Como consultar o extrato do eCac Imposto de Renda?
O e-CAC é a abreviação do termo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Ele foi criado no ano de 2005, como forma de apoio para o cumprimento de obrigações fiscais de pessoas físicas e jurídicas.
Esse portal foi uma criação da Receita Federal, que precisava deixar menos burocráticos alguns processos bem chatos, permitindo dessa forma que consultas e acompanhamentos de pagamento e parcelamentos sejam realizados por aqueles que estão com as questões fiscais em atraso.
Anteriormente, a burocracia dos serviços oferecidos pela Receita só podia ser resolvida através do comparecimento do contribuinte em unidades oficiais. Agora, vamos falar um pouco sobre como você pode acessar o Imposto de Renda através desse Centro Virtual e como consultar a Declaração do Imposto de Renda e também o extrato IRPF.
Como acessar eCac Imposto de Renda?
O Imposto de Renda pode ser acessado através da página da Receita Federal. Para isso, o contribuinte precisa clicar em “Meu Imposto de Renda”, e consultar a restituição. Outra forma de conferir o Imposto de Renda é através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O app pode ser baixado através de celulares com sistema iOS e Android.
Se na lista não constar o seu processo, o extrato deve ser conferido no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), para verificar se há pendências que precisam ser resolvidas ou insistência nos dados. Se houver, é preciso regularizar a situação a partir da entrega de uma declaração retificadora.
A restituição estará disponível por um ano no banco e, em caso de não ser creditado, o contribuinte pode contatar uma agência do Banco do Brasil. Outra forma é entrar em contato pelo telefone 4004-0001, para capitais, e 00800-729-0001 para outras cidades. O telefone para deficientes auditivos é o 0800-729-0088.
Como consultar a declaração do eCac Imposto de Renda?
Para consultar sua última declaração do Imposto de Renda, acesse o site da Receita Federal. É ali que constará possíveis pendências e situações gerais do seu documento.
Primeiramente, assegure-se de ter o seu código de acesso, pois será através dele que conseguirá entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), no próprio site da Receita.
Os números presentes no código são válidos por dois anos e é individual. Se a sua sequência numérica tem mais de dois anos que foi gerado, acesse o portal e-CAC para obter um novo código. Confira como fazer:
- Informe seu CPF e data de nascimento, juntamente com o número dos dois últimos recibos do IR;
- Realize o login utilizando o código, o CPF ou CNPJ e a senha;
- Clique em “entrar”;
- Um extrato aparecerá na tela, onde constará o status da sua declaração;
Cada status tem um significado que mostrará ao contribuinte o andamento do IR. Confira o que cada um quer dizer:
Em análise: O seu processo foi analisado, porém, a Receita continua realizando análise sobre o envio de novos documentos recebidos após o encerramento do prazo.
Retificada: O processo original foi substituído pelo contribuinte por uma declaração de retificação.
Tratamento manual: O contribuinte receberá uma notificação pelos correios sobre o resultado da análise da declaração.
Com pendências: Esse status só aparece se houver pendências do contribuinte, como a falta de informações ou documentos. Dessa forma, deverá acessar a lista do que está faltando e providenciá-las o mais rápido possível.
Em processamento: Sua declaração foi recebida pela Receita, no entanto, não foi analisada e processada.
Em fila de restituição: O contribuinte tem direito ao valor restituído, porém, o dinheiro ainda não foi liberado.
Processada: O processo foi aceito e o processamento foi realizado pela Receita Federal.
Cancelada: A Receita ou o declarante cancelou o processo e sua declaração perdeu o efeito legal.
Consultar extrato eCac Imposto de Renda em poucos minutos
O Extrato da Declaração do Imposto de Renda reúne informações sobre o status da sua declaração. A consulta, na maioria das vezes, precisa ser feita para os indivíduos que caíram na malha-fina ou que gostariam de organizar as pendências junto à Receita.
A partir da página do Extrato da DIRPF é possível:
Resolver as pendências, como identificar os pontos que contribuíram para a declaração cair na malha-fina, resolver as pendências através de retificação ou até mesmo, agendar o atendimento para apresentação dos documentos necessários.
Organizar pagamentos: Você também pode conferir se as quotas do IRPF estão pagas corretamente. Também é possível solicitar, cancelar e alterar débito automático, realizar impressão da DARF de pagamento e parcelar possíveis débitos em atraso. É possível ainda solicitar a restituição.
- O acesso ao Extrato do Imposto de Renda através do portal e-CAC é muito simples e rápido. Basta acessar o link oficial do portal e gerar um código de acesso ou certificado digital;
- Em seguida, entre no portal e-CAC, faça login e insira a senha. Quando realizar o login, uma tela com opções irá aparecer;
- Agora, clique na aba “declarações e demonstrativos”;
- O próximo passo é selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF);
- Uma linha do tempo de diversos anos aparecerá na tela, acompanhado da aba “serviços”, onde deverá aparecer os serviços dividido em categorias;
- Clique na categoria de sua escolha e gere a declaração;
- Agora, cheque se as informações estão corretas;
- Na sua declaração haverá o status da situação. Poderá aparecer: em processamento, processada, fila de restituição, pendência, análise, retificada, cancelada e tratamento manual;
Com essas informações de status, você poderá corrigir pendências e erros que estiverem notificadas.
Benefícios de consultar a declaração do Imposto de Renda
Através da consulta realizada no próprio site da Receita Federal, o contribuinte tem acesso, após envio do documento, de possíveis erros ou inconsistências. Dessa forma, pode evitar problemas futuros, como as multas, juros e outras notificações que podem gerar grandes dores de cabeça.
É possível ainda fazer a retificação do processo através do envio de documentos ou alteração de dados, fazendo uma nova declaração com o intuito de corrigir as informações incorretas ou incompletas.
Mais uma vez, plataformas digitais são elaboradas para facilitar o dia a dia da população, evitando que inconsistências virem uma bola de neve e, no futuro, acabe em grandes problemas na Receita Federal, podendo até gerar bloqueio de valores em contas bancárias.
Por isso, não esqueça de sempre ficar em dia com as obrigações perante o fisco e solicitar correção caso haja inconsistências.
Leia também: Consulta NFe: Como consultar nota fiscal completa pela chave na SEFAZ