O empreendedorismo feminino vem se tornando uma forma de estimular as mulheres a criarem algo e se tornarem defensoras de suas próprias carreiras e vidas. Durante muito tempo, acabaram sendo jogados de lado por muitas empresas, mas, hoje em dia, já foi comprovado que elas podem tanto quanto os homens!
O empreendedorismo feminino não se trata apenas de criar novos produtos mas, sim, de ter ideais que consegue sanar com as doses de uma pessoa ou de alguém. Essas dores podem ser as mais variadas, desde as dificuldades físicas até mesmo em relação a problemas com auto estima ou dúvidas sobre o que fazer em determinada situação.
Mulheres são seres flexíveis que tiveram que aprender a analisar várias coisas de apenas uma vez, desde dentro de casa até mesmo num ambiente de trabalho.
Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas frases de mulheres empreendedoras e quais são as mulheres que devemos ter em nossos dias atuais como forma de inspiração. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura conosco porque separamos um guia completo para te ajudar a entender sobre o que se trata o empreendedorismo feminino.
Leia mais: Empreendedorismo Digital: O que é e idéias de como ganhar dinheiro
O que é o empreendedorismo feminino e quais as principais características?
O empreendedorismo feminino conta com atitudes que foram tomadas por mulheres no cargo de liderança, seja dentro da empresa ou fora. Ele serve, como dito anteriormente, não somente para que haja a criação de novos produtos como também para que se pense em formas de acabar com determinadas dores e problemas que possam estar no dia a dia das mulheres.
Durante muito tempo, as mulheres foram ignoradas no protagonismo de suas próprias vidas e tinham a função de auxiliar os homens em seu processo de crescimento. Ter um marido empreendedor e que se destacava era a garantia de muitas mulheres. Mas, hoje em dia, as coisas não funcionam mais desta forma.
Mas, você sabe quais são as principais características do empreendedorismo feminino e como identificar que uma mulher realmente é empreendedora e pode tomar a frente de algo? Neste artigo, o PJ Simples separou algumas dicas que podem te ajudar.
Você ama o que faz e não viveria sem isso
Quando estamos em uma área que gostamos e nos identificamos, é comum que gostemos mais de estudar e de propor melhorias justamente porque temos o domínio sobre isso. Uma mulher que realmente seja empreendedora tem o domínio sobre o que faz e sabe exatamente o que pode fazer para melhorar as suas tarefas do dia a dia e o que pode ser sugerido.
Muitas vezes, ainda mais quando são jovens, as mulheres podem não saber o que querem fazer e ainda sequer entraram para o ensino superior. No entanto, uma forma de converter a situação seria fazer testes vocacionais gratuitos na internet que ajudam a recomendar profissões que tenham tudo a ver com o seu perfil.
Tentar trabalhar com algo diferente e que começou a chamar a sua atenção também é uma forma de saber se é um nicho que te atrai e que você com certeza iria conseguir dominar.
Sabe liderar
Liderança é a palavra chave para que muitos negócios acabem dando certo. Isso acontece devido ao fato de que uma pessoa que tem um projeto, precisa saber mais sobre os passos que devem ser feitos para que seja concluído e quais devem ser as características das pessoas que estão na área e que podem te ajudar a desenvolver da melhor forma.
Hoje em dia, existem até mesmo cursos de gestão de equipes ou de projetos de nível de MBA que são destinados para os profissionais que já estão formados. Muitos deles são feitos de forma totalmente online com valores mais em conta por mês e com duração na faixa de 1 ano e até menos que isso.
Sempre em busca de conhecimento
Se você tem um objetivo no qual sempre sonhou em conquistar, com certeza irá em busca de informações para saber como ele pode ser colocado em prática e até mesmo sobre quais são as melhores formas de fazer isso do jeito certo.
