de ser negativado.

A empresa junto com o programa se tornou uma referência para a tomada de decisões em negociações e fases de empréstimos e financiamentos. Principalmente pela avaliação de score que também é um dos serviços oferecidos pela empresa.

Como cadastrar o CPF no Boa Vista?

Para realizar o cadastro do CPF na empresa, é preciso acessar o site assim que a página carregar, na parte superior do lado direito, há um botão branco  grande, escrito “Quero Participar”. Clique nesta opção.

A próxima página que vai se abrir é de login, mas também é possível realizar o cadastro, caso ainda não esteja cadastrado. Basta preencher os campos com os dados necessários que estão sendo pedidos. Nome, senha, endereço, documentos, data de nascimento, etc.

Depois de preencher todos os campos com seus dados atualizados, clique no botão “Enviar” para finalizar o cadastramento do Consumidor Positivo. As páginas a seguir ainda vão mostrar novamente os dados para confirmar se tudo está correto.

Vá clicando em “Continuar” para ir para as próximas etapas. Uma das abas, mostra o termo de autorização para o compartilhamento dos seus dados com outras empresas. Ao clicar em “Sim”, você concorda que as empresas tenham acesso aos seus dados, assim como informações de pagamentos.

Para finalizar o cadastro do Consumidor Positivo, é preciso enviar uma foto pela própria webcam do computador, para comprar a identidade. Feito isso, está finalizado o processo de cadastramento e assim, é possível consultar os dados financeiros dentro da plataforma da Boa Vista.

Contudo, vale lembrar que o sistema pode levar até sete dias para liberar o cadastro positivo do consumidor.

Tudo sobre este serviço gratuito da Boa Vista

Consumidor positivo

Créditos:consumidorpositivo.com.br

Para entender melhor como a Boa Vista funciona e para que serve o serviço gratuito do Consumidor Positivo, vale ressaltar os serviços oferecidos pela instituição. Os serviços são gratuitos e para realizar qualquer uma das funções abaixo gratuitamente como pessoa física, basta realizar o cadastro.

1.      Consulta de CPF

Consumidores podem fazer parte do programa Consumidor positivo e com isso, realizar consultas do próprio SPF de forma gratuita. Existem aplicativos que possibilitam essa atividade, e assim a consulta pode ser feita diretamente pelo smartphone.

Para isso, basta baixar o aplicativo da Boa Vista que está disponível tanto para smartphones Android, quanto iOS. Depois realizar o cadastro e fazer a consulta sempre que necessário. Essa funcionalidade permite que os consumidor consiga descobrir qual a situação do seu CPF.

A consulta também pode ser feita através do site pela internet. Tudo é feito de forma bem rápida, prática e segura. O que pode se tornar uma ótima maneira de se organizar para pagar contas em atraso ou renegociar dívidas antigas.

2.      Consumidor positivo

O Consumidor positivo faz parte do programa de Cadastro positivo e funciona de forma gratuita para comprovar a regularidade do consumidor. Através desse programa, todas as movimentações de pagamentos e histórico de crédito do consumidor fica registrado.

Ter esse registro mostra para as empresas toda a trajetória de consumo, assim como a pontuação que cada consumidor possui. Além disso, é possível fazer análises mais justas sobre a capacidade de pagamento de cada um.

Por isso que a grande maioria das empresas consulta o nome dos clientes para saber quais são suas condições de pagamento e qual o seu histórico financeiro. É uma forma de liberar mais ou menos crédito, de acordo com esse histórico.

3.      Pontuação do Score

O Score também faz parte do Consumidor positivo e é um dos serviços que a Boa Vista oferece gratuitamente. O Score também faz parte do histórico de consumo e pagamentos do consumidor, mas se trata de uma pontuação em números.

Essa pontuação de crédito, vai de 0 a 1000 sendo dividida para comprovar o nível de comprometimento de cada consumidor com suas dívidas. Portanto a pontuação que vai de 0 a 300, mostra que o perfil tem um alto risco de ser inadimplente.

De 300 a 700 o perfil pode oferecer um risco médio de não quitar as suas contas, enquanto que o consumidor que tem de 700 pontos para cima, oferece baixo risco de não pagar as dívidas.

A pontuação do Score serve como um termômetro para as empresas que oferecem crédito ao consumidor poderem analisar o risco da oferta. Normalmente quem faz parte do Consumidor positivo e possui seus dados positivos, sem contas, tem a pontuação elevada. Mas há maneira de elevar essa pontuação, pagando tudo em dia.

4.      SOS Documentos e folhas de cheque

Esse tipo de serviço serve praticamente para perdas e roubo de documentos e folhas de cheque. A Boa Vista oferece um serviço que fica responsável para proteger o consumidor nesses casos. Principalmente com relação ao CPF.

Sendo assim, ao registrar na instituições os seus documentos e os cheques que utiliza, a proteção garante proteger o consumidor diante de qualquer tentativa de golpe ou fraude. Além disso, é detectar qualquer problema, as empresas que consultarem os dados vão ficar sabendo através de um alerta.

Para fazer o registro é bem simples, e junto com o consumidor Positivo isso também fica valendo. Já estando cadastrado no site, basta fazer o cadastro dos cheques e sinalizar se eles foram perdidos ou roubados.

Isso impede que serviços, aberturas de contas ou compras sejam feitas com seus dados. Até mesmo financiamentos de carros ou imóveis no nome do consumidor lesado.

5.      Radar pessoal

Esse serviço que também é gratuito, funciona para monitorar os seus dados. Através dele, é possível identificar quem tem consultado o CPF cadastrado. Quais empresas estão realizando a consulta, quando isso aconteceu, etc.

Para quem está negativado, é uma maneira de saber se possui chances de conseguir crédito novamente. O aviso do radar é cadastrado e o consumidor pode receber o aviso através de SMS, ou por e-mail de quais empresas realizaram a consulta.

Consumidor Positivo Boa Vista e Serasa são a mesma coisa?

Ambos são órgãos ou instituições que trata de proteção ao crédito, mas cada um possui seus próprios programas e serviços. Isso significa que caso o consumidor fique inadimplente por alguma empresa, ele pode ter seu nome incluído em qualquer uma das duas opções.

Contudo, mesmo que as empresas prestem serviços parecidos, elas apresentam algumas diferenças. Para saber as principais entre elas, veja abaixo.

Boa vista

A Boa Vista oferece programas para pessoas negativadas, como é o caso do Consumidor Positivo, além de vários outros serviços oferecem de forma gratuita. Também conhecido como SCPC.

O órgão possui uma lista de pessoas que estão com o nome em suspensão por estarem negativadas, tanto física como juridicamente. Esses dados representam a inadimplência do consumidor seja por dívidas em aberto ou pelo atraso de pagamentos.

Além disso, também é possível consultar os dados de CPF de pessoa física, gratuitamente sempre que necessário. O que possibilita a checagem dos dados e também o registro do nome junto ao órgão.

Serasa

Com o Serasa o sistema é um pouco diferente. A instituição é antiga, criada em 1968 e possui parceria com outras empresas como a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) e também com a Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo).

A instituição funciona como um enorme banco de dados que realiza o cadastramento de pessoas que estão com dívidas em aberto junto a bancos e instituições financeiras. Consumidores que são pessoa física podem fazer consultas aos seus dados em agências do Serasa ou através do site.

Consumidor positivo – Reclame aqui: Classificação e reclamações frequentes

A empresa Boa Vista e o programa Consumidor positivo, são muito bem avaliados dentro do site Reclame Aqui. Atualmente possui uma pontuação de 7.7, o que é considerado bom, e grande parte das reclamações feitas no portal são resolvidas e solucionadas em pouco tempo.

Em grande maioria, as reclamações no site se tratam de consultas indevidas, ou de pontuação do score reduzidas. O que a plataforma sempre explica e responde aos consumidores, é como todo o processo é feito.

Portanto, sempre que é feito um cálculo levando em consideração as informações dos consumidores e também o histórico de consumo deles, a pontuação pode sofrer alterações também. Mesmo que o consumidor não esteja devendo nada e esteja com as contas em dia.

Existem formas de elevar essa pontuação, assim como usar a inteligência do sistema para compor um novo comportamento. Ter entendimento de como funciona o esquema de pontuação do score faz toda a diferença para conseguir elevar tal pontuação.

Essa pontuação é muito requisitada, principalmente por consumidores que estão tentando empréstimos ou financiamentos a juros mais baixos. Daí a importância de manter as contas em dia e a situação regularizada junto do Consumidor positivo, para não ter problemas quando precisar desse tipo de serviço.

Consultas são feitas sempre que preciso, ou quando o consumidor tenta realizar alguma compra sob análise de crédito. Contudo, vale ressaltar mais uma vez, que sempre que uma consulta é feita, isso pode interferir e prejudicar a pontuação do score, assim como tentar aumentar limites de cartões de créditos, entre outras decisões tomadas.

A Boa Vista o Consumidor positivo estão a disposição para tirar essas e outras dúvidas através de seus canais de comunicação. Além disso, há muita informação no site, que ensina também educação financeira.

Conclusão

Em conclusão com tudo que foi dito até aqui, deu para entender a importância e a funcionalidade da Boa Vista e do seu programa de Consumidor positivo. É uma ótima maneira de acompanhar a situação financeira, proteger seus dados e documentos e também consultar o CPF.

O melhor de tudo isso que a empresa oferece, é poder fazer tudo isso de casa, acessando o site ou baixando o aplicativo. Contudo, vale ressaltar que empresas também podem usar o banco de dados para fazer consultas, mas existem planos para consultar CPFs diferentes, que são oferecidos para CNPJ.

As empresas conseguem ficar por dentro de todo o histórico do consumidor, assim como a pontuação de pagador, através do Score. Quem possui dívidas em aberto, também pode ficar por dentro da situação e de possíveis negociações, através da plataforma.

É uma das melhores maneiras de regularizar a situação e manter o acesso ao crédito em dia, ficando por dentro de todas as movimentações financeiras que são feitas no próprio CPF.

Leia também: Empréstimo Online: Quais as opções mais confiáveis e seguras na internet