Você sabe como fazer uma reclamação no Banco Central e o que acontece? Os brasileiros podem entrar em contato com a instituição caso queiram denunciar algum abuso que foi cometido por instituições financeiras, desde bancos ou corretoras. Neste caso, a resposta para a denúncia deve ser feita pela própria empresa no tempo de 10 dias úteis. O prazo pode ser prorrogado, como prevê a Circular 3.729, de 2014, no entanto, o autor da denúncia deve ser notificado sobre isso.
A denúncia pode ser feita tanto pelo telefone quanto pelo site oficial. Os usuários também podem entrar em contato com o chat com atendentes reais para tirar dúvidas sobre como fazer e dar início a uma reclamação. No entanto, isso não é necessário porque o processo acaba sendo bastante simples e é sobre isso que iremos abordar neste artigo.
Então, neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre como fazer uma reclamação no Banco Central, o que acontece e quais são as formas para entrar em contato com o BC. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui com a gente.
O que acontece quando fazemos uma reclamação no Banco Central?
Em suma, todas as reclamações que são enviadas para a instituição, que é totalmente autônoma, permitem que o Banco Central do Brasil (BCB) tenha controle ainda maior sobre a fiscalização de bancos e outras empresas que devem ser administradas pelo mesmo.
Como fazer uma reclamação de um banco no Banco Central?
- O processo para registrar uma reclamação contra algum banco ou instituição financeira é bastante simples. Para isso, o usuário deve acessar a página de reclamação através deste link.
- Agora, deve-se clicar na aba de “fazer reclamação” que está logo ao lado direito da tela.
- Preencha os dados e adicione sobre qual empresa se trata.
- Envie o formulário para análise e aguarde com que todas as atualizações sejam enviadas através do e-mail. De acordo com a Circular 3.729, de 2014, as empresas que foram denunciadas devem entrar em contato com o usuário para explicar a situação em até dez dias úteis.
- Para acompanhar a reclamação que já foi feita, o usuário pode acessar a mesma página mas deve clicar na barra de “acompanhar a reclamação”.
Fale conosco: Como falar com um atendente do Banco Central?
Para falar com um atendente do Banco Central, é necessário que o usuário acesse a página de ouvidoria para ter acesso a uma aba de chat ao vivo. Depois disso, clique sobre a aba e envie uma mensagem. É necessário deixar a janela aberta para saber quando foi respondido e começar a dialogar em tempo real. Dessa forma, pode-se tirar dúvidas sobre os mais variados assuntos, desde como fazer uma reclamação até mesmo em relação ao tempo em que a empresa reclamada tem para dar uma resposta.
Banco Central WhatsApp
Vale salientar que não é possível entrar em contato com a instituição através do Whatsapp. No entanto, os usuários podem enviar reclamações e outros tipos de alerta tanto pelo telefone quanto pela central de atendimento que pode ser acessada ao clicar aqui.
Telefone central de reclamação
O Banco Central do Brasil atende os brasileiros de segunda a sexta, das 08h às 20h. O número fixo para entrar em contato é o 145. Vale salientar que existem cobranças sobre o tempo que fica no telefone – neste caso, a cobrança pode variar de acordo com cada região e o seu tipo de plano de internet.
Conclusão
Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre o tempo que uma reclamação no Banco Central tem para ser respondida, como fazer e dicas para falar com a central de ouvidoria ao vivo. Infelizmente, não contam com o Whatsapp mas permitem que os usuários entrem em contato de outras formas, como ao utilizar o telefone. Também contam com um chat online que permite conversar com atendentes que estão dispostos a acabar com todas as dúvidas pendentes sobre as reclamações e direitos do consumidor.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente. Além disso, venha conhecer mais notícias em nosso portal digital para ficar por dentro de todos os conteúdos que estejam relacionados aos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros e de empresas. O PJ Simples publica conteúdos diários sobre esses assuntos.