Ser uma pessoa que detém as mais variadas formas de conhecimento também faz com que tenha mais facilidade para liderar diversas equipes diferente ao mesmo tempo que tem mais auto estima para mostrar para os outros que realmente sabe o que está fazendo e o que tem que ser feito.
É flexível
Deve-se saber como criar formas de contornar os problemas que aparecem no seu dia a dia. Uma pessoa que não é flexível acaba sendo negativa para liderar equipes porque não sabem lidar com problemas de última hora e até mesmo com algum tipo de atraso no projeto, por menor que seja.
Geralmente, é comum que sejam pessoas menos toleráveis e que acabam estourando ao menor dos conflitos.
Ser flexível garante que você saberá lidar com equipes, sabe conversar com as pessoas e entender o lado mais humano dentro de uma empresa. Isso não quer dizer, entretanto, que tem que deixar tudo de qualquer jeito. Na verdade, ser flexível se trata de organizar, ter prazos mas ao mesmo tempo garantir tratamentos mais humanos para você e a sua equipe.
Ter ou Desenvolver aptidão para negociar
Outro aspecto interessante em relação às características do empreendedorismo feminino é que as mulheres conseguem ter mais aptidão para negociar ideais. Na verdade, isso acaba tendo bastante relação com o trabalho em que muitas vezes se deve debater sobre o porquê determinada ação acaba sendo melhor do que outras, por exemplo.
A aptidão para conversar e dialogar com as pessoas também acaba sendo uma opção positiva quando se está abrindo alguma empresa e precisa de desconto no momento de comprar materiais de construção e até mesmo ao fechar parcerias com outras pessoas.
Mulheres que sabem conversar conseguem mostrar para outras empresas e clientes parceiros que a marca que ela está administrando realmente é boa porque mostra isso através de exemplos e acesso inteiramente as dores do cliente, fazendo com que ele consiga fechar negócio somente por meio da persuasão.
A persuasão é uma máquina de vendas e não é de ontem que as pessoas dizem que as mulheres podem ir muito longe com isso. E realmente é mesmo!
Como surgiu o empreendedorismo feminino?
De acordo com o portal Montar Um Negócio, o empreendedorismo feminino surgiu há muito tempo, quando as mulheres começaram a ter uma ideia da capacidade que elas poderiam ter tanto dentro quanto fora do mercado de trabalho. Apesar de parecer um novo recente, existe há séculos e está presente até mesmo na literatura.
A Greve do Sexo, de Aristófanes, é um exemplo prático disso: as mulheres, que queriam que os homens parassem de ir para a guerra e vivessem em paz, começam a criar u greve de sexo para determinar como os homens deveriam agir e até mesmo se iriam ou não para a guerra. A iniciativa foi empreendedora porque até então, eram elas as dominadas pelo sexo masculino mas que começara, a dominar logo depois que tiveram essa atitude.
E, para quem não sabe, a Greve do Sexo foi escrita há centenas de anos. Outro exemplo é a obra Mil e Uma Noites, que aborda sobre um rei que foi traído e decide que irá passar cada dia com uma mulher, matando ela na manhã seguinte. No entanto, ao conhecer a sua futura esposa, para que ela não fosse morta por ele, decidiu contar histórias como forma de encantamento. Deste modo, ela conseguia viver cada dia mais porque o rei ficava curioso em saber o que iria acontecer. Então, com isso os anos começaram a se passar.
Dia do empreendedorismo feminino
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado no dia 19 de novembro. Deste modo, é possível ver as grandes marcas parabenizando as suas empreendedoras e até mesmo financiando cursos gratuitos aos seus funcionários como forma de incentivo.
03 mulheres empreendedoras para te inspirar
Existem muitas mulheres empreendedoras em nossos dias atuais e também em toda a história. Devido a isso, o PJ Simples separou a lista de quais são as mais conhecidas para abordar um pouco mais sobre cada uma delas.
- Magdalena Carmen Frida Kahlo: Frida Kahlo é uma pintora mexicana que sofreu um acidente enquanto ainda era jovem. Como forma de continuar pintando e seguindo aos seus sonhos, teve que começar a praticar a arte enquanto estava deitada sobre a cama, fazendo com que os seus pincéis tivessem novas características. Durante muito tempo, ela foi casada com Diego Rivera.
- Luiza Helena Trajano: essa é uma referência atual, a dona do Magazine Luíza. Ela esteve durante cerca de 24 anos à frente da empresa tomando todas as decisões que fossem necessárias para que a marca estivesse presente em mais de 800 cidades em todo o país. Dados mostram que somente durante o ano de 2019, é estimado que o valor de vendas total da marca tenha superado as expectativas em 27,3 bilhões de reais..
- Leila Velez: é a dona do portal Beleza Natural que surgiu como uma forma de estimular o amor próprio entre as mulheres de todo o Brasil.
06 melhores frases de empreendedoras
“A mulher também pode criar e ser mais do que apenas uma dona de casa. Na verdade, foi um erro de terem as deixado tanto tempo fora do protagonismo. Hoje em dia, sabe-se que elas realmente podem mudar o mundo e que são grandes líderes!”
“Quando alguém me diz que uma mulher não pode algo, sempre rio porque acho tão incoerente. Pesquisas mostram que elas são mais aptas a se tornarem líderes de projetos que os homens e não somente isso: que podem criar coisas novas, que sabem exatamente as dores que muitas vezes acabam sendo ignoradas!”
“O empreendedorismo feminino não se trata apenas de criar um produto novo que possa ser vendido em um oceano de alternativas. Mas, sim, de entender que determinada dor existe e essa dor pode ser qualquer outra necessidade além de um produto. E é ir além de apenas saber que a dor está ali como também se trata de criar soluções para melhorar a vida de quem está sofrendo com algo”
“Diferente do que muitas pessoas imaginam, o empreendedorismo feminino existe desde a antiga Grécia e até mesmo do Egito antes da época das pirâmides. Mulheres foram feitas para liderar, para dar ideias e para propor melhorias que muitas vezes tem a ver com a rotina delas!”
“Quem disse que mulher não pode criar algo estava enganado. São elas que estão por dentro de tudo o que acontece na vida doméstica e não somente isso: hoje em dia, estão no mercado de trabalho sempre ativas, se especializando e informando para poder oferecer propostas melhores!”
“O empreendedorismo feminino é mais que necessário. Precisamos de pessoas que realmente sejam flexíveis e que estejam dispostas a mudar o mundo para melhor. E, isso somente será possível com a ajuda de mulheres: elas sabem onde estão as dores e entendem que existem formas menos complexas de sanar a tudo!”
Conclusão
Enfim, neste artigo abordamos um pouco mais sobre o empreendedorismo feminino e quais são as suas principais características. Hoje em dia, as mulheres estão cada vez mais dominando o mercado de trabalho e recebem destaques impressionantes por isso. Tanto quanto os homens, é possível que elas sugiram ideias que podem melhorar uma marca e até mesmo fazer com que elas vendam mais.
Um dos aspectos que influenciam o empreendedorismo feminino é que as mulheres estão acostumadas a investir muito tempo em pesquisa, elas estão acostumadas também a fazer vária atividades de uma vez só, pensam em muita coisa em um mesmo momento e, de acordo com o marketing 4.0, essas são características de pessoas flexíveis que sabem exatamente quais as dores de empresas e não somente isso: de donas de casa.
Isso não quer dizer que somente as mulheres devem faxinar. Infelizmente, no Brasil, os dados de que as mulheres estão em maioria no assunto de cuidar da casa e dos filhos ainda são elevados e estão longe de serem equiparados.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar!
Não esqueça de deixar aqui nos comentários quais são as mulheres empreendedoras que mais chamam a sua atenção e até mesmo frases que gosta muito e que não foram citadas neste artigo.