O curso de empreendedorismo acaba sendo uma alternativa viável para quem está pensando em soltar a criatividade para criar algo que é novo e que até então não foi pensado pela sociedade em que vivemos – e que se foi, ainda não está sendo colocado em prática. 

Hoje em dia, o empreendedorismo se faz cada vez mais necessário para que as empresas consigam se destacar em um meio em que estão enfrentando uma concorrência cada vez maior. 

A duração de um curso pode variar de acordo com a instituição que está prestando o fornecimento das aulas. Existem alternativas que rendem na faixa de 2 horas enquanto outras contam com a duração acima de 100 horas – tudo varia de acordo com nível da formação e até mesmo a complexidade do assunto que está sendo abordado. 

Existem vários tipos de curso de empreendedorismo, desde aqueles que são criados para empresas e pessoas jurídicas até mesmo para crianças ou adolescentes. Por isso, antes de escolher o seu, veja mais sobre as especificações dele na aba de conteúdos que serão abordados nas aulas para ver se é do seu interesse mesmo. 

Enfim, neste artigo separamos um guia completo que pode te ajudar a entender o que é empreendedorismo através de cursos. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque temos um guia completo. 

Quanto tempo dura um curso de Empreendedorismo?

Quanto tempo dura um curso de Empreendedorismo

Créditos:financasfemininas.com.br

 O curso de empreendedorismo pode ter o tempo de duração variado. Tudo irá depender da carga horária que está sendo imposta pela instituição em que está se formando e até mesmo o nível. Geralmente, os níveis iniciais contam com cargas menores porque são mais básicos e servem apenas como introdução. 

Lista com os 08 melhores cursos de empreendedorismo gratuitos e online pelo Sebrae

 E então, quer saber qual foi a lista preparada pelo PJ Simples em relação ao curso de empreendedorismo? Separamos algumas alternativas que são totalmente gratuitas para que você possa começar a fazer agora mesmo.  E então, quer saber mais sobre o assunto? Basta que você continue a leitura aqui com a gente!

1. CURSO EMPREENDEDOR 4.0: NOVO MINDSET RELACIONAMENTO E NEGÓCIOS

O curso de empreendedor que aborda mais sobre relacionamento e negócio conta com algumas dicas sobre como começar a montar a própria empresa ao mesmo tempo em que se garante que terá um bom desempenho no atual mercado, que vem sendo dominado pelo excesso de pessoas concorrendo apenas pela atenção de um único cliente. 

 Em suma, ele tem o nível intermediário e já é destinado para as pessoas que ainda estão no meio do caminho: sabem um pouco mas não sabem muito sobre o assunto. 

2. Curso Gratuito Online Empreendedorismo – Pensar Cursos

Outra alternativa é o curso gratuito de empreendedorismo do Pensar Cursos que tem algumas parcerias com o portal jornalístico Brasil 123. Em suma, ele é totalmente grátis e tem suas aulas liberadas mediante o acesso e login do sistema. No entanto, vale salientar que para emitir o certificado digital com a instituição é necessário pagar por isso. 

Nas aulas, os estudantes conseguem aprender um, pouco mais sobre o que é DEFINIÇÃO E HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO, TIPOS DE EMPREENDEDORISMO, FRANCHISING COMO FORMA DE EMPREENDEDORISMO, O PAPEL SOCIAL E ECONÔMICO DO EMPREENDEDORISMO, INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO EMPREENDEDORA, CULTURA ORGANIZACIONAL, MARKETING EMPREENDEDOR e AS BASES PARA O PLANO DE NEGÓCIOS

Diferente da versão anterior que era destinada para as pessoas que já sabiam um pouco sobre o assunto, esse curso é destinado para aqueles que acabaram de cair de paraquedas na área e que precisam saber brevemente sobre as histórias, o que é empreendedorismo, quais são as características e muitos outros aspectos variados.

3. Empreendedorismo – Eduhot

O curso de empreendedorismo do Eduhot tenta abordar mais sobre assuntos que estejam relacionados a Definição e História do Empreendedorismo, Tipos de Empreendedorismo, Franchising Como Forma de Empreendedorismo, O Papel Social e Econômico do Empreendedorismo, O Empreendedor, Intraempreendedorísmo e Gestão Empreendedora, Intraempreendedorismo e Cultura Organizacional. 

Um dos lados positivos que acaba sendo validado pela instituição é que os cursos contam com base legal pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e são todos aprovados pelo Ministério da Educação. As aulas são super didáticas e contam com professores dinâmicos que conseguem responder todas as questões que irão surgir no decorrer dos vídeos. Além disso, a instituição também conta com materiais extras que podem ser alternativas para estudar por fora, ideias para quem aprende mais lendo do que escutando e ouvindo. 

O público alvo deste tipo de curso são os estudantes de áreas de publicidade e propaganda e até mesmo pessoas que estão administrando pequenas e médias empresas que não possuem a capacidade de pagar para que uma  agência de marketing cuide de todos os processos de inovação da marca assim também como a divulgação nos meios digitais e tradicionais. 

4. Empreendedor de sucesso – Sebrae

Outra ideia de curso de empreendedorismo é em relação ao Empreendedor de Sucesso que pertence ao Sebrae. O curso pode ser acessado através do site da empresa e é destinado exclusivamente para quem atua como Microempreendedor individual, MEI. 

O MEI pode faturar o valor de até R$ 81 mil por ano e conta com a possibilidade de ter até um colaborador  fixo com carteira de trabalho assinada. A Câmara de Deputados vem estudando a possibilidade de alterar esse números sendo de até R$ 130 mil para faturamento e até dois colaboradores, mas o texto do projeto ainda está em análise. 

Muitos MEIs acabam falindo e, devido a isso, precisam saber como administrar a própria empresa ao mesmo tempo em que fazem a divulgação da marca como forma d e atrair mais clientes.  O processo de empreender no Brasil não é algo fácil, mas acaba valendo a pena a longo prazo como a flexibilidade de horários ao ser dono da própria empresa e até mesmo a possibilidade de recusar ou  continuar com determinados projetos. 

Veja, abaixo, quais são os diferenciais do Sebrae para quem ainda está na dúvida se vale a pena ou não: 

  • Possibilidade de trabalhar com o auto desenvolvimento e aprendizagem de forma autônoma. 
  • Ter acesso a materiais extras como infográficos e textos que podem complementar o aprendizado. 
  • Possibilidade de terminar o curso dentro de algumas horas, em apenas um dia e ter acesso a certificado digital que pode ser compartilhado em portais como o Linkedin. 

5. Curso de Empreendedorismo Online Grátis – Prime Cursos 

Outra alternativa para quem está em busca de mais cursos para otimizar a formação é em relação ao Prime Curso que permite que haja o acesso às aulas de forma simplificada ao mesmo tempo em que não se precisa pagar nada por isso. Deve-se fazer o pagamento somente se o estudante quiser emitir o certificado. O valor pode variar de acordo com o dia em que estiver lendo esse artigo. 

As aulas visam ensinar os estudantes sobre os temas mais básicos da área como Empreendedorismo, O Empreendedor, O Plano de Negócios, A Pesquisa de Mercado, O Conceito do Negócio, O Plano de Marketing, Os Fundamentos Financeiros, Os Fundamentos de Negócios. 

Em suma, acaba sendo uma boa alternativa para quem não sabe por onde começar no momento de pesquisar mais sobre o público alvo e até mesmo sobre a criação de estratégia de marketing digital. 

Criar uma estratégia de marketing digital acaba sendo mais barato que as mídias tradicionais. No entanto, não é algo tão fácil como parece e pode levar algum tempo de investimentos e transtornos. O mais indicado, na maioria das vezes, é que a empresa conte com uma equipe interna de marketing digital, mas muitas vezes dependendo do porte da marca isso pode deixar de ser possível. 

Por fim, vale  salientar que o curso também está seguindo todas as determinações do Ministério da Educação e da  Resolução CNE nº 04/99.

6. Ginead

O curso de empreendedorismo do Ginead conta com a carga horária de 25 horas para que os seus matriculados tenham acesso a aulas que abordam sobre Inovação, Desejo de mudança, Criatividade, Liderança, Otimismo, Confiança, Adaptação e Pensamento estratégico.

Um dos aspectos positivos é que ele conta com a emissão de certificado que garante que o estudante poderá usar o documento em: 

  • Atividades complementares da Universidade como forma de estar que está tendo o desenvolvimento extra fora de classe. 
  • Editais para concurso público visto que podem somar pontos. 
  • Mais credibilidade no momento de  concorrer a uma vaga de emprego. 

A metodologia de estudos da instituição é individual em que o estudante deve fazer as aulas, estudar cada módulo e, ao final, realizar uma prova que deve testar os seus conhecimentos para saber se ele realmente está apto para ter o diploma.  

7. Fiap e plataformas de mídias digitais

O curso acaba sendo uma boa alternativa para quem está pensando em aprender mais sobre empreendedorismo nas redes sociais. O curso, que é totalmente gratuito e liberado pela FIAP, permite que os estudantes entendam mais sobre os algoritmos de redes como o Facebook, Instagram, e até mesmo o Linkedin. 

As aulas contam com profissionais que são formados na área de publicidade e propaganda e, devido a isso, são todas gravadas e contam com uma prova ao final do curso. É recomendado que estude por alguns dias antes de fazer devido ao fato de que ela é mais difícil do que parece. Se passar tendo o desempenho de 70% ou mais, consegue ter acesso ao certificado gratuitamente.

Caso seja reprovado, é necessário esperar ao menos um mês inteiro para que tenha a possibilidade de fazer a prova novamente. 

8. Inbound Marketing da Rock Content

A Rock Content é uma das maiores empresas de marketing digital do Brasil e do mundo: eles também estão na lista dos serviços mais caros de propaganda e publicidade. E, como forma de agregar mais valor ao que podem oferecer, estão com um curso de Inbound Marketing aberto. 

Neste curso, os estudantes podem ter uma noção sobre as formas como devem divulgar a empresa,  até mesmo dicas de como usar as redes sociais e métricas do marketing digital. 

O curso é totalmente gratuito e tem a duração de algumas horas. Ao final, deve-se responder algumas questões práticas e, se tiver o desempenho acima de 70%, também tem direito a fazer a emissão do certificado digital que pode ser compartilhado no Linkedin e até mesmo impresso para deixar na sua parede. 

A Rock Content é uma empresa de peso quando se trata de abordar sobre o que é empreendedorismo e como ele deve ser feito no dia a dia dentro de pequenas e grandes marcas. 

O lado positivo é que qualquer pessoa pode se inscrever contanto que tenha ao menos um email e senha. O local de acesso é no portal da University da Rock. Eles também contam com alguns cursos que são pagos e você pode acessar mediante a assinatura por ano ou por mês. Eles são destinados tanto para pessoas de TI, marketing, empreendedores e muito mais. Ou seja, para todos os tipos de públicos mesmo!

Conclusão

 Neste artigo, separamos uma série de recomendações de cursos de empreendedorismo tanto para quem está começando na área quanto para as pessoas que estão querendo se aprofundar o máximo possível. Diferente do que muitas pessoas imaginam, existe muito conteúdo totalmente gratuito que acaba auxiliando no processo de aprendizagem e ainda permite que haja a emissão de certificado.

Em alguns casos, como é o Pensar Cursos, é exigido pela instituição que se pague um valor para emitir o certificado.  No entanto, as aulas podem ser acessadas de forma totalmente gratuita. O que é uma alternativa para quem está pensando apenas em entender mais sobre a área e não precisa do certificado. 

Diferente do que muitas pessoas imaginam, não é somente o Sebrae que faz a criação de curso de empreendedorismo. Existem muitas instituições que oferecem materiais de graça tanto para quem atua como MEI, microempreendedor individual, até mesmo para as pessoas físicas que estão pensando em criar algo, seja uma ideia ou produto. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente. 

Não esqueça, claro, de vir conhecer mais conteúdos em nosso portal e de compartilhar esse artigo com outras pessoas que possam se interessar.