Quem acompanha o mundo dos investimentos com certeza já ouviu alguém falar sobre o Registrato Banco Central. De forma bastante sintetizada, ele se trata de um resumo de investimentos e operações que são realizadas pelas instituições financeiras como bancos e corretoras. Através dos relatórios, consegue-se saber mais sobre o preço do dólar e até mesmo as relações econômicas que estão movimentando a economia. 

Também é por ele que as instituições possuem acesso ao Internet Banking, que nada mais é do que um sistema de informações compartilhadas sobre usuários para saber um pouco mais sobre o perfil de consumidor do cliente, quais são os seus gastos mensais e qual a sua média salarial. 

Devido à sua grande importância, hoje o PJ Simples separou um artigo exclusivo para abordar mais sobre o que é e como emitir os relatórios de forma simplificada apenas tendo acesso à internet. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui com a gente. 

Registrato Banco Central: tutorial de cadastro e consulta

Registrato Banco Central

Créditos:techtudo.com.br

O Banco Central conta com uma página exclusiva apenas para os usuários que desejam analisar os relatórios mensais que são emitidos pela instituição. Para acessar, basta clicar aqui. Por lá, é possível fazer algumas consultas que também tenham relação com os seus dados financeiros, tais como: 

  1. Quaisquer informações que tenham relação com empréstimos ou linhas de financiamento que tenham sido realizadas em determinado CPF (Cadastro de Pessoa Física). 
  2. Todos os bancos que determinado CPF tenha e mantenha relações através de contas bancárias de porta salário ou até mesmo apenas para investimentos, como é o caso das corretoras.
  3. Quais são as suas chaves PIX que já foram registradas e até mesmo em quais instituições as mesmas estão localizadas.
  4. Relatório mostrando todos os cheques que foram devolvidos e que estão com algum tipo de dívida aberta. 
  5. Extrato detalhado de todas as dívidas que tem em aberto com a Receita Federal e o Cadin. 
  6. Informações que tenham a ver com os seus investimentos, como a cotação do dólar e até mesmo se aplicou dinheiro na Bolsa de Valores. 

Cadastrar e consultar o registrato do Banco Central em poucos passos

O processo para cadastro no Registrato do Banco Central é bastante simples e pode ser feito em poucos minutos apenas utilizando a conta GOV que está associada ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Portanto, se já tiver uma conta, basta acessar a página e clicar na aba de “entrar com o GOV” para logar.

No entanto, se ainda não tiver, será necessário criar uma informando alguns dados para confirmar a identidade, como por exemplo, qual foi a última vez que contribuiu para a previdência social. 

Vale salientar que, dependendo do nível de acesso do usuário, é necessário que o mesmo pague um valor para ter em mãos os dados. Se for uma conta comum de pessoa física, pode receber a seguinte mensagem: 

“Seu nível de acesso não permite acessar seus relatórios. Para isso, aumente o nível de acesso da sua Conta gov.br ou faça cadastro no Banco Central. Atenção! Ser um representante legal vinculado também permite acessar os relatórios do CNPJ. Você também pode pedir seus relatórios enviando os documentos necessários.”

Se isso acontecer, clique na aba de “Conta gov.br” e realize as orientações que aparecerem na sua tela para ter acesso a mais informações e relatórios completos. 

Conclusão 

Enfim, neste artigo abordamos um pouco mais sobre o que é Registrato Banco Central e como você pode consultar os dados sobre suas linhas de empréstimos e financiamentos de forma simplificada. Através deste detalhe, que tem relações com o Open Banking, tanto os usuários quanto as empresas bancárias podem centralizar informações sobre investimentos, históricos de negociações de câmbio e até mesmo se o usuário conta com algum empréstimo aberto. Dessa forma, as empresas podem analisar o perfil do usuário e saber se ele pode, ou não, receber mais linhas de crédito e se é um consumidor confiável. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente e não se esqueça de vir conhecer mais artigos do nosso portal. O PJ Simples publica conteúdos diários que abordam um pouco mais sobre os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros e também das empresas